Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos encontrados tanto no exterior quanto no interior do corpo.

No sistema reprodutor masculino, a produção de espermatozoides ocorre no interior dos testículos
No sistema reprodutor masculino, a produção de espermatozoides ocorre no interior dos testículos
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O sistema reprodutor masculino, também chamado de sistema genital masculino, é composto pelos testículos, bolsa escrotal, pênis, um sistema de ductos ou canais e glândulas anexas.

No sistema reprodutor masculino, encontramos um par de testículos. Eles são as gônadas masculinas e se localizam no interior da bolsa escrotal. Ambos os testículos são constituídos por milhares de túbulos seminíferos e no interior desses túbulos ocorre a produção dos espermatozoides num processo chamado de espermatogênese. Também é nos testículos que encontramos as células intersticiais ou células de Leydig, cuja função é produzir o hormônio testosterona.

Após a formação dos espermatozoides nos túbulos seminíferos, eles são encaminhados através de ductos eferentes ao epidídimo, onde ganharão mobilidade e ficarão armazenados até serem eliminados na ejaculação. Quando o homem é estimulado sexualmente, os espermatozoides saem do epidídimo, através dos ductos deferentes, e são encaminhados até as glândulas seminais, e, em seguida, para a próstata. Tanto as glândulas seminais quanto a próstata são glândulas anexas que produzem substâncias que nutrem os espermatozoides. Depois de passar por essas glândulas anexas, o esperma ou sêmen é encaminhado à uretra, de onde será expulso.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando estimulado sexualmente, o homem libera um líquido que lubrifica a extremidade do pênis, além de atuar na limpeza da uretra. Esse líquido é produzido pelas glândulas bulbouretrais, que se localizam abaixo da próstata.

O pênis é o órgão copulador do sistema reprodutor masculino. Ele é composto por tecidos esponjosos que se enchem de sangue, deixando-o rígido e com maior volume.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Sistema reprodutor masculino"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-reprodutor-masculino.htm. Acesso em 19 de setembro de 2024.

Lista de exercícios


Exercício 1

Os espermatozoide são os gametas masculinos da espécie humana e são produzidos no sistema genital do homem, mais precisamente:

a) nos ductos eferentes.

b) no epidídimo.

c) nos túbulos seminíferos.

d) na próstata.

e) no testículo.

Exercício 2

Após serem produzidos, os espermatozoides ficam armazenados até o momento da eliminação (ejaculação). Durante o período de armazenamento, essas células também adquirem mobilidade, tornando-se aptas a nadar em direção ao ovócito. A região onde os espermatozoides ficam armazenados é chamada de:

a) testículo.

b) glândula seminal.

c) túbulo seminífero.

d) epidídimo.

e) próstata.