PUBLICIDADE
A Oceania é um continente situado entre os oceanos Índico e Pacífico, a sudeste da Ásia. A maior parte de suas terras fica no Hemisfério Sul do planeta. É composto por 14 países e ilhas e territórios pertencentes a outros países, tanto oceânicos quanto de outros continentes. A maior e mais populosa das nações é a Austrália, que consiste também na principal economia do continente. Destaca-se também a Nova Zelândia. No total, o continente possui cerca de 42 milhões de habitantes e apresenta condições bastante contrastantes no que diz respeito aos aspectos socieconômicos de seus países.
Leia também: Quais são os países da Oceania?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Oceania
- 2 - Dados gerais da Oceania
- 3 - Países da Oceania e suas capitais
- 4 - História da Oceania
- 5 - Geografia da Oceania
- 6 - Mapa da Oceania
- 7 - Demografia da Oceania
- 8 - Economia da Oceania
- 9 - Cultura da Oceania
- 10 - Infraestrutura da Oceania
- 11 - Curiosidades sobre a Oceania
Resumo sobre Oceania
-
É um continente formado por 14 países e diversos territórios ultramarinos.
-
Trata-se do menor continente do planeta.
-
Divide-se em quatro regiões: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.
-
Possui 8,5 milhões de km² de área e mais de 42 milhões de habitantes.
-
A Austrália é o seu maior país, enquanto Nauru é o menor.
-
Seus climas variam desde o Árido, na região central da Austrália, até o Equatorial, nas ilhas situadas na porção norte do continente.
-
As grandes áreas desérticas do território australiano contrastam com as florestas temperadas, ao sul, e tropicais, nos territórios setentrionais da Oceania.
-
Dispõe de relevos mais planos na Austrália até montanhosos em suas ilhas situadas nas bordas de placas tectônicas.
-
A Austrália concentra 70% dos habitantes da Oceania. Ficam no país também as maiores cidades do continente.
-
Seu PIB é de 1,7 trilhão de dólares. As nações mais ricas são a Austrália e a Nova Zelândia, e entre as mais pobres estão Nauru e Tuvalu.
-
Com relação ao IDH, os maiores índices são também australianos e neozelandeses, enquanto as ilhas Salomão e a Papua Nova Guiné possuem baixos índices de desenvolvimento.
Dados gerais da Oceania
-
Nome oficial: Oceania
-
Gentílico: oceânico
-
Extensão territorial: 8.564.000 km² (ONU, 2020)
-
Localização: entre os oceanos Índico e Pacífico, a sudeste do continente asiático
-
Clima: varia do Equatorial ao Árido.
-
Divisão administrativa: países e territórios
-
Idioma: inglês, francês, palauense, maori, hiri motu, tok pisin e centenas de outros idiomas locais.
-
Religiões: cristianismo, islamismo, budismo, induísmo e religiões tradicionais das populações nativas.
-
População: 42.678.000 habitantes (ONU, 2020)
-
Densidade demográfica: 5 hab./km² (ONU, 2020)
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): de 0,555 (Papua Nova Guiné) a 0,944 (Austrália)
-
Moeda: dólar australiano, dólar neozelandês, dólar de Fiji, kina (Papua Nova Guiné), franco CFP (territórios franceses), vatu (Vanuatu).
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,71 trilhão (ONU, 2020)
-
PIB per capita: US$ 41.469,2 (ONU, 2020)
-
Gini: 0,358 a 0,419
-
Países: 14 países
- Maior país: Austrália
- Menor país: Nauru
-
Fuso horário: de GMT +10 a + 12 horas
-
Relações exteriores:
-
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), integrada por Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.
-
Leia também: América – maior continente em extensão norte-sul
Países da Oceania e suas capitais
A Oceania é um continente formado por 14 países. Abaixo listamos cada um deles com as suas respectivas capitais:
Países |
Capitais |
Camberra |
|
Palikir |
|
Suva |
|
Majuro |
|
Honiara |
|
Tarawa do Sul |
|
Yaren |
|
Nova Zelândia |
Wellington |
Ngermuld |
|
Port Moresby |
|
Apia |
|
Tonga |
Nuku'alofa |
Tuvalu |
Funafuti |
Port Vila |
História da Oceania
A Oceania é conhecida também como Novíssimo Mundo pelo fato de os navegadores europeus terem chegado aos territórios da região tardiamente, se comparado às demais áreas colonizadas, em função da distância e do seu relativo isolamento. As embarcações europeias alcançaram o continente no século XVI, primeiro com os portugueses, que se direcionaram para áreas da Indonésia e Papua Nova Guiné, e depois com os espanhóis.
A colonização dos dois maiores países do continente teve início somente no século XVIII, com a expedição liderada pelo britânico James Cook, no ano de 1770, para onde hoje se localiza a Austrália. A ocupação estrangeira na Nova Zelândia ocorreu no século seguinte, também por meio dos britânicos, que concretizaram seu domínio sobre o território neozelandês em 1840. Além dos portugueses, espanhóis e britânicos, os franceses e alemães também estabeleceram colônias no continente e, até os dias de hoje, possuem na região os chamados territórios ultramarinos.
É fundamental entender, no entanto, que a história dos povos originários da Oceania e o povoamento daquele continente se iniciaram milênios antes da chegada dos europeus. A ocupação de áreas como a da Austrália e da Papua Nova Guiné é datada de dezenas de milhares de anos, quando tiveram início as primeiras migrações do continente africano para a Ásia e, então, para a Oceania. A última era do gelo, que ocorreu há aproximadamente 20 mil anos, permitiu ainda que houvesse uma conexão terrestre entre as ilhas oceânicas, o que facilitou o seu povoamento.
As migrações do sudeste asiático e da Papua Nova Guiné em direção a outras regiões da Oceania se intensificaram a partir de 1500 a.C., atingindo novas áreas na medida em que as técnicas de navegação desenvolvidas por esses povos se aperfeiçoavam. Com isso, até o ano 1000 da era contemporânea, muitas culturas já haviam sido estabelecidas em diversas ilhas por todas as regiões do continente. Embora seja o menor continente do mundo, a Oceania apresenta uma riquíssima diversidade cultural, e alguns de seus países registram elevados índices de desenvolvimento.
Geografia da Oceania
A Oceania é o menor continente do mundo, com superfície de aproximadamente 8,5 milhões de km². Somente a Austrália responde por 89,8% dessa área, enquanto o território neozelandês, segundo mais extenso, corresponde a 3,1% da área continental.
É composta por um conjunto de países insulares e territórios ultramarinos que são parte de outros Estados não pertencentes ao continente, como França e Estados Unidos, e também de países oceânicos, que é o caso das ilhas que integram a Austrália e a Nova Zelândia.
A maior parte da Oceania está situada no Hemisfério Sul, mas alguns de seus territórios ficam no Hemisfério Norte, como é o caso dos Estados Federados da Micronésia. O continente é banhado pelos oceanos Índico e Pacífico, e divide-se em quatro regiões:
-
Australásia
-
Melanésia
-
Micronésia
-
Polinésia
Veja também: Escandinávia – região situada na Europa Setentrional
-
Clima da Oceania
Existe uma grande diversidade climática na Oceania, o que se dá pela influência de fatores como a maritimidade, o relevo, as correntes marítimas e a latitude. Com relação a esta, destaca-se que os territórios oceânicos se distribuem entre as zonas Tropical e Temperada Sul do planeta.
Na Austrália os climas Árido e Semiárido são predominantes, com índices pluviométricos anuais que ficam em torno de 500 mm e elevadas temperaturas. A aridez das terras centro-ocidentais australianas se reflete na ocorrência de uma área desértica onde estão situados o grande deserto Arenoso, o deserto de Vitória e outros. Climas mais amenos são encontrados ao sul do país, enquanto na faixa norte prevalece o clima Tropical.
O clima Temperado oceânico se distribui pelos territórios a sudeste, como é o caso da Nova Zelândia. Nas terras situadas a leste e ao norte da Austrália, há ocorrência dos climas Tropical e Equatorial, sendo este predominante na Papua Nova Guiné e nos territórios próximo ao paralelo de 0º.
-
Vegetação da Oceania
A cobertura vegetal na Oceania acompanha a distribuição climática. As florestas tropicais ocorrem nos territórios situados ao norte, mais próximos da Linha do Equador. Observa-se a presença de florestas temperadas nos países e ilhas meridionais, como a Nova Zelândia, enquanto na Austrália a cobertura é bastante heterogênea, com a presença de florestas, savanas, estepes e desertos.
-
Relevo da Oceania
Com exceção da Austrália, os demais países e ilhas da Oceania estão localizados em áreas de elevada instabilidade tectônica por estarem posicionados no limite de placas ou muito próximo a ele. Boa parte desses territórios insulares tem origem vulcânica e é caracterizada por um substrato jovem e terrenos montanhosos. Na Austrália, por sua vez, a superfície é marcada pelos planaltos e planícies.
-
Hidrografia da Oceania
Os maiores rios da Oceania estão situados na Austrália, como os rios Murray e Darling. Com relação à vazão, tem destaque o rio Fly, um dos principais cursos d’água da Papua Nova Guiné. Grandes lagos também formam as paisagens oceânicas, como os lagos Eyre, Torrens e Gairdner, na Austrália, e o lago Taupo, na Nova Zelândia, formado sobre uma estrutura vulcânica.
Mapa da Oceania
Demografia da Oceania
A Oceania é um dos continentes menos populosos do planeta, com um total de 42.678.000 habitantes, cerca de 0,5% de toda a população mundial. Juntas, a Austrália e a Nova Zelândia representam 71% desse montante com um contingente populacional superior a 30 milhões de pessoas. A região da Melanésia é a segunda mais populosa, com 11 milhões de habitantes, seguida da Polinésia, com 684 mil habitantes. A Micronésia é, portanto, a região menos habitada do continente oceânico, contando com 549 mil moradores. Os dados são das Nações Unidas para 2020.
A Austrália reúne o maior contingente populacional do continente, com 25 milhões de habitantes, quase 60% de toda a população oceânica. A Papua Nova Guiné é o segundo país mais populoso da Oceania e o principal da Melanésia, com mais de oito milhões de habitantes. Na sequência está a Nova Zelândia, a sudeste do território australiano, que conta hoje com 4,8 milhões de habitantes.
O menor país independente da Oceania é Nauru, que fica na Micronésia e tem 11 mil habitantes. Quando se considera os demais territórios, tem-se como menor população aquela habitante em Tokelau, um arquipélago formado por três atóis e pertencente à Nova Zelândia. Nessa área vivem atualmente 1357 pessoas.
A maioria da população oceânica vive nas cidades, perfazendo um total de 68,2%. Ficam na Austrália as maiores aglomerações urbanas do continente, destacando-se Sydney, Melbourne e Brisbane. Auckland, na Nova Zelândia, e Port Moresby, capital da Papua Nova Guiné, constituem também grandes centros urbanos da Oceania, embora a sua estrutura urbana seja altamente contrastante.
Veja também: Quais são os países mais populosos do mundo?
Economia da Oceania
O conjunto de países da Oceania apresenta um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 1,7 trilhão, valor que pode ser equiparado a diversas nações do globo. Internamente, no entanto, existe uma grande disparidade entre as suas economias mais ricas e mais pobres.
O continente abriga uma das 20 maiores economias do mundo que é a Austrália, país que registra um PIB de 1,3 trilhão de dólares e um valor per capita muito elevado, da ordem de 50 mil dólares. A Nova Zelândia e a Papua Nova Guiné são, respectivamente, a segunda e terceira maior economia do continente.
No outro extremo dessa listagem estão Nauru e Tuvalu, os dois arquipélagos mais pobres da Oceania. Com relação à renda per capita, os menores valores são encontrados nas ilhas Salomão e em Kiribati. Nas economias mais pobres, têm maior peso o setor de serviços e o primário, onde predominam a agricultura e a pecuária de pequena escala, com destaque para a pesca e as atividades atreladas ao turismo.
A Austrália e a Nova Zelândia concentram as principais indústrias do continente oceânico, destacando-se com seu parque tecnológico e na produção de energia, que ocorre com base em fontes diversificadas, como urânio (nuclear), combustíveis fósseis e hidrelétrica. Em conjunto com Papua Nova Guiné, consistem nas principais nações exportadores da região, cuja pauta é formada por alimentos e matérias-primas, combustíveis fósseis, minérios e produtos industrializados.
A Oceania é, ainda, um continente detentor de muitas riquezas minerais, com parte de sua indústria focada na extração e transformação de tais recursos. Entre eles estão ouro, ferro, níquel, cobre, manganês, prata, diamante e bauxita.
Cultura da Oceania
A Oceania possui uma cultura muito diversa que é composta por elementos importados pelos colonizadores europeus e, principalmente, por aqueles oriundos dos povos nativos das ilhas oceânicas, como os aborígenes australianos, os maori, os polinésios e centenas de outros grupos presentes nos demais territórios e países. Atualmente, os povos indígenas somam pouco menos de 3% da população da Oceania, formada predominantemente por descendentes de europeus e migrantes daquele continente.
Tais aspectos influenciam diretamente nos costumes da população, no idioma falado e na religiosidade. O inglês é predominante em conjunto com outras línguas europeias, como o francês. No entanto, as centenas de comunidades nativas possuem também seus idiomas próprios, como os dialetos aborígenes (muitos hoje extintos), maori e palauense.
As religiões cristãs são bastante difundidas na Oceania, mas há também muitos praticantes do budismo, hinduísmo e do islamismo. Alguns dos povos tradicionais mantêm ainda as suas crenças e práticas, embora grande parte tenha sido convertida para religiões cristãs principalmente.
Destaca-se, ainda, um amplo esforço de resgate e preservação da cultura dos aborígenes australianos, que passou por um severo processo de apagamento e perseguições, que tiveram início com a colonização e perduraram no século XX.
Infraestrutura da Oceania
As condições de vida e a oferta de infraestrutura na Oceania variam consideravelmente conforme o país. O continente possui duas das nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, que são a Austrália e a Nova Zelândia, com valores respectivos de 0,944 e 0,931. Em contrapartida, as ilhas Salomão e a Papua Nova Guiné apresentam baixo IDH de 0,567 e 0,555.
Grande parte da população oceânica vive nas cidades, chegando a quase 70%, mas essa não é uma realidade em todos os países. Na Papua Nova Guiné, por exemplo, somente 13,5% dos moradores vivem em áreas urbanizadas, concentrando-se na capital. A rede de infraestrutura do país é deficitária e atende em média metade da sua população total, sendo mais abrangente nas cidades.
Quando se volta para o continente como um todo, tem-se que o acesso ao saneamento adequado nas áreas urbanas é de 66,7%, enquanto nas zonas ruais cai para 23,5% apenas. A água potável chega a cerca de 96% dos moradores das cidades.
Curiosidades sobre a Oceania
-
O ponto mais elevado da Oceania fica na Papua Nova Guiné. Trata-se do monte Wilhelm, a 4409 metros acima do nível do mar.
-
Os países da Oceania não estabelecem fronteiras terrestres entre si.
-
Os territórios oceânicos compreendem cerca de 10 mil ilhas.
-
O país Nauru não possui uma capital oficial estabelecida. A sede do governo, no entanto, fica na cidade de Iarém.
-
O rugby é o esporte de maior popularidade na Oceania.
-
A Tasmânia, estado australiano, já foi reconhecida como tendo um dos ares mais puros (e, portanto, melhores de se respirar) do mundo.
-
Algumas das ilhas da Oceania correspondem a formações conhecidas como atóis.
Crédito da imagem
[2] ChameleonsEye / Shutterstock
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia