Topo
pesquisar

Países da Ásia

Geografia

Os países da Ásia são as nações que fazem parte do continente asiático e que se distribuem em seis grandes regiões geográficas repletas de particularidades.
PUBLICIDADE

Os países da Ásia são as nações que constituem o continente asiático, localizado a leste do continente europeu e a nordeste do continente africano. Juntos, esses países compreendem uma área de mais de 43 milhões de km2, formando, portanto, o continente mais extenso. Nesses países, há mais de quatro bilhões de habitantes, fazendo do continente asiático o mais populoso.

Veja também: Países da Europa

Existem ao todo no continente asiático 49 países, alguns considerados transcontinentais. Há também dois territórios ainda não reconhecidos, duas entidades internacionais reconhecidas e alguns territórios pertencentes a países de outros continentes.

Lista de países da Ásia e capitais

  1. Afeganistão (Cabul)

  2. Arábia Saudita (Riad)

  3. Armênia* (Yerevan)

  4. Azerbaijão* (Baku)

  5. Bahrein (Manama)

  6. Bangladesh (Daca)

  7. Brunei (Bandar Seri Begawan)

  8. Butão (Timbu)

  9. Camboja (Phnom Penh)

  10. Cazaquistão (Nursultan)

  11. Catar (Doha)

  12. China (Pequim)

  13. Chipre* (Nicósia)

  14. Cingapura (Cingapura)

  15. Coreia do Norte (Pyongyang)

  16. Coreia do Sul (Seul)

  17. Egito* (Cairo)

  18. Emirados Árabes (Abu Dhabi)

  19. Filipinas (Manila)

  20. Geórgia* (Tbilisi)

  21. Iêmen (Sana)

  22. Índia (Nova Deli)

  23. Indonésia* (Jacarta)

  24. Irã (Teerã)

  25. Iraque (Bagdá)

  26. Israel (Jerusalém)

  27. Japão (Tóquio)

  28. Jordânia (Amã)

  29. Kuwait (Kuwait)

  30. Laos (Vienciana)

  31. Líbano (Beirute)

  32. Malásia (Kuala Lumpur)

  33. Maldivas (Malé)

  34. Mianmar (Nay Puy Taw)

  35. Mongólia (Ulan Bator)

  36. Nepal (Katmandu)

  37. Omã (Mascate)

  38. Paquistão (Islamabad)

  39. Quirguistão (Bishkek)

  40. Rússia* (Moscou)

  41. Síria (Damasco)

  42. Sri Lanka (Kotte)

  43. Tajiquistão (Dushanbe)

  44. Tailândia (Bangkok)

  45. Timor-Leste* (Díli)

  46. Turcomenistão (Asgabate)

  47. Turquia* (Ancara)

  48. Uzbequistão (Tashkent)

  49. Vietnã (Hanói)

Territórios não reconhecidos: Taiwan e Estado da Palestina.

Dependências: Ilhas de Cocos e Ilha do Natal (Austrália), Guam (Estados Unidos), Acrotíri e Decelia e Território do Oceano Índico (Reino Unido).

Entidades especiais reconhecidas: Hong Kong e Macau.

*Países transcontinentais: territórios que se encontram em mais de um continente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tudo sobre a Ásia

  • Gentílico: asiático, asiano ou ásio.

  • Localização: A Ásia situa-se entre os continentes europeu, americano, africano e a Oceania, tendo boa parte do território localizado no hemisfério Norte.

  • Países: 51 países (sendo 10 deles, transcontinentais), 2 territórios não reconhecidos, 5 dependências e 2 entidades internacionais reconhecidas.

  • Área: 43.810.582 km².

  • População: 4.462.676.731 habitantes.

Leia também: Países da Oceania

Regiões da Ásia

A fim de facilitar os estudos a respeito de algumas áreas do continente asiático e suas principais características, dividiu-se o continente em regiões geográficas. É válido ressaltar que há mais de uma classificação que regionaliza o continente asiático, levando em consideração diversos aspectos. A regionalização aqui abordada ressalta seis grandes regiões que apresentam aspectos semelhantes quanto às características físicas, sociais e culturais.

  1. Ásia Meridional

    A Ásia Meridional é a região que abrange uma área ao sul do continente asiático, correspondendo ao território de países como Índia, Maldivas, Paquistão, Nepal, entre outros. É também chamado de subcontinente indiano, considerada uma das regiões mais populosas da Ásia e também uma das regiões menos desenvolvidas, apresentando baixa expectativa de vida, alta mortalidade infantil, baixas taxas de alfabetização, entre outras.

  2. Ásia Central

    A Ásia Central é a região localizada entre o Mar Cáspio, centro-oeste da China, norte do Irã e sul da Sibéria. Abrange um território de aproximadamente 4 milhões de km2 e compreende os territórios de países como Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, entre outros. Não é uma região demarcada oficialmente.

  3. Ásia Oriental

    Também conhecida como Extremo Oriente, essa região está localizada na parte leste da Ásia. A Ásia Oriental abrange um território de aproximadamente 12 milhões de km2 e nela vivem cerca de 40% da população asiática, sendo considerada uma das regiões mais populosas do mundo. A região compreende os territórios de países como China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, entre outros.

  4. Sudeste Asiático

    O Sudeste Asiático é a região que compreende os territórios dos países como Indonésia, Malásia, Brunei, Cingapura, entre outros. A região abrange uma área de aproximadamente 4.500.000 km2 e nela habitam cerca de 618 milhões de pessoas. Cerca de 70% da população habita a zona rural, o que está diretamente associada à economia da região baseada no setor primário.

  5. Oriente Médio

    A região do Oriente Médio é também conhecida como Ásia Ocidental e encontra-se na porção oeste do continente asiático. Abrange um território com mais de 7 milhões de km2 e lá habitam mais de 270 milhões de pessoas. O Oriente Médio compreende os territórios de países como Afeganistão, Catar, Irã, Iraque, Israel, entre outros. Essa região tem sua economia baseada especialmente pela produção de petróleo. O Oriente Médio é uma região de bastantes conflitos de cunho territorial, religioso, político, geográfico.

    Leia também: Guerra Civil na Síria

  6. Região da Comunidade dos Estados Independentes

    A Região da Comunidade dos Estados Independentes compreende o território de países que pertenciam à antiga União Soviética como Azerbaijão, Armênia, Moldávia, Rússia, Cazaquistão, entre outros.

Curiosidades sobre os países da Ásia

  • Os países mais populosos da Ásia são a China, com aproximadamente 1.379.302.771 habitantes, e a Índia com cerca de 1.281.935.911 habitantes.

  • Japão e Cingapura apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano da Ásia. O IDH de Cingapura é de 0,925 e do Japão de 0,903.

  • O Mar Morto é uma fronteira natural entre Jordânia e Israel, considerado o ponto mais baixo da Terra, com cerca de 400 metros abaixo do nível do mar.

  • O Catar, país mais rico do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional, localiza-se na Ásia e sediará a Copa do Mundo de 2022. Além desse país, há outros com grandes economias localizados no Oriente Médio e com suas economias baseadas nas reservas de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Cingapura é atualmente uma das nações mais ricas do mundo.

  • Cingapura é conhecida como a “pérola asiática”. É considerado atualmente um dos maiores centros financeiros do mundo e um dos lugares mais caros para se viver, segundo o estudo da Economist Intelligence Unit, da revista britânica Economist. Há cerca de 50 anos, Cingapura era uma ilha pobre, mas a partir de 1990 a economia começou a se desenvolver e atualmente é um dos países mais ricos do mundo.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Os países da Ásia abrigam mais de quatro bilhões de pessoas.
Os países da Ásia abrigam mais de quatro bilhões de pessoas.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Países da Ásia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-asia.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Assinale a alternativa cujo país indicado não pertence ao continente asiático.

a) Seychelles

b) Bahrein

c) Filipinas

d) Iemên

Questão 2

Sobre o continente asiático e seus países constituintes, assinale a alternativa falsa.

a) O continente asiático é o maior entre os continentes, ocupando uma área de mais de 43 milhões de km2.

b) No continente asiático, encontra-se o país mais populoso do mundo, a China. Mas, apesar disso, a Ásia não é o continente com maior número de habitantes, mas sim a África.

c) O continente asiático é dividido em seis grandes regiões: Ásia Meridional, Ásia Central, Ásia Oriental, Sudeste asiático, Ásia Ocidental e Região da Comunidade dos Estados Independentes.

d) Japão e Cingapura são os países os melhores índices de desenvolvimento humano.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola