Topo
pesquisar

Sistema urinário

Biologia

Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema urinário é o responsável por formar e garantir a eliminação da urina para fora do corpo.
O sistema urinário possui órgãos que garantem a formação, armazenamento e eliminação da urina.
O sistema urinário possui órgãos que garantem a formação, armazenamento e eliminação da urina.
PUBLICIDADE

O sistema urinário, ou aparelho urinário, é o sistema responsável por produzir, armazenar temporariamente e eliminar a urina, um composto que garante a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo e resíduos oriundos do metabolismo. A seguir falaremos mais sobre esse importante sistema, que é essencial para garantir a manutenção do equilíbrio interno do nosso corpo.

Órgãos do sistema urinário e suas funções

Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Eles atuam de maneira conjunta, garantindo a filtração do sangue, a produção da urina e sua eliminação. Na tabela a seguir, temos os órgãos que compõem o sistema urinário e suas respectivas funções.

Órgão

Função

Rim

Órgão responsável pela produção da urina.

Ureter

Órgão que garante que a urina seja conduzida até a bexiga.

Bexiga

Órgão responsável pelo armazenamento da urina até sua eliminação.

Uretra

Órgão que garante a eliminação da urina para fora do corpo.

Observe os órgãos que compõem o sistema urinário.
Observe os órgãos que compõem o sistema urinário.

Rins

Os rins são encontrados em número de dois no nosso corpo, sendo eles os órgãos responsáveis pela produção da urina. Estão localizados junto à parede posterior do abdômen, abaixo do diafragma.

Possuem cerca de 10 cm de comprimento, peso aproximado de 120 a 280 g e formato que lembra um feijão, apresentando uma borda convexa e uma borda côncava. Na parte côncava, é possível observar uma região denominada de hilo, local onde entram e saem vasos sanguíneos, entram nervos e saem os ureteres.

Leia também: Diferença entre veia, artéria e capilar]

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando observamos internamente, vemos que os rins possuem duas regiões bem distintas: um córtex e uma medula. O córtex está localizado mais externamente, enquanto a medula está localizada mais internamente e é visualizada como uma região mais escuras. A porção superior e expandida do ureter é denominada de pelve renal e comunica-se com a medula renal. A pelve ramifica-se em direção à medula em cálices maiores, que se ramificam em cálices menores.

Observe algumas partes do rim, o órgão responsável pela formação da urina.
Observe algumas partes do rim, o órgão responsável pela formação da urina.

As unidades funcionais dos rins são os chamados néfrons, os quais são constituídos pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal, também chamado de corpúsculo de Malpighi, é formado por um glomérulo (enovelado de capilares) envolvido por uma cápsula (cápsula de Bowman). Os túbulos renais partem da cápsula e apresentam-se como uma sequência de túbulos: túbulo proximal, alça de Henle e túbulo distal. Esse último abre-se no ducto coletor.

Os néfrons são classificados em corticais e justamedulares. Os néfrons corticais são aqueles que apenas uma porção adentra a medula renal, enquanto os néfrons justamedulares estendem-se mais profundamente na medula.

Leia também: Insuficiência renal crônica

Ureteres

Os ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga. São encontrados em nosso corpo dois ureteres, cada um partindo de um dos rins. Em média, os ureteres apresentam de 25 a 30 cm de comprimento e 4 a 5 mm de diâmetro.

Bexiga urinária

A bexiga urinária é um órgão muscular oco que serve de reservatório para a urina e gradativamente distende-se conforme esse produto acumula-se. Há músculos próximos ao local de junção entre a uretra e a bexiga, que atuam regulando a micção.

Na bexiga urinária, a urina é armazenada.
Na bexiga urinária, a urina é armazenada.

Uretra

A uretra é um órgão que garante a eliminação da urina para o meio externo. No homem, a uretra apresenta um comprimento médio de 20 cm e pode ser dividida em três porções: prostática, membranosa e cavernosa ou peniana. A prostática passa próxima à bexiga e no interior da próstata, a membranosa possui apenas um centímetro de extensão e conecta-se com a cavernosa, que se localiza no interior do corpo cavernoso do pênis. A uretra da mulher apresenta cerca de 4 cm de comprimento.

Como funciona o sistema urinário: a formação da urina

Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.

A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons. Inicialmente, ocorre o processo de filtração no interior do corpúsculo renal. O sangue que chega aos glomérulos está em alta pressão e o glomérulo atua como uma membrana semipermeável, garantindo que parte do plasma passe para o interior da cápsula (filtração). O filtrado formado é semelhante ao plasma sanguíneo, porém não possui proteínas.

O filtrado segue, então, para os túbulos renais, onde passa pelos processos de reabsorção e secreção. Na reabsorção, algumas substâncias são reabsorvidas para o sangue, enquanto no processo de secreção, substâncias são adicionadas ao filtrado. A reabsorção é importante, pois garante que água, íons e glicose, por exemplo, sejam reabsorvidos. A urina é resultado, portanto, dos processos de filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.

Após passar pelo túbulo renal, a urina segue para o ducto coletor, que leva o composto até a pelve renal (porção superior do ureter), saindo do rim, portanto, via ureter. Como dito anteriormente, do ureter, a urina segue até a bexiga, onde é armazenada e depois eliminada pela uretra.

Leia mais sobre: Formação da urina

Diferenças entre o sistema urinário masculino e feminino

O sistema urinário masculino e feminino apresenta os mesmos órgãos. Portanto, se você avaliar esse sistema em pessoas de sexos diferentes encontrará: dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Entretanto, algumas diferenças podem ser observadas. Veja algumas delas a seguir:

  • A bexiga está localizada em frente ao reto. Nos homens, essa se separa do reto pelas vesículas seminais, enquanto na mulher, observa-se a presença da vagina e útero.

  • A uretra no homem apresenta outra função além de garantir a eliminação da urina. Nesse sexo, a uretra dá passagem também ao sêmen durante a ejaculação. No sexo feminino, por sua vez, a uretra é considerada um órgão exclusivo do sistema urinário.

  • A uretra masculina é maior que a uretra feminina. Enquanto a uretra masculina possui cerca de 20 cm, a feminina apresenta apenas 4 cm.

Leia também: Órgãos que podem ser doados em vida

Curiosidade do sistema urinário

  • Cada rim possui aproximadamente um milhão de néfrons.

  • O rim de um recém-nascido é três vezes maior, em proporção ao peso do corpo, do que o rim de um adulto.

  • O rim direito é ligeiramente mais baixo do que o rim esquerdo devido à presença do fígado.

  • Os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto.

  • Em média, um indivíduo elimina entre 1000 e 1500 ml de urina por dia.

  • A presença de glicose na urina pode ser um sinal de diabetes.

  • A proximidade da uretra feminina com o ânus favorece o surgimento de infecção urinária.

  • A capacidade média da bexiga é de 700 a 800 ml.

  • O câncer de bexiga é o câncer mais comum do trato urinário. Sangue na urina, dor ao urinar, vontade de urinar, mas sem conseguir realizar a micção são alguns dos sinais que merecem atenção.

  • A hemodiálise é um procedimento em que uma máquina é utilizada para limpar e filtrar o sangue, atuando como um rim artificial.

  • Em 2017, o Brasil realizou 5948 transplantes de rim.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema urinário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm. Acesso em 23 de julho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?

  1. Rim, ureter, útero e bexiga.
  2. Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.
  3. Rim, fígado, bexiga e uretra.
  4. Rim, ureter, bexiga e vagina.
  5. Rim, ureter, bexiga e uretra.

Questão 2

O filtrado glomerular ou urina inicial é formado por água, ureia, sais, glicose, aminoácidos, entre outras substâncias. O filtrado glomerular é resultado do processo:

  1. de filtração, onde parte do plasma contido nos capilares do glomérulo sai para a cápsula renal.
  2. de filtração, onde algumas substâncias são absorvidas no túbulo renal.
  3. de filtração, processo que ocorre no túbulo renal.
  4. de reabsorção, onde algumas substâncias são absorvidas pelos capilares.
  5. de reabsorção, onde parte da água é absorvida pelos túbulos renais.

Mais Questões
Frequentemente os cristais de ácido úrico acumulam-se nas articulações do dedão do pé
Doenças e patologias Gota
Em estágios avançados da insuficiência renal crônica, o tratamento com hemodiálise pode ser necessário
Doenças e patologias Insuficiência renal crônica
A cistite é uma inflamação e/ou infecção da bexiga urinária que causa, entre outros sintomas, dor na região pélvica.
Doenças e patologias Cistite
A hemodiálise é feita através de uma máquina que filtra artificialmente o sangue
Doenças e patologias Hemodiálise
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola