Topo
pesquisar

Nervos

Biologia

Nervo óptico (seta)
Nervo óptico (seta)
PUBLICIDADE

O sistema nervoso periférico é constituído de nervos, gânglios e terminações nervosas. Ele é responsável pela condução de estímulos ao sistema nervoso central ou de emissão de respostas, em órgãos específicos.

Fibras nervosas e tecido conjuntivo formam os nervos, que são os responsáveis pela transmissão de impulsos, do ou para o SNC (sistema nervoso central). São respectivamente: fibras sensoriais (ou aferentes); e fibras motoras (ou eferentes). As primeiras levam impulsos de células sensoriais para o SNC; e as segundas, são responsáveis por destinar os impulsos do SNC para os músculos.

Nervos se distribuem por todo o corpo a partir da medula espinal (31 pares de nervos espinais, ou raquidianos); ou do encéfalo (12 pares de nervos cranianos).

Nervos raquidianos se ligam a células sensoriais e, também, a músculos do corpo. Esses possuem duas raízes, sendo a de região ventral constituída de fibras motoras, e a de região dorsal, de fibras sensoriais. Dessa forma, estes 31 pares são considerados nervos mistos. Lesões provocadas na raiz motora, por exemplo, podem fazer com que o indivíduo tenha paralisia sem, no entanto, perder a sensibilidade. Já no caso de lesões na raiz sensorial, pode haver perda de sensibilidade sem, no entanto, haver alterações no tônus muscular.

Nervos cranianos são ligados a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos da cabeça. Alguns deles possuem dilatações resultantes de um acúmulo de neurônios: os gânglios nervosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 

Veja mais!
Sistema nervoso
Sistema nervoso central

Anatomia Humana - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Nervos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/nervos.htm>. Acesso em 21 de maio de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Os nervos são formados por fibras nervosas, as quais estão agrupadas em feixes. Essas estruturas constituem o:

a) Sistema nervoso central.

b) Sistema endócrino.

c) Sistema nervoso periférico.

d) Sistema cardiovascular.

e) Sistema tegumentar.

Questão 2

Os nervos são estruturas importantes que garantem a comunicação entre os órgãos sensitivos e efetores e os centros nervosos. Em sua estrutura, são encontradas fibras aferentes e fibras eferentes. Os nervos que possuem fibras aferentes são responsáveis:

a) por garantir que as informações obtidas no meio ambiente e no interior do corpo sejam levadas até os centros nervosos.

b) por garantir a ação de um órgão efetor imediatamente após um determinado estímulo.

c) por garantir que as informações obtidas no meio ambiente e no interior do corpo sejam levadas até os órgãos efetores imediatamente.

d) por promover a rápida resposta aos estímulos.

e) por promover a propagação do impulso dos centros nervosos para os órgãos efetores.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola