close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fisiologia

A Fisiologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. Estudar a fisiologia dos seres vivos é extremamente importante, pois não basta saber, por exemplo, quais são os órgãos que compõem um organismo, é fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas.

Para compreender a Fisiologia é necessário ter conhecimento básico de várias áreas da Biologia, tais como Anatomia, Morfologia, Biologia Celular, Bioquímica, Ecologia e Biofísica. Isso se faz necessário, pois todas essas áreas estão interligadas, e o funcionamento de um organismo está relacionado com processos que ocorrem em vários níveis de organização.

Na Fisiologia, estuda-se como o organismo funciona. A circulação sanguínea é um dos temas abordados nessa área.
Na Fisiologia, estuda-se como o organismo funciona. A circulação sanguínea é um dos temas abordados nessa área.

Tópicos deste artigo

Fisiologia humana

A fisiologia humana preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo. Dentre os processos estudados nessa área, podemos citar a digestão, a excreção, a circulação e a respiração.

Na fisiologia humana, estuda-se o funcionamento do corpo humano.
Na fisiologia humana, estuda-se o funcionamento do corpo humano.

Quando compreendemos a fisiologia humana, entendemos o funcionamento correto do organismo e, com isso, torna-se mais fácil entender alterações nesse funcionamento e criar métodos que façam com que o corpo retorne ao equilíbrio. Podemos concluir, portanto, que essa área é extremamente importante no campo da medicina.

Leia também o texto Corpo humano para aprender mais sobre as células, tecidos, órgãos e sistemas que formam o nosso organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fisiologia vegetal

A fisiologia vegetal é a parte da Botânica que estuda todos os processos que ocorrem em um vegetal, permitindo, desse modo, o entendimento de como as plantas funcionam. Nessa área são analisados todos os eventos químicos e físicos que ocorrem na planta e garantem seu crescimento e desenvolvimento.

A fotossíntese é um dos temas abordados na fisiologia vegetal.
A fotossíntese é um dos temas abordados na fisiologia vegetal.

Dentre os fenômenos estudados na fisiologia vegetal, podemos destacar a fotossíntese, respiração, ação dos hormônios vegetais, movimento de água e nutrientes pelo corpo da planta e os movimentos vegetais.

Leia também: Conceitos botânicos

História da Fisiologia

O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”.

Uma das figuras mais influentes no campo da fisiologia da Antiguidade foi Cláudio Galeno (129-200 d.C.), um médico conhecido por tratar gladiadores. Galeno realizou diversos trabalhos com animais e seguia uma doutrina conhecida como “quatro humores”. Essa doutrina partia da ideia de que o corpo era formado por quatro diferentes fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Segundo esse médico, o coração, o fígado e o cérebro eram os principais órgãos do corpo humano.

Outra figura que merece destaque é Andreas Versalius (1514-1564), que publicou, em 1543, a obra intitulada De Humani Corporis Fabrica. Esse trabalho ficou conhecido como um grande marco tanto no estudo da anatomia como para a fisiologia moderna, iniciando uma nova forma de compreender o funcionamento do corpo.

Outro estudo que merece destaque é o de William Harvey (1578-1657). Ele propôs a teoria de que o sangue circulava por todo o organismo graças ao bombeamento garantido pelo coração. Até esse momento, a teoria mais aceita afirmava que o sangue era constantemente produzido, e não que ele circulava pelo corpo. O trabalho de Harvey, sem dúvidas, foi fundamental para a compreensão de diversos outros processos fisiológicos.

O maior avanço dessa área da Biologia aconteceu, no entanto, ao longo do século XIX, em especial na Alemanha e na França. Nessa época, houve o entendimento da teoria celular e o desenvolvimento da fisiologia experimental. Nesse último caso, devemos destacar os trabalhos de Claude Bernard, que é considerado o pai da fisiologia experimental contemporânea e destacava a importância da experimentação.

No século XX, diversos processos foram desvendados, e o entendimento da bioquímica e da biologia molecular foi fundamental para o aprofundamento do conhecimento em fisiologia. Com os avanços tecnológicos, essa área continua a crescer e muitos processos ainda serão entendidos.

 


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fisiologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fisiologia.htm. Acesso em 20 de maio de 2022.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Na história do estudo da Fisiologia, sabemos que diversas pessoas foram essenciais para o desenvolvimento desse ramo da Biologia. Uma das mais influentes foi um médico que tratava de gladiadores e dizia que o corpo era formado por quatro fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Analise as alternativas a seguir e marque o nome desse importante médico:

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

Exercício 2

Hoje todos sabemos que o sangue circula pelo organismo graças ao bombeamento do coração, entretanto, antes, aceitava-se a ideia de que o sangue era constantemente produzido pelo corpo. O pesquisador que pela primeira vez propôs essa ideia de bombeamento do sangue pelo coração foi

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

Artigos Fisiologia


Sistema circulatório humano
Biologia

Choque circulatório

Confira aqui causas, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de choque circulatório.

A ação de determinados hormônios permite que o útero se prepare para uma possível gestação
Biologia

Ciclo menstrual

Saiba mais sobre a ação dos hormônios e eventos que desencadeiam na menstruação.

A coagulação pode evitar uma grande perda de sangue após uma lesão
Biologia

Coagulação sanguínea

Saiba mais sobre a coagulação sanguínea, sua importância e os modelos que tentam explicar esse complexo processo.

É por meio da contração muscular que podemos dobrar o braço
Biologia

Contração em músculos esqueléticos

Compreenda o mecanismo da contração em músculos esqueléticos e entenda a importância da actina e da miosina.

A coordenação motora fina permite-nos manusear pequenos objetos, desenhar e pintar
Biologia

Coordenação motora

Entenda o que é a coordenação motora, sua importância para nossa sobrevivência e a diferença entre coordenação motora grossa e fina.

As dores nos avisam quando algo não vai bem
Biologia

Dor

A dor é uma sensação ruim que sentimos quando algo em nosso corpo não vai bem. Compreenda os vários tipos de dor e suas causas.

Golfinhos recorrem à ecolocalização para reconhecer o ambiente
Biologia

Ecolocalização

Compreenda o que é a ecolocalização ou biossonar, uma importante adaptação encontrada em animais como morcegos e golfinhos.

O espermatozoide é a célula reprodutiva de todos os animais machos
Biologia

Espermatozoide

Clique aqui e veja como é a estrutura de um espermatozoide, o gameta masculino.

Os estrogênios são produzidos em maior quantidade na mulher
Biologia

Estrogênio

O que você sabe sobre o estrogênio? Clique aqui para conhecer as características do estrogênio e suas funções. Compreenda também por que ele é chamado de hormônio sexual feminino, as...

No decorrer dos tempos os seres vivos foram sofrendo mutações para se adaptarem às condições da superfície terrestre
Biologia

Evolução da respiração

Clique aqui e veja como se deu a evolução da respiração ao longo de bilhões de anos.

São nos néfrons que ocorre o processo de formação da urina
Biologia

Formação da urina

Entenda como ocorre a formação da urina nos néfrons e os processos que ocorrem nas etapas de filtração, reabsorção e secreção.

Pérola produzida no interior de um molusco
Biologia

Formação de uma pérola

Processo que ocorre em razão da penetração de substâncias estranhas entre a concha e manto de algumas espécies de ostras.

O teste de gravidez é feito através da análise da presença de hCG na urina ou sangue
Biologia

Gonadotrofina Coriônica humana (hCG)

Entenda o que é o hCG e qual é a função desse hormônio para a manutenção da gravidez.

Veja acima uma representação de como a HDL e a LDL atuam no sistema cardiovascular
Biologia

HDL e LDL

Você já ouviu falar em HDL e LDL? Descubra o que são essas moléculas e por que são frequentemente chamadas de bom e mau colesterol.

A hematose garante que o oxigênio chegue até os tecidos do corpo
Biologia

Hematose

Descubra o que é hematose e sua importância para o funcionamento adequado do organismo.

Na hemocromatose o primeiro órgão afetado geralmente é o fígado.
Biologia

Hemocromatose

Clique aqui e conheça os sintomas e as formas de tratamento da hemocromatose!

A febre é um sinal de que algo está errado com o corpo
Biologia

Homeostase

Entenda o que é a homeostase e como o organismo trabalha para manter nosso meio interno em equilíbrio.

Biologia

Hormônio antidiurético ou vasopressina

Aprenda mais sobre o hormônio antidiurético clicando aqui! Neste texto explicaremos o que é esse hormônio, onde é produzido e seu papel no organismo.

Os hormônios atuam apenas em tecidos-alvo
Biologia

Hormônios

Veja o que são hormônios e como eles agem em nosso corpo para promover a homeostasia.

A produção de testosterona pelos testículos embrionários induz a diferenciação da genitália masculina
Biologia

Hormônios masculinos

Saiba mais sobre os hormônios masculinos que são produzidos pelas gônadas masculinas.

Como nosso corpo não acumula água, é fundamental a ingestão dessa substância
Biologia

Importância da água para o corpo humano

Entenda a importância da água para o corpo humano e o motivo pelo qual devemos ingerir diariamente cerca de 2,5 litros dessa substância.

Os neurônios são as células que permitem a passagem do impulso nervoso.
Biologia

Impulso nervoso

Compreenda como ocorre a propagação do impulso nervoso por meio das células nervosas!

Biologia

Imunidade

A imunidade é fundamental para a saúde do nosso corpo. Clique aqui e aprenda o que é imunidade, quais são seus tipos e como podemos de melhorá-la.

O pâncreas e as Ilhotas de Langerhans: células alfa e beta, produtoras de hormônios
Biologia

Insulina e Glucagon

Hormônios que atuam de forma antagônica, sendo secretados pelo pâncreas de acordo com as necessidades do organismo.

A planta carnívora apresenta uma resposta ao ser tocada por um inseto
Biologia

Irritabilidade

Entenda o que é irritabilidade, uma capacidade presente em todos os seres vivos, e conheça exemplos dessa propriedade.

A secreção de hormônios tiroidianos obedece a um mecanismo de feedback negativo
Biologia

Mecanismo de Feedback

Entenda o que é o mecanismo de feedback e aprenda a diferença entre feedback positivo e negativo.

Os movimentos peristálticos garantem o transporte da massa alimentar pelo sistema digestório
Biologia

Movimentos peristálticos

Saiba mais sobre os movimentos peristálticos e sua importância para o processo de digestão.

A ocitocina é um hormônio formado por nove aminoácidos
Biologia

Ocitocina: o hormônio do amor?

A ocitocina é realmente o hormônio do amor? Clique aqui e descubra as diferentes funções que são atribuídas a esse hormônio e por que ele recebe a denominação de hormônio do amor. Além...

Em dias quentes e ao praticar exercícios, ocorre uma perda acentuada de água pelo suor
Biologia

Perda de água pelo organismo

Descubra como ocorre a perda de água pelo organismo e como isso afeta o equilíbrio do corpo.

Hormônio lactogênico, precursor do aleitamento materno
Biologia

Prolactina

Hormônio produzido pela adeno-hipófise: regulação e suas funções.

A formação do quimo e do quilo ocorre, respectivamente, no estômago e no intestino delgado
Biologia

Quimo e quilo

Entenda a diferença entre quimo e quilo, dois produtos formados durante a digestão do alimento no sistema digestório.

Todo ser vivo possui um ciclo de descanso e atividade relacionado aos períodos diurno e noturno
Biologia

Relógio Biológico

Veja o que é relógio biológico e como ele age no nosso organismo.

O sistema respiratório é o responsável por realizar a respiração pulmonar
Biologia

Respiração pulmonar

Saiba mais a respeito da respiração pulmonar e entenda sua relação com a respiração celular.

Biologia

Sistema imunológico

Clique aqui e saiba mais sobre o sistema imunológico ou sistema imune! Conheça sua função e seus principais componentes. Saiba quais os tipos existentes de imunidade!

A somatotropina é um hormônio relacionado ao nosso crescimento.
Biologia

Somatotropina

Entenda o que é a somatotropina, sua função, como é gerada e a importância que possui no nosso organismo. Aprenda sobre esse hormônio essencial.

O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas.
Biologia

Suor

Clique aqui e saiba o que é o suor, o que é hiper-hidrose, onde o suor é produzido e qual a sua função.

A testosterona é um hormônio produzido em ambos os sexos, e suas fórmulas químicas estão representadas acima
Biologia

Testosterona

Aprenda um pouco mais a respeito da testosterona, um importante hormônio presente em homens e em mulheres. Neste texto, abordaremos, principalmente, as funções desse hormônio, as consequências...

Os anfíbios possuem respiração do tipo pulmonar e cutânea
Biologia

Tipos de respiração dos animais

Conheça os diferentes tipos de respiração dos animais e aprenda as principais diferenças entre eles.

A carência de iodo na alimentação provoca Bócio (papo)
Biologia

Tiroxina e Tri-iodotironina

Hormônios sintetizados pela glândula tireoidea: regulação, atuação e disfunção; excesso e insuficiência.