Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Nigéria

Geografia

PUBLICIDADE

A Nigéria é um país africano localizado na região da África Ocidental. É a nação mais populosa do continente, contando com mais de 206 milhões de habitantes. A população nigeriana é composta por diversos grupos étnicos e possui enorme diversidade linguística. O país é rico em recursos naturais, dos quais se destacam o petróleo e o gás natural. O petróleo constitui seu principal produto de exportação, colocando a Nigéria entre os membros da Opep.

Leia também: Quais são os países da África?

Dados gerais da Nigéria

  • Nome oficial: República Federal da Nigéria
  • Gentílico: nigeriano
  • Extensão territorial: 923.768 km²
  • Localização: África Ocidental
  • Capital: Abuja
  • Clima: Semiárido, Tropical e Equatorial
  • Governo: república federal presidencialista
  • Divisão administrativa: 36 estados e um território
  • Idioma: inglês (oficial)
  • Religiões:
    • Islamismo: 43,9%
    • Protestantismo: 16,5%
    • Anglicanismo: 11,3%
    • Catolicismo: 10,6%
    • Outras religiões cristãs: 10,5%
    • Religiões tradicionais: 7,4%
    • Outras religiões: 0,1%
    • Não religiosos e ateus: 0,3%
  • População: 206.140.000 habitantes
  • Densidade demográfica: 226,3 hab/km²
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,539
  • Moeda: Naira (NGN)
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 448,12 bilhões (Banco Mundial, 2019)
  • PIB per capita: US$ 2.229,85
  • Gini: 0,351 (Banco Mundial, 2018)
  • Fuso horário: GMT +1 hora (Horário Padrão da África Ocidental)
  • Relações exteriores:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Nigéria

Os primeiros povos a ocuparem o território nigeriano foram os Nok, que se estabeleceram inicialmente no norte do país e avançaram em direção às áreas centrais. Essa cultura ficou bastante conhecida pelas esculturas feitas em terracota bem como pela produção de ferramentas a partir do ferro.

No período que antecede a chegada dos europeus, diversos impérios se formaram na Nigéria, entre os quais está o Império de Benim, onde os portugueses aportaram no século XV. Além dos interesses comerciais, estabeleceu-se o tráfico de pessoas para serem escravizadas nas colônias portuguesas. A Nigéria se tornou colônia britânica no século XIX, quando foram criados os protetorados britânicos. O país conquistou a sua independência definitiva em 1º de outubro de 1960.

Leia também: Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África

Mapa da Nigéria

Mapa da Nigéria.
Mapa da Nigéria.

Geografia da Nigéria

A Nigéria é um país africano localizado na região da África Ocidental. Ao sul, o país se limita com o oceano Atlântico, pertencendo, assim, ao Golfo da Guiné. A oeste da Nigéria, fica Benim; ao norte, o país faz fronteira com o Níger; a nordeste, em uma estreita faixa, divide-se com o Chade; e, a leste, com Camarões. Sua extensão territorial é de 923.768 km², enquanto a sua linha costeira se estende por 853 km.

  • Clima da Nigéria

O território nigeriano possui ao menos quatro tipos climáticos, que se distribuem em grandes faixas latitudinais, variando das áreas mais úmidas, do sul, até as porções mais secas, no norte do país.

O clima Tropical é predominante nas áreas centrais da Nigéria, caracterizado por elevadas temperaturas durante o ano e uma longa estação chuvosa. O sul é marcado pelo clima Equatorial, com alta umidade relativa do ar, temperaturas que variam entre os 20º C e 33º C e os maiores índices de pluviosidades do país, sobretudo na região sudeste.

No norte e nordeste da Nigéria, há ocorrência de clima Semiárido e Árido, em que a estação chuvosa é curta, de cerca de quatro meses, e a média de chuvas fica em torno de 500 mm.

  • Relevo da Nigéria

O relevo é composto por planícies nas áreas costeiras e também na borda nordeste da Nigéria. Os planaltos e colinas são predominantes no centro do território, onde o relevo é relativamente mais acidentado.

As montanhas estão concentradas na região sudeste do país, em sua fronteira com Camarões. Fica nessa região o pico mais elevado da Nigéria, o monte Chappal Waddi, que se eleva a 2419 metros. No restante do país, a altitude média é de 380 metros.

  • Vegetação da Nigéria

Seguindo o padrão de distribuição climática, a cobertura vegetal da Nigéria se divide em faixas latitudinais da seguinte maneira: Mangues e Pântanos ao sul, na faixa litorânea, com Florestas Tropicais logo na sequência, e vegetação de Savana do centro até o norte do país.

  • Hidrografia da Nigéria

Os principais rios da Nigéria são o Níger, um dos maiores rios do continente africano, e o rio Benue. Além deles, destacam-se os rios Sokoto, Kaduna e Gonga, que desembocam no lago Chade, no centro da África.

O rio Benue é um dos mais importantes da Nigéria.
O rio Benue é um dos mais importantes da Nigéria.

Demografia da Nigéria

A Nigéria é o país com maior concentração populacional da África. De acordo com as informações da ONU, a população nigeriana é de 206.140.000, colocando o país na posição de sétimo mais populoso do mundo.

A taxa de urbanização da Nigéria é de 51,2%. Lagos, cidade que já foi capital, é a mais populosa, com mais de 13 milhões de habitantes. A atual capital, Abuja, possui cerca de 3,1 milhões de habitantes. Ambos os dados levam em conta a aglomeração urbana.

Lagos é a cidade mais populosa da Nigéria.
Lagos é a cidade mais populosa da Nigéria.

A população nigeriana é formada atualmente por mais de 250 grupos étnicos. Os que concentram o maior número de pessoas são: Hausa, Iorubá, Igbo, Fulani, Tiv, Kanuri, Ibibio e Ijaw. O país possui, assim, enorme diversidade linguística, com mais de 500 de línguas faladas além do inglês, o idioma oficial.

A Nigéria possui elevada taxa de crescimento populacional (2,6%), o que se deve à sua alta taxa de natalidade. A expectativa de vida no país é baixa, de 54,2 anos.

Veja também: Quais são os países mais populosos do mundo?

Economia da Nigéria

Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Nigéria é o 11º maior produtor mundial de petróleo. Essa matéria-prima responde pela maior parcela das exportações do país, e o setor de petróleo e gás natural representa uma parcela de 10% do seu PIB, de acordo com a Opep. Além do óleo e gás natural, a Nigéria é detentora de outros recursos naturais, como minério de ferro, estanho, carvão, zinco, nióbio, calcário e chumbo.

Apesar disso, a agropecuária, que corresponde a 21,1% do PIB, é o setor da economia que concentra a maior parte da mão de obra. Os produtos oriundos da agricultura são milho, dendê, mandioca, batata-doce, inhame, arroz, sorgo, além de frutas. A indústria se concentra no setor extrativo (que inclui também madeira e borracha), e na produção de alimentos, calçados, tecidos, couros, peles e produtos químicos.

A Nigéria possui uma parcela de 40% de sua população vivendo abaixo da linha da pobreza. Isso reflete diretamente no seu IDH, que é atualmente de 0,539, valor considerado médio.

Bandeira da Nigéria

Bandeira nigeriana.
Bandeira nigeriana.

Cultura da Nigéria

A diversidade cultural nigeriana está intimamente relacionada com a sua composição populacional, formada por diferentes grupos étnicos que possuem as suas tradições e costumes internos próprios.

Um dos maiores deles, os iorubás, para além do idioma e das manifestações culturais (como a dança e seus trajes típicos), são reconhecidos pela ampla e rica mitologia bem como pelas crenças religiosas, uma delas baseada no culto aos Orixás.

Em linhas gerais, a música consiste em uma importante forma de expressão cultural no país, que se destaca também no audiovisual com a sua indústria cinematográfica. Passando para a gastronomia, um dos pratos típicos é o asaro, uma sopa feita com inhame e pimenta.

Infraestrutura da Nigéria

A matriz energética da Nigéria é composta majoritariamente por combustíveis fósseis e pela hidrelétrica. Dados de 2019 indicam que 62% da população do país possuem acesso à eletricidade, estando a maioria nas áreas urbanas.

O acesso à água potável segura, por sua vez, é muito mais baixo, sobretudo quando se compara as populações urbana e rural: 24,6% versus 15,7%. As redes seguras de saneamento também chegam a menos de um terço da população urbana (29,5%) e a 23,9% da população rural do país, conforme dados da ONU.

A Nigéria possui uma extensa rede hidroviária de 8500 km, tendo como principais hidrovias as dos rios Níger e Benue. As rodovias somam mais de 195.000 km, suplantando o transporte ferroviário, que tem malha de menos de 4 mil km. O país dispõe também de 54 aeroportos.

Governo da Nigéria

A Nigéria é uma república federativa presidencialista, sendo o presidente eleito por voto direto. O Poder Legislativo da Nigéria é exercido pela Assembleia Nacional Bicameral, composta pela Casa dos Representativos e pelo Senado.

Curiosidades sobre a Nigéria

Vista parcial do Bosque Sagrado de Oxum-Oxobô.
Vista parcial do Bosque Sagrado de Oxum-Oxobô.
  • O grupo terrorista Boko Haram surgiu na Nigéria, em 2002. Suas ações ganharam destaque na mídia internacional em 2014, com o sequestro de 276 mulheres. O grupo reivindicou, ainda, o sequestro de 300 estudantes nigerianos em dezembro de 2020.
  • A Nigéria possui uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, conhecida como Nollywood. Sua produção fica atrás apenas dos Estados Unidos (Hollywood) e da Índia (Bollywood).
  • Duas localidades são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco: a Paisagem Cultural de Sukur, no noroeste do país, e o Bosque Sagrado de Oxum-Oxobô (Ọṣun-Oṣogbo, no iorubá), conhecido como Templo de Oxum, no estado de mesmo nome que fica na região sudoeste da Nigéria.

Crédito da imagem

[1] Tayvay / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Listagem de Artigos