Topo
pesquisar

América

Geografia

PUBLICIDADE

América é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km2. O continente é habitado por cerca de 902.892.047 pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, português, francês, neerlandês e línguas nativas. O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. Alguns estudiosos e organizações, como a Organização das Nações Unidas (ONU), consideram apenas a divisão em América do Norte e América do Sul, considerando que ambas são ligadas por um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de maior extensão).

A América é o maior continente em área norte–sul.
A América é o maior continente em área norte–sul.

Leia também: A origem do nome América

Outra divisão da América é conhecida como América Latina, uma região que corresponde aos países que falam as línguas derivadas do latim, como o português e o espanhol. Basicamente, a América Latina abrange a região dos países pertencentes à América Central e à América do Sul colonizados pelos portugueses e espanhóis.

O continente americano era habitado por nativos até a chegada dos europeus. Espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e outros povos do Velho Mundo colonizaram a América, e a miscigenação deles com os povos nativos deu origem à população atual do continente. A independência dos países da América do Norte iniciou-se por volta de 1776, já a da América Latina iniciou-se no decorrer do século XIX.

Dados gerais

  • Continente: América

  • Gentílico: americano

  • Países: 35 países e 18 dependências

  • Extensão territorial: 42.189.120 km2

  • População: 902.892.047 habitantes

  • Maior país: Canadá (9.984.670 km2)

  • Menor país: São Cristóvão e Névis (261 km2)

  • Idiomas: inglês, espanhol, português, francês, neerlandês e línguas nativas

  • Subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul

América do Norte

América do Norte é formada por três países e localiza-se na parte setentrional do continente americano.
América do Norte é formada por três países e localiza-se na parte setentrional do continente americano.

América do Norte foi inicialmente explorada pelos espanhóis, por volta de 1942. Franceses e ingleses também colonizaram regiões desse subcontinente, o qual se localiza em uma área de 24.709.000 km². Suas fronteiras estão delimitadas, a leste, pelo oceano Atlântico, a oeste, pelo Oceano Pacífico; já ao sul, estão ligadas à América Central, e ao norte, estão ligadas ao Ártico.

Os países que formam o subcontinente são: Canadá, que é o maior país do subcontinente; Estados Unidos; e México, que é o menor deles. Alguns territórios dependentes também se encontram nele, ao todo são quatro dependências. Vivem nesse subcontinente 579.024.000 habitantes.

Os países da América do Norte fazem parte de alguns acordos, como o Nafta, substituído em 2018 pelo USMCA (conhecido como Nafta 2.0) — um tratado de livre comércio entre as nações.

Saiba mais: Tipos de colonização da América

América do Sul

América do Sul é formada por 12 países e está na parte meridional do continente americano.
América do Sul é formada por 12 países e está na parte meridional do continente americano.

América do Sul é localizada em sua parte meridional. Ela abrange uma área de 17.819.100 km2 e é habitada por cerca de 388 milhões de habitantes. O subcontinente é banhado pelo Oceano Atlântico, a leste, e pelo Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte está limitado pela América Central, e, ao sul, pela Antártida.

O subcontinente era habitado por povos nativos, sendo encontrado pelos portugueses por volta de 1498. Espanhóis e portugueses exploraram as partes desse território, e, posteriormente, vieram outros povos europeus, uma vez que os recursos naturais aqui encontrados atraíam os colonizadores, fazendo do subcontinente, então, fonte de matéria-prima para a Europa.

Saiba mais: Diferença entre matéria-prima e commodities

A América do Sul é formada por 12 países e três dependências. Os países são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela. A Guiana Francesa, apesar de estar na América do Sul, é um território ultramarino francês. Os territórios dependentes são: Aruba, Bonaire e Curaçao (Países Baixos), Ilhas Malvinas, Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul (Reino Unido).

América Central

América Central une os subcontinentes América do Norte e América do Sul.
América Central une os subcontinentes América do Norte e América do Sul.

América Central é um subcontinente localizado entre a América do Norte e a América do Sul, compreendendo, portanto, a faixa central do continente americano. É formada por 20 países ístmicos e 16 dependências.

Os países são: Antígua e Barbuda; Bahamas; Barbados; Belize; Costa Rica; Cuba; Dominica; El Salvador; Granada; Guatemala; Haiti; Honduras; Jamaica; Nicarágua; Panamá; República Dominicana; Santa Lúcia; São Cristóvão e Névis; São Vicente e Granadinas e Trinidad; e Tobago.

Esse subcontinente abrange uma área total de 742.204 km2 e é habitado por aproximadamente 92 milhões de habitantes. Inicialmente era povoado por indígenas, e depois passou a ser explorado pelos europeus no começo do século XVI. Os povos que habitam essa região falam espanhol, inglês, neerlandês e papiamento, além de várias línguas nativas.

América Central está localizada geograficamente em uma região de bastante instabilidade. Muitos países são afetados por fenômenos naturais, como furacões e terremotos, os quais devastam muitas áreas e dizimam milhares de pessoas. Ainda, alguns países convivem com os desastres provocados por essas intempéries naturais e têm dificuldade em reconstruírem-se.

América Latina

América Latina compreende a América Central e a América do Sul (com exceção de Guiana, Suriname, Jamaica e Belize). Da América do Norte, apenas o México faz parte da América Latina, que se estende por 21.069.501 km2. Os países que fazem parte dessa subdivisão falam línguas que variam do latim, como o espanhol e o português. Nela vivem cerca de 569 milhões de habitantes.

É uma região culturalmente diversificada, considerando o número de línguas, etnias e tradições que abrange. As nações, em sua maioria, são países em desenvolvimento, com exceção do Haiti, que é o único território subdesenvolvido. Apesar dessas apresentarem industrialização avançada, muitas vivem grandes instabilidades econômicas. Seus índices de desenvolvimento humano não são altos, indicando precariedade em suas politicas públicas.

A economia da América Latina é baseada principalmente no setor primário. O setor de comércio e serviços tem apresentado crescimento e contribuído cada vez mais para o desenvolvimento econômico. Atividades como extrativismo vegetal, agricultura, pecuária e extrativismo mineral destacam-se na maioria dos países. Já em relação à indústria, especificamente, destacam-se Brasil, Argentina, México e Chile.

Saiba também: Países da América

Lista de países da América

País

Continente

Canadá

América do Norte

Estados Unidos

América do Norte

México

América do Norte

Antígua e Barbuda

América Central

Bahamas

América Central

Barbados

América Central

Belize

América Central

Costa Rica

América Central

Cuba

América Central

Dominica

América Central

El Salvador

América Central

Granada

América Central

Guatemala

América Central

Haiti

América Central

Honduras

América Central

Jamaica

América Central

Nicarágua

América Central

Panamá

América Central

República Dominicana

América Central

Santa Lúcia

América Central

São Cristóvão e Névis

América Central

São Vicente e Granadinas

América Central

Trinidad e Tobago

América Central

Argentina

América do Sul

Bolívia

América do Sul

Brasil

América do Sul

Chile

América do Sul

Colômbia

América do Sul

Equador

América do Sul

Guiana

América do Sul

Guiana Francesa

América do Sul

Paraguai

América do Sul

Peru

América do Sul

Suriname

América do Sul

Uruguai

América do Sul

Venezuela

América do Sul

 

Por Rafaela Sousa

Professora de Geografia

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da América no mapa.

 

\"\"

a) Amarelo

b) Azul

c) Vermelho

d) Verde

e) Preto

Questão 2

Com extensão territorial de 42 milhões de quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente. Essa grande porção territorial é subdividida em três grandes regiões, denominadas subcontinentes. Cite os três subcontinentes da América e indique três países de cada um deles.

Ver resposta

artigos América

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola