Topo
pesquisar

Fraturas

Biologia

As fraturas são lesões nos ossos que causam a interrupção da continuidade dessas estruturas. Podemos classificá-las em dois tipos principais: fratura exposta e fechada.
PUBLICIDADE

As fraturas podem ser definidas como uma interrupção da continuidade do osso. Uma queda, por exemplo, pode causar fraturas, principalmente em idosos, que apresentam, geralmente, ossos menos resistentes.

Classificação das fraturas

A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas:

  • Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente;

  • Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente. Esse tipo de fratura não é identificado tão facilmente, uma vez que não há a exposição do osso. Entretanto, alguns sinais podem indicar sua ocorrência, tais como grande dor no osso ou nas articulações, dificuldade ou até mesmo incapacidade de movimentar a área afetada, inchaço e pele arroxeada, formigamento e adormecimento da região.

Além dessa classificação de acordo com o tipo de lesão, também podemos classificar a fratura em traumática, por estresse e em osso patológico.

  • Fraturas traumáticas: ocorrem por causa da aplicação de uma força maior que a resistência do osso. Elas ocorrem como consequência de grandes impactos, como uma queda;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Fraturas por estresse: são ocasionadas por uma sobrecarga constante sobre os ossos em virtude de atividades de grande intensidade. É comum em atletas, dançarinos e militares;

  • Fraturas em osso patológico: ocorrem como consequência de uma alteração na estrutura do osso. Normalmente esse problema está relacionado com neoplasias (tumores), mas pode ter outras causas.

O que devemos fazer em caso de fraturas?

No caso da ocorrência de fraturas, é essencial procurar imediatamente auxílio médico. Para isso, é importante imobilizar o local e não tentar nunca voltar o osso para o local de origem. Em casos de fraturas expostas, é essencial cobrir o ferimento com pano limpo para evitar possíveis contaminações. Nas fraturas fechadas, pode-se colocar compressas de gelo para diminuir a dor e o inchaço na área.

ATENÇÃO: Quando o paciente apresenta uma fratura, não é recomendado dar-lhe comida ou água.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A fratura pode ser definida como uma interrupção da continuidade do osso
A fratura pode ser definida como uma interrupção da continuidade do osso

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fraturas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fraturas.htm. Acesso em 19 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

As fraturas são lesões comuns em nossos ossos. O termo fratura é utilizado quando:

a) os ossos estão deslocados da posição original.

b) os ossos apresentam-se desgastados.

c) os ossos perdem sua continuidade.

d) os ossos apresentam-se porosos.

e) os ossos não estão envoltos por cartilagem.

Questão 2

De acordo com o tipo de lesão, podemos classificar uma fratura de diferentes formas. As decorrentes de grandes impactos, provocados pela aplicação de força maior que a suportada pelo osso, são chamadas de:

a) expostas.

b) fechadas.

c) traumáticas.

d) fraturas por estresse.

e) fraturas em osso patológico.

Mais Questões
Os primeiros socorros em muitas situações são fundamentais para evitar a morte de uma pessoa.
Saúde e Bem-estar Primeiros socorros
Na figura podemos observar um osso sadio, de uma pessoa jovem, à esquerda; e um osso com osteoporose, de uma pessoa de idade mais avançada, à direita
Doenças e patologias Osteoporose
A estrutura do tecido ósseo
Biologia Tecido ósseo
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola