Topo
pesquisar

Planeta Terra

Geografia

O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar.
PUBLICIDADE

O Planeta Terra é um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol. A sua formação ocorreu há bilhões de anos, assim como a existência de vida aqui . Algumas teorias explicam sua origem, como a teoria da nebulosa solar.

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Saiba mais: Planetas do Sistema Solar – quais são e quais as principais características deles

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do Planeta Terra e sua formação

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.

Apesar das grandes descobertas astronômicas, não há ainda como afirmar que exista um planeta com características tão peculiares capaz de propiciar a existência dos seres vivos. E a Terra não é “viva” apenas sob a ótica biológica, mas também sob a ótica atmosférica, geológica e física, uma vez que tudo isso está em constante transformação.

Quanto à sua formação, estima-se ocorreu há aproximadamente 4,56 bilhões de anos. A teoria mais aceita atualmente sobre a origem do Sistema Solar, e consequentemente do nosso planeta, é a teoria da nebulosa solar, proposta em 1644 por René Descartes, reformulada em 1775 por Immanuel Kant e, posteriormente, em 1796 por Pierre-Simon de Laplace.

Essa teoria acredita que os planetas do Sistema Solar, entre eles o nosso, formaram-se a partir do colapso de uma nuvem que estava rotacionando em alta velocidade e contraiu-se. Acredita-se que o Sol foi formado a partir da concentração central da nuvem, e os planetas a partir das partículas remanescentes. Algumas teorias dizem que a vida surgiu na Terra um bilhão de anos após a sua formação.

Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros. Em meio à história evolutiva, o homem adaptou-se às condições apresentadas pela Terra e aprimorou suas habilidades, retirando dela aquilo que era necessário à sua sobrevivência de forma cada vez mais precisa.

Quanto ao seu formato, corresponde a um esferoide, tendo seus polos um tanto achatados.

Dados gerais do planeta Terra

Diâmetro

 Aproximadamente 12.756,2 km

Área da superfície

Aproximadamente 510.072.000 km2

Massa

5,9736 x 1024 kg

Distância do Sol

Cerca de 149.600.000 km

Satélite natural

1 (Lua)

Período de rotação

23 horas 56 minutos e 4 segundos

Período de translação

365 dias 5 horas e 48 minutos

Temperatura média

14ºC

População terrestre

Aproximadamente 7.722.522.000 habitantes


Saiba mais: Por que não sentimos a Terra girar?

Como o planeta Terra é dividido?

O planeta Terra é um dos quatro planetas do Sistema Solar de composição rochosa, conhecidos também como telúricos ou terrestres. Esses planetas rochosos possuem uma estrutura interna semelhante dividida em:

Camadas internas da Terra

A Terra divide-se em crosta terrestre, manto e núcleo.
A Terra divide-se em crosta terrestre, manto e núcleo.

  • Crosta terrestre

A crosta é também conhecida como litosfera e corresponde à camada mais externa da Terra, formada por rochas e minerais, como silício, magnésio, ferro e alumínio. Possui em média 10 quilômetros sob os oceanos e entre 25 e 100 quilômetros sob os continentes.

Nela, são encontrados os continentes, as ilhas e o fundo oceânico. Além disso, observa-se que ela não é uma camada inteiriça, pois há divisões que formam grandes blocos rochosos conhecidos como placas tectônicas, que se movimentam e podem provocar tremores na superfície terrestre.

  • Manto

O manto localiza-se entre a crosta terrestre e o núcleo. É conhecido como camada intermediária, que se divide em manto superior e manto inferior. Ele pode apresentar profundidade de cerca de 30 a 2900 km abaixo da crosta e, ao contrário dela, o manto não é sólido.

Com temperatura média de até 2.000°C, essa camada é composta por material magmático (em estado pastoso) composto principalmente por ferro, magnésio e silício. A movimentação do magma, conhecida como correntes de convecção, provoca a movimentação dos blocos rochosos que compõem a crosta terrestre.

  • Núcleo

O núcleo é a camada mais interna da Terra e divide-se em núcleo externo e núcleo interno. É também a camada que apresenta a maior temperatura, que, segundo cientistas, pode alcançar 6.000°C.

Ele é formado por ferro, silício, níquel e, apesar das altas temperaturas que deveriam manter esses compostos no estado líquido, o núcleo apresenta elevada pressão, que acaba por agrupar essas substâncias, mantendo-as sólidas.

Leia também: Camadas da Terra – conheça a estrutura interna do nosso planeta

Estrutura externa da Terra

O que diz respeito à parte externa do planeta Terra, há também uma classificação de sua estrutura.

As camadas externas da Terra são: biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera.
As camadas externas da Terra são: biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera.

- Atmosfera

Corresponde a uma camada gasosa que envolve todo o Planeta Terra. Ela é formada por gases mantidos pela gravidade, cuja principal função é proteger o planeta da radiação solar emitida, filtrando-a, além manter a temperatura média da Terra, fazendo com que não haja uma grande amplitude térmica.

A atmosfera também impede que a Terra seja atingida por fragmentos rochosos. Essa camada possui a divisão das subcamadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.

- Hidrosfera

Corresponde à camada que compreende os corpos hídricos do Planeta Terra. Abrange não só os oceanos, mas também os mares, os rios, os lagos e as águas subterrâneas.

- Biosfera

Corresponde ao conjunto de ecossistemas que compreendem a Terra. Basicamente, diz respeito aos grupos de seres vivos que a habitam. Esses ecossistemas encontram-se desde os pontos mais elevados do planeta até as partes do fundo oceânico.

Planeta Terra no Universo

A Terra possui o maior satélite natural do Sistema Solar, a Lua.
A Terra possui o maior satélite natural do Sistema Solar, a Lua.

A Terra é um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. É considerado o maior em diâmetro e densidade dentre os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte).

Esse planeta não é estático, portanto, realiza diversos movimentos, sendo os principais: o movimento de rotação, que consiste no movimento ao redor do seu próprio eixo, originando o dia e a noite, e o movimento de translação, realizado ao redor do Sol, dando origem ao ano civil e às estações do ano.

A Terra tem um único eu maior satélite natural do Sistema Solar, a Lua, que influencia fortemente nas marés, em virtude da força gravitacional que existe entre esses astros. Por conta do posicionamento desse satélite em relação ao nosso planeta e ao Sol, é possível observar as quatro fases lunares (nova, cheia, minguante e crescente).

Leia também: Por que a Lua não cai na Terra?

Curiosidades sobre o Planeta Terra

  • Você sabia que a Terra não é plana? Os cientistas utilizaram várias técnicas para chegarem a essa conclusão. Atualmente, a geodésia é a ciência que faz estudos a respeito das dimensões, forma e gravidade do planeta e nos permite afirmar que a Terra tem o formato arredondado.

  • A rotação da Terra diminui gradualmente, contudo, de maneira praticamente imperceptível aos seres humanos. Essa diminuição é de aproximadamente 17 milissegundos a cada 100 anos e provoca o aumento da duração do dia.

  • A Terra não foi nomeada segundo o método romano de designação, ao contrário dos outros sete planetas do Sistema Solar.


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

O Planeta Terra é conhecido como Planeta Azul, por ter 70% da sua superfície coberta de água.
O Planeta Terra é conhecido como Planeta Azul, por ter 70% da sua superfície coberta de água.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Planeta Terra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-planeta-terra.htm. Acesso em 19 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Assinale abaixo a alternativa que apresenta o movimento que não é realizado pelo planeta Terra.

a) Rotação

b) Revolução

c) Nutação

d) Reclusão

e) Precessão

Questão 2

Julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) A Terra é o único planeta do sistema solar que possui água em estado líquido.

II. ( ) A atmosfera é a camada mais superficial da estrutura rochosa terrestre.

III. ( ) A estrutura das rochas terrestres, em comparação com o universo, pode ser considerada jovem.

IV. ( ) A litosfera é a única camada sólida do planeta Terra.

V. ( ) Os dois principais movimentos terrestres são a rotação (responsável pelos dias e noites) e a translação (responsável pelas estações do ano).

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola