Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tailândia

A Tailândia é um país de 69 milhões de habitantes localizado no Sudeste da Ásia. Integra o grupo dos Novos Tigres Asiáticos em função de seu rápido desenvolvimento industrial.

Bandeira da Tailândia.
Bandeira da Tailândia.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Tailândia, ou Reino da Tailândia, é um país do situado no sul do continente asiático que tem como capital a cidade de Bangkok. Banhado pelo oceano Índico, seu território dispõe de clima tropical monçônico e relevo marcado pela presença de planaltos e planícies, com ilhas e outras formações calcárias próximas da costa. Trata-se de um país populoso, com mais de 69 milhões de habitantes, dos quais dez milhões vivem na capital.

O país passou por rápido crescimento industrial e econômico durante a década de 1990, sendo conhecido como um dos Novos Tigres Asiáticos. Além da indústria, o comércio internacional desempenha importante papel na economia tailandesa.

Leia também: Sri Lanka — outro país do continente asiático que é banhado pelo oceano Índico

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Tailândia

  • Tailândia é um país localizado na região do Sudeste Asiático.

  • Sua capital é a cidade de Bangkok.

  • É banhado pelos mares do Sul da China e de Andamão, ambos parte do oceano Índico.

  • Dispõe de clima tropical monçônico e relevo planáltico ao norte e de planícies ao sul.

  • Observa-se a presença de ilhas calcárias na sua faixa costeira.

  • Possui 69.951.000 habitantes, sendo o 20º país mais populoso do mundo.

  • Bangkok é a maior cidade da Tailândia, com 10,9 milhões de habitantes.

  • É um dos Novos Tigres Asiáticos e experimentou um rápido crescimento econômico e industrial a partir da década de 1990.

  • A indústria se destaca na produção de bens de consumo duráveis, produtos têxteis, alimentos e componentes eletrônicos.

  • O comércio exterior tem papel fundamental na economia tailandesa.

  • O país apresenta uma política interna bastante turbulenta, marcada por golpes militares e governos ditatoriais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Tailândia

  • Nome oficial: Reino da Tailândia.

  • Gentílico: tailandês.

  • Extensão territorial: 513.140 km².

  • Localização: Sudeste da Ásia.

  • Capital: Bangkok.

  • Clima: tropical monçônico.

  • Governo: monarquia constitucional.

  • Divisão administrativa: 76 províncias.

  • Idioma: tailandês.

  • Religiões:

    • budismo: 94,6%;

    • islamismo: 4,3%;

    • religiões cristãs: 1%.

  • População: 69.951.000 habitantes (ONU, 2021).

  • Densidade demográfica: 136,9 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,777.

  • Moeda: baht.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 585,95 bilhões (FMI, 2022).

  • PIB per capita: US$ 8360.

  • Gini: 0,364.

  • Fuso horário: GMT +7.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização Mundial do Comércio (OMC);

    • Fundo Monetário Internacional (FMI);

    • Banco Mundial;

    • Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean);

    • Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Etimologia da Tailândia

O nome Tailândia significa “terra dos tai”, que corresponde ao local onde vive o povo da etnia tai. No idioma local, tai (ou thai) é a palavra utilizada para a expressão “homem livre”. Assim, o nome do país é por vezes traduzido como Terra dos Homens Livres. A denominação atual foi adotada pela primeira vez entre 1939 e 1946 e se tornou o nome oficial do país no ano de 1948. A Tailândia era previamente conhecida como Sião, uma palavra que tem sua origem no idioma sânscrito.

Mapa da Tailândia

Mapa da Tailândia.

Geografia da Tailândia

A Tailândia é um país localizado no Sudeste Asiático e que tem como capital a cidade de Bangkok. Seu território se estende por 513.140 km², fazendo fronteira com os seguintes países:

O sul da Tailândia está inserido no istmo de Kart, faixa de terra que divide com Mianmar e que conecta parte da Malásia ao restante do continente. Ainda, a parcela meridional do país é banhada pelo mar do Sul da China, a leste, na região em que se forma o Golfo da Tailândia (ou Golfo de Sião), e também pelo mar de Andamão, a oeste, que é parte do oceano Índico.

→ Clima da Tailândia

O sistema de monções determina o regime climático da Tailândia. Assim, o clima predominante no país é o tropical monçônico. Caracteriza-se por temperaturas médias elevadas e alto volume anual de chuvas, que chega a 4000 mm em algumas regiões.

O período úmido, marcado por chuvas volumosas, se estende de maio a setembro, quando ventos quentes e carregados de umidade sopram do oceano em direção ao continente. O contrário acontece entre novembro e março, quando os ventos que sopram do continente produzem tempo seco e com temperaturas mais amenas.

→ Relevo da Tailândia

 Paisagem natural no litoral da Tailândia, na ilha conhecida como ilha James Bond.
 Paisagem natural no litoral da Tailândia, na ilha conhecida como ilha James Bond.

O relevo da Tailândia é compartimentado em uma região montanhosa ao norte e a oeste, que é derivada direta do processo de soerguimento que deu origem aos Himalaias, um amplo planalto a leste, e terras baixas e planícies costeiras que caracterizam a geomorfologia das áreas central e sul do país. Além disso, formações calcárias, como a encontrada na famosa ilha Ko Khao Phing Kan, apelidada de ilha James Bond, compõem também a paisagem litorânea da Tailândia.

→ Vegetação da Tailândia

A vegetação natural da Tailândia é formada por florestas tropicais e florestas decíduas. Nas áreas costeiras, observa-se também a presença de manguezais. Atualmente, cerca de 40% do território se encontra recoberto por cultivos agrícolas, principalmente arroz.

→ Hidrografia da Tailândia

A drenagem do território tailandês é feita por uma ampla e complexa rede de drenagem formada por centenas de rios e diversos lagos. Os principais cursos d’água que banham a Tailândia são os rios Mekong e Chao Phraya. Dentre os lagos se destaca o lago Songkhla, o maior do país, com área de 1290 km².

Demografia da Tailândia

A Tailândia possui 69.951.000 habitantes, o que a coloca na posição de 11º país mais populoso do continente asiático e o 20º mais populoso de todo o mundo. A capital do país, Bangkok, exerce um grande poder polarizador no que diz respeito à distribuição populacional pelo território tailandês, e a maior parte dos moradores está estabelecida na capital ou em cidades próximas.

O Grande Palácio de Ouro de Bangkok, na Tailândia.
Horizonte de Bangkok, capital e maior cidade da Tailândia.

Vivem na capital mais de 10,9 milhões de pessoas, enquanto outras três cidades concentram mais de um milhão de habitantes. Apesar da presença de grandes centros urbanos, a taxa de urbanização da Tailândia é de 50,7%.

As taxas de fertilidade do país diminuíram gradativamente a partir da década de 1960, o que aconteceu devido aos programas de planejamento familiar voluntário que foram ganhando cada vez mais adeptos. Com isso, houve uma desaceleração do crescimento populacional, que continuou a acontecer nos períodos subsequentes e se mantém até hoje, com taxas de crescimento de 0,26% ao ano. A população tailandesa vive, no período recente, um processo de ampliação da expectativa de vida, que é de 77,4 anos, e envelhecimento populacional.

Economia da Tailândia

A Tailândia é um dos Novos Tigres Asiáticos, sendo caracterizada como uma economia emergente que passou por processos recentes de industrialização e crescimento pautados no investimento estrangeiro e na exportação. Fábricas de setores como têxtil, alimentício e de montagem de produtos eletrônicos passaram a se instalar no país a partir dos anos 1990, o que repercutiu no crescimento interno a partir dos anos 2000. Hoje, o PIB tailandês é de 585 bilhões de dólares, o 8º maior PIB da Ásia.

O setor terciário responde por 55,6% do PIB do país, com grande participação das atividades turísticas na sua composição. Anualmente, a Tailândia recebe 38 milhões de visitantes, e a sua capital é uma das cidades mais visitadas do mundo.

A produção industrial corresponde a uma parcela de 36,2% da economia tailandesa. Dentre os principais ramos produtivos podemos destacar o de bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, móveis), alimentos, roupas, calçados, partes de computadores e outros componentes eletrônicos, petroquímico, de peças de carros e muitos outros.

A atividade agropecuária representa uma pequena parte da economia da Tailândia e é responsável pela produção de arroz, cana-de-açúcar, mandioca, borracha, manga, goiaba, além de carne de porco.

Veja também: Filipinas — outro país que faz parte dos Novos Tigres Asiáticos

História da Tailândia

A área que corresponde ao atual território da Tailândia foi ocupada há centenas de anos, embora não seja possível determinar com precisão quando esse fato ocorreu. Sabe-se que povos como os mom-quemeres e malaios foram alguns dos primeiros a se estabelecerem na região, seguidos pelos tai. Durante os séculos XIII e XIV, importantes reinos siameses foram fundados na região, dentre os quais está o Reino de Aiutaia, cujo domínio se estendeu de 1350 a 1767.

Os birmaneses assumiram o controle na Tailândia por um breve período após a queda do reino siamês, mas logo o poder foi recuperado pelos siameses, e no então território do Sião se instalou um rígido governo militar, sob o comando do rei Taskin, a partir de 1769. Ele permaneceu no poder até o ano de 1782, quando foi assassinado. Assumiu o governo então aquele que seria conhecido como o fundador da dinastia Chakri, Rama I.

Embora tenha havido uma expansão territorial do Sião durante o século XVIII, muitas áreas acabaram sendo cedidas e passaram para o domínio dos europeus, mais precisamente britânicos e franceses, durante o século XIX. No ano de 1932, a Tailândia se tornou oficialmente uma monarquia constitucional. A história do país a partir de então foi marcada pela invasão japonesa de 1941 e pela participação em conflitos internacionais de grande escala, como as guerras da Coreia e do Vietnã.

Internamente, a Tailândia vivenciou golpes militares que desestabilizaram a política nacional, os quais foram acompanhados de intensos protestos e manifestações populares. É importante notar ainda que, apesar da crise econômica que atingiu a região do Sudeste Asiático em 1997 e da conjuntura política desfavorável, a Tailândia experimentou um rápido crescimento econômico e industrial durante o final da década de 1990 e nos anos 2000, de modo que passou a ser considerada um dos Novos Tigres Asiáticos.

Cultura da Tailândia

A cultura tailandesa é formada pelos costumes e tradições do povo tai, etnia que representa a maior parcela de sua população, e também pela influência de elementos oriundos das culturas chinesa e indiana. Os aspectos cotidianos da vida da população tailandesa e grande parte dos elementos culturais do país são pautados pela religião, em especial o budismo e também o hinduísmo.

A influência religiosa é vista também na paisagem cultural da Tailândia, país que concentra dezenas de milhares de templos budistas e nos monumentos que podem ser encontrados em várias localidades. O país apresenta uma ampla tradição artística, com destaque para a pintura, o artesanato (em especial a arte em cerâmica) e o teatro.

O teatro, além de sua forma convencional, é feito por meio de xilogravuras e jogos de luz, conhecidos como teatro de sombras. A culinária tailandesa é marcada pelo uso de muitos temperos e pela diversidade de chás, dentre os quais está o famoso chá tailandês (thai tea).

Saiba mais: Países Baixos — o país de origem do pintor Van Gogh

Infraestrutura da Tailândia

A Tailândia apresenta um índice de desenvolvimento médio, destacando-se na educação, visto que o índice de alfabetização da população tailandesa é o maior do Sul da Ásia, chegando hoje a 95%. Em relação à infraestrutura urbana (ou social), existem problemas de abastecimento principalmente no meio rural, onde se concentra quase metade da população.

De acordo com os dados da ONU, aproximadamente 30% das residências urbanas têm acesso a redes seguras de saneamento, enquanto no campo esse percentual cai para 22%. Por sua vez, a eletrificação é mais abrangente, e a energia elétrica consumida no país é proveniente de combustíveis fósseis (76% da capacidade instalada) e de fontes renováveis, como a hidráulica. A Tailândia possui ainda uma densa malha de transportes que conecta as diversas áreas do país.

As rodovias somam mais de 180 mil km, enquanto as estradas de ferro se estendem por 4 mil km. As hidrovias são bastante utilizadas, com mais de 3,7 mil km de trechos navegáveis. No que toca o transporte aéreo, concentram-se em Bangkok e na sua região metropolitana os principais aeroportos do país.

Governo da Tailândia

A monarquia constitucional foi instaurada como sistema de governo na Tailândia no ano de 1932, mas desde então o país sofreu inúmeros golpes militares que promoveram alterações na sua estrutura governamental, notadamente na atribuição de poderes.

Ressalta-se que o monarca é atualmente uma figura simbólica com poderes reduzidos, o que ficou determinado por meio da Constituição em voga desde 2017. É ele quem indica o primeiro-ministro, além de ser assessorado pelo Conselho Privado da Tailândia. A aprovação do primeiro-ministro fica por conta do Parlamento, órgão do Legislativo. O parlamento tailandês é bicameral, formado pelo Senado (Wuthisapha) e pela Câmara dos Representantes (Saphaphuthan Ratsadon).

Curiosidades sobre a Tailândia

  • O ponto culminante da Tailândia fica na montanha Doi Inthanon, a 2565 metros de altitude.

  • Os gatos siameses são originários da Tailândia.

  • A Tailândia possui mais de 40 mil templos.

  • O pad thai é um dos pratos tradicionais da Tailândia. Trata-se de um preparo de macarrão de arroz frito e temperado que pode ser complementado com ovos e frango.

  • O país é o segundo maior exportador de arroz do mundo, posição que ocupa junto do Vietnã.

  • O muay thai é de origem tailandesa, sendo considerado o esporte nacional do país.

  • O real nome de Bangkok é Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchathaniburirom Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathit Sakkathattiyawitsanukamprasit. Em tradução livre do inglês para o português, significa “Cidade dos Anjos, Grande Cidade dos Imortais, Magnífica Cidade das Nove Jóias, Sede do Rei, Cidade dos Palácios Reais, Lar dos Deuses Encarnados, Erguida por Vishvakarman a mando de Indra”.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Tailândia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tailandia.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...