Topo
pesquisar

Ásia

Geografia

A Ásia é um dos continentes do mundo, considerado o mais extenso territorialmente e o mais populoso também. A Ásia é dividida em regiões geográficas, o que facilita o estudo.
A Ásia é o maior continente em extensão territorial do mundo.
A Ásia é o maior continente em extensão territorial do mundo.
PUBLICIDADE

A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

Leia também: Continente europeu

Tudo sobre a Ásia

Localização

A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.

Área

43.810.582 km2

Países

49 países

População

4.462.676.731 habitantes.

Países da Ásia

Os países da Ásia ao todo são 49, entre eles alguns considerados transcontinentais, ou seja, localizados em mais de um continente. Há também no continente asiático territórios dependentes e entidades internacionais reconhecidas, como Hong Kong e Macau.

  1. Afeganistão

  2. Arábia Saudita

  3. Armênia*

  4. Azerbaijão*

  5. Bahrein

  6. Bangladesh

  7. Brunei

  8. Butão

  9. Camboja

  10. Cazaquistão

  11. Catar

  12. China

  13. Chipre*

  14. Cingapura

  15. Coreia do Norte

  16. Coreia do Sul

  17. Egito*

  18. Emirados Árabes

  19. Filipinas

  20. Geórgia*

  21. Iêmen

  22. Índia

  23. Indonésia*

  24. Irã

  25. Iraque

  26. Israel

  27. Japão

  28. Jordânia

  29. Kuwait

  30. Laos

  31. Líbano

  32. Malásia

  33. Maldivas

  34. Mianmar

  35. Mongólia

  36. Nepal

  37. Omã

  38. Paquistão

  39. Quirguistão

  40. Rússia*

  41. Síria

  42. Sri Lanka

  43. Tajiquistão

  44. Tailândia

  45. Timor-Leste*

  46. Turcomenistão

  47. Turquia*

  48. Uzbequistão

  49. Vietnã

*Países que possuem territórios em outros continentes, sendo, portanto, considerados transcontinentais.

  • Territórios não reconhecidos: Estado da Palestina e Taiwan.
  • Dependências: Ilhas de Cocos e Ilha do Natal (Austrália); Guam (Estados Unidos); Acrotíri e Decelia e Território do Oceano Índico (Reino Unido).

Leia também: Países da Europa

Mapa da Ásia

Regiões da Ásia

A Ásia pode ser dividida em seis regiões geográficas cuja classificação leva em conta os aspectos físicos, sociais e culturais que se assemelham a fim de facilitar o estudo, visto que o continente é bastante extenso, por isso muito diversificado. Contudo é importante salientar que não há apenas uma classificação quanto à regionalização do continente.

Oriente Médio


Corresponde à região geográfica localizada na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes.

O Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico, político e cultural. Contudo, é uma região bastante conflituosa no que tange a presença de alguns recursos naturais como água, petróleo e gás natural, motivo de muitas disputas entre países.

Ásia Meridional


Corresponde à região localizada no sul do continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como subcontinente indiano.

É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa industrialização.

Sudeste Asiático


Corresponde à região que abrange 11 países (diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente 4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes. O Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos. Os desastres naturais já vitimaram milhares de pessoas nessa região.

Ásia Oriental


Corresponde à região localizada no leste asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia. Essa área coincide com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a área de países como China e Japão.

Ásia Central


Corresponde à região localizada entre o leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas, essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.

Região da Comunidade dos Estados Independentes


Corresponde à região que abrange o território de ex-repúblicas soviéticas, ou seja, repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. São elas: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

História

O continente asiático é berço das mais antigas civilizações datadas a cerca de 4000 anos e também é o lugar onde nasceram diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo. As civilizações surgiram segundo as características de cada região da Ásia. Algumas se formaram às margens férteis dos rios, enquanto outras, como a estepe era habitada por nômades que avançaram para outras regiões do continente.

As várias nações asiáticas possuem diversas formas de governo. Há governos comunistas, como o da China e outros países; há monarquias, como as que governam a Arábia Saudita, e há o governo democrático que estão à frente por exemplo do Japão. Essa diversificação de governos gerou muitas disputas após a Segunda Guerra Mundial e até os dias atuais o continente vivencia diversos conflitos militares e civis.

Veja também: Conheça o continente americano

Economia

O país que apresenta a maior economia no continente é a China. O Produto Interno Bruto do país é de aproximadamente US$ 12,24 trilhões. O crescimento econômico do continente deu-se no período pós-Segunda Guerra Mundial. A economia baseia-se principalmente em:

  • Mineração: o continente conta com grandes reservas minerais de petróleo, carvão mineral, ferro, chumbo, zinco e manganês, com destaque para o Oriente Médio, que produz cerca de 30% do total do petróleo explorado no mundo todo.

Um dos maiores destaques da agricultura na Ásia é a produção de arroz.
Um dos maiores destaques da agricultura na Ásia é a produção de arroz.

  • Agropecuária: Destaque para a agricultura com o cultivo de arroz, trigo, milho, fumo, juta, algodão, pimenta, entre outros, e a pecuária representada pela produção de suínos, ovinos e bovinos.

  • Indústria: As maiores potências industriais da Ásia são: China e Japão e os chamados Tigres asiáticos que correspondem à Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan (territórios que apresentam elevado nível industrial e de desenvolvimento econômico).

Geografia

O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão. Nele, são encontrados diversos tipos de climas, relevo e uma variedade hidrográfica significativa. O relevo caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

Por ter boa parte do território no Hemisfério Norte, os climas predominantes são característicos desse hemisfério. Ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical.

Na hidrografia do continente, alguns rios merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Árabia e o Mar Cáspio.

A vegetação destaca-se com a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas.

Cultura

Por abrigar diversos grupos étnicos, a Ásia apresenta uma grande pluralidade cultural. As línguas mais faladas no continente são o mandarim, árabe e o malaio-indonésio. Mas devido à grande diversidade populacional, diversas outras línguas são faladas no continente. As principais religiões no país são: hinduísmo e o budismo. Mas há também representantes do cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo.

As tradições e costumes no continente costumam atrair diversos turistas do mundo todo. Segundo o ranking divulgado pelo El País, os dez destinos asiáticos mais visitados em 2017 são|1|:

  1. Gansu (China)

  2. Yokohama e Kamakura (Japão)

  3. Kerala (Índia)

  4. Keong Saik (Cingapura)

  5. Astana (Cazaquistão)

  6. Takayma (Japão)

  7. Xi'an (China)

  8. Sri Lanka

  9. Malaca (Malásia)

  10. Raja Ampat (Indonésia)

População

O continente asiático é o mais populoso do mundo, sendo a China o país com maior número de habitantes.*
O continente asiático é o mais populoso do mundo, sendo a China o país com maior número de habitantes.*

O continente asiático corresponde à área de maior número de habitantes do planeta, mais da metade da população mundial. A densidade demográfica do continente chega a cerca de 100 habitantes por quilômetro quadrado. A população distribui-se pelas diversas regiões do continente, concentrando-se especialmente nas regiões de planícies. Nas áreas desérticas e montanhosas, a população é mais escassa.

|1| Os dez melhores destinos asiáticos do ano. Para acessar, clique aqui.


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Ásia no mapa.

\"\"

a) Preto

b) Azul

c) Amarelo

d) Vermelho

e) Verde

Questão 2

Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente do planeta.

b) O continente asiático é o mais populoso, sendo a Índia o país de maior concentração populacional do mundo.

c) Todos os países asiáticos são considerados subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades agrícolas.

d) A Ásia, em especial os países do Oriente Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.

e) O Japão é a principal nação industrializada do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande industrialização.

Ver resposta

artigos Ásia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola