Topo
pesquisar

Sistema urinário

Biologia

O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar substâncias indesejáveis do nosso organismo.
Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue e reabsorver água e outras moléculas úteis ao nosso organismo
Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue e reabsorver água e outras moléculas úteis ao nosso organismo
PUBLICIDADE

O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar a ureia e outras substâncias consideradas tóxicas para o nosso organismo.

Em nosso sistema urinário há um par de rins que recebe o sangue através das artérias renais. Essas artérias se ramificam em várias artérias menores, chamadas de arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas se conecta a um néfron e se ramifica, formando um novelo chamado de glomérulo renal.

O sangue chega até os rins pelas artérias renais e entra nas arteríolas do glomérulo renal em alta pressão, forçando o líquido constituído de água e pequenas moléculas como ureia, glicose, aminoácidos e sais a saírem para a cápsula renal. A cápsula renal é a estrutura em forma de taça situada na extremidade do néfron. Em seu interior encontramos o glomérulo renal. 

Esse líquido que sai do sangue é conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial. Esse filtrado sai da cápsula renal e vai para o túbulo renal ou néfrico. O túbulo renal é uma das estruturas que compõem o néfron, e é composto por três regiões: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou túbulo reto, e o túbulo contorcido distal. É no túbulo proximal que ocorre, por meio de transporte ativo, a reabsorção de moléculas úteis ao organismo, como glicose, aminoácidos e sais.

Após o túbulo contorcido proximal, encontra-se a alça néfrica. Na alça néfrica há dois ramos, um ascendente e outro descendente. No ramo descendente, a reabsorção de água por osmose continua; e no ramo ascendente, os sais são reabsorvidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois do ramo ascendente, encontra-se a parte final do túbulo contorcido distal. As paredes desse túbulo têm permeabilidade variável com relação à água, pois se o corpo precisar de água, as paredes do túbulo se tornam mais permeáveis, saindo mais água para o sangue por osmose. Mas se o corpo não precisar reter água, as paredes ficam menos permeáveis. Nas paredes desse túbulo há células que absorvem dos capilares substâncias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, e as lançam na urina em formação.

Ao sair do túbulo do néfron, o filtrado glomerular se transformou em urina, um líquido de cor amarelada composto por ureia e amônia, ácido úrico e sais em menores quantidades. 

Nos rins de uma pessoa são produzidos diariamente 160 L de filtrado glomerular, mas graças à reabsorção da água pelo túbulo do néfron, forma-se apenas 1,5 L de urina.

Depois de formada, a urina sai dos rins pelos ureteres. Os ureteres são tubos que conduzem a urina até a bexiga urinária. A bexiga urinária é uma bolsa com parede muscular que se localiza na pelve. É na bexiga que a urina se acumula e é lançada para fora através de um tubo chamado de uretra. Em um adulto, a bexiga tem capacidade para acumular até 300 mL de urina.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Sistema urinário"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm>. Acesso em 19 de maio de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?

  1. Rim, ureter, útero e bexiga.
  2. Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.
  3. Rim, fígado, bexiga e uretra.
  4. Rim, ureter, bexiga e vagina.
  5. Rim, ureter, bexiga e uretra.

Questão 2

O filtrado glomerular ou urina inicial é formado por água, ureia, sais, glicose, aminoácidos, entre outras substâncias. O filtrado glomerular é resultado do processo:

  1. de filtração, onde parte do plasma contido nos capilares do glomérulo sai para a cápsula renal.
  2. de filtração, onde algumas substâncias são absorvidas no túbulo renal.
  3. de filtração, processo que ocorre no túbulo renal.
  4. de reabsorção, onde algumas substâncias são absorvidas pelos capilares.
  5. de reabsorção, onde parte da água é absorvida pelos túbulos renais.

Mais Questões
Observe as principais estruturas que formam o rim
Biologia Rins
O corpo humano é formado por uma grande quantidade de células.
Biologia Corpo humano
Frequentemente os cristais de ácido úrico acumulam-se nas articulações do dedão do pé
Doenças e patologias Gota
Em estágios avançados da insuficiência renal crônica, o tratamento com hemodiálise pode ser necessário
Doenças e patologias Insuficiência renal crônica
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola