Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Miocárdio

Miocárdio é uma das camadas da parede do coração. Ele é formado por células musculares cardíacas e apresenta um sistema capaz de controlar o ritmo cardíaco.

Representação do coração dentro de corpo humano.
O coração é um órgão muscular que garante o bombeamento do sangue para o nosso corpo.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Miocárdio é o nome dado a uma das camadas que formam a parede do coração. Trata-se da camada mais espessa, constituída por tecido muscular estriado cardíaco. Vários problemas de saúde podem acometer o miocárdio, sendo esse o caso da miocardite e do infarto do miocárdio.

A miocardite caracteriza-se por uma inflamação que acomete o músculo cardíaco. Já o infarto do miocárdio é considerada atualmente a maior causa de morte no Brasil e acontece em decorrência da morte de células do músculo do coração.

Confira nossa videoaula: Sistema cardiovascular

Tópicos deste artigo

Resumo sobre miocárdio

  • A parede do coração é formada por camadas, sendo o miocárdio a camada média.

  • O miocárdio é constituído de tecido muscular estriado cardíaco.

  • No miocárdio está espalhado um sistema capaz de controlar o ritmo cardíaco.

  • A miocardite é uma resposta inflamatória do miocárdio.

  • O infarto do miocárdio é um problema que causa várias mortes todos os anos no Brasil e no mundo.

  • Essa condição se caracteriza pela morte das células do músculo do coração devido à interrupção do fluxo sanguíneo para essa área.

O que é o miocárdio?

Miocárdio é o nome dado a uma das túnicas que formam as paredes do coração, a qual é constituída por células musculares cardíacas. A orientação das células musculares nessa camada é muito variada, sendo possível observar em um mesmo corte células dispostas em diferentes direções. O miocárdio é a camada mais espessa do coração e está localizada entre o endocárdio e o pericárdio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas células musculares cardíacas são capazes de se contrair e relaxar sem que o sistema nervoso as estimule, característica que faz com que sejam chamadas de autorrítmicas. No miocárdio está espalhado um sistema capaz de controlar o ritmo cardíaco, proporcionando ao órgão uma contração coordenada.

O chamado nó sinoatrial consiste em um aglomerado de células que produzem impulsos elétricos semelhantes aos das células nervosas. Esses impulsos se propagam rapidamente pelo tecido cardíaco e difundem-se pelas paredes do átrio.

Enquanto ocorre a contração atrial, os impulsos elétricos gerados pelo nó sinoatrial chegam a um outro conjunto de células autorrítmicas, as quais estão presentes na parede entre os átrios esquerdo e direito. Essas células formam o chamado nó atrioventricular.

No nó atrioventricular os impulsos são retardados por um breve período, garantindo, desse modo, que os átrios se esvaziem antes dos ventrículos se contraírem. Posteriormente, os sinais produzidos no nó atrioventricular são transmitidos, via fibras de Purkinje e ramos do feixe, para o ápice e pelos ventrículos.

Veja também: Vasos sanguíneos — estruturas por onde o sangue circula

Miocardite

A miocardite é uma resposta inflamatória do miocárdio que ocorre, geralmente, como consequência de uma infecção. Dentre os agentes infecciosos que causam o problema destacam-se os vírus, sendo o vírus causador da covid-19 um dos responsáveis por desencadear miocardite.

Imagem em 3D mostra coração humano cercado de vírus.
A miocardite foi recentemente relacionada com a covid-19 e reações pós-vacina contra essa doença.

Após relatos desse problema como consequência da vacinação com imunizante contra a covid-19 de RNAm, a miocardite ganhou os noticiários mundiais. Esse ocorrido, no entanto, é considerado uma resposta rara ao imunizante, e a maioria dos pacientes com essa reação pós-vacina respondeu bem ao tratamento.

A miocardite pode causar sintomas como dor no peito, palpitações e falta de ar. Em casos mais graves desse problema, a miocardite pode levar à falência do coração.

Atualmente, a miocardite é considerada um desafio para a Medicina, pois não é facilmente reconhecida por meio de exames clínicos e não existe um exame padrão para seu diagnóstico.

Infarto do miocárdio

O infarto do miocárdio, também conhecido popularmente como ataque cardíaco, é uma condição caracterizada pela morte das células do músculo do coração devido à interrupção do fluxo sanguíneo para essa área. Uma das causas para essa interrupção é a formação de coágulos.

Quando falamos em infarto do miocárdio, o sintoma mais comum é o desconforto na região do peito, que pode irradiar para o braço esquerdo. A dor é intensa, prolongada e geralmente acompanhada de sensação de peso na região do peito. O paciente ainda pode sentir falta de ar e sensação de desmaio.

Vale destacar que, em alguns pacientes, a dor pode não aparecer, o que faz com que o infarto possa demorar mais a ser diagnosticado devido à falta de sinais específicos.

São considerados fatores de risco para o infarto do miocárdio o sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada, altos níveis de colesterol e estresse. Assim sendo, investir em hábitos de vida mais saudáveis é a chave para prevenir esse problema. Atualmente, o infarto do miocárdio é considerado a maior causa de mortes em nosso país.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Miocárdio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/miocardio.htm. Acesso em 04 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...