Topo
pesquisar

Pelo humano

Biologia

O pelo humano é uma estrutura queratinizada que apresenta uma cutícula, um córtex e uma medula.
O pelo é formado no folículo piloso
O pelo é formado no folículo piloso
PUBLICIDADE

O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos, tais como unhas, glândulas e pelos. Esses últimos desenvolvem-se nos folículos pilosos e são uma estrutura morta formada, principalmente, por queratina.

Como é a estrutura do pelo humano?

Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.

  • Cutícula: é a camada mais externa do pelo e é formada por células que lembram escamas. Essas células são completamente queratinizadas e não possuem nenhum pigmento. A queratina nessa região é dura.

  • Córtex: é a camada intermediária, constitui cerca de 90% do peso do pelo e é formada por células epiteliais ricas em melanina, proteína que dá cor à pele e pelos. A queratina nessa região é dura.

  • Medula: é a parte mais central do pelo e está presente apenas em pelos maduros. Ela é formada por camadas de células grandes e sem núcleo. A queratina nessa região é mole.

Observe as três partes básicas de um pelo
Observe as três partes básicas de um pelo Título: Estrutura do pelo

Onde os pelos são encontrados?

Os pelos são encontrados em praticamente todo o nosso corpo, sendo mais abundantes no couro cabeludo. Essas estruturas não estão presentes em nossos lábios, em algumas regiões genitais (lábios, pequenos lábios e glande), na lateral das mãos e pés e na palma da mão e na planta do pé.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os folículos pilosos dos pelos que formam a barba e os cabelos são chamados de folículos terminais. Aqueles folículos que formam os pelos do restante do corpo são chamados de velus. Temos ainda folículos chamados de sebáceos, que produzem pelos tão pequenos que não são vistos na superfície.

Quais são as fases do ciclo biológico do pelo?

O ciclo de um pelo dura aproximadamente cinco anos e é dividio em três fases: crescimento, repouso e queda.

  • Fase de crescimento: Essa fase, conhecida também como fase anágena, é um período em que o pelo está sendo produzido continuamente na região do bulbo piloso. Essa etapa dura entre dois e seis anos.

    Vale frisar que o comprimento do pelo é determinado geneticamente. Isso quer dizer que o cabelo de uma pessoa, por exemplo, pode não atingir um maior comprimento, uma vez que essa é uma característica genética, não existindo, nesse caso, “fórmula mágica” para o crescimento.

  • Fase de repouso: Essa fase, também chamada de fase catágena, é um momento em que a atividade celular é reduzida e observa-se a atrofia do bulbo. Essa fase dura, em média, de duas a três semanas.

  • Fase de queda: Essa fase é a etapa final, também chamada de telógena, e caracteriza-se pela queda do pelo. Nessa momento, o pelo solta-se do folículo, que está completamente atrofiado.

Após a queda do pelo, o ciclo inicia-se novamente. Vale destacar que a retirada do pelo influencia ativamente no ciclo biológico dessa estrutura.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pelo humano"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pelo-humano.htm>. Acesso em 21 de setembro de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

O pelo humano é uma estrutura encontrada na pele que se desenvolve em folículos pilosos. Essa estrutura é formada, principalmente, por uma proteína denominada de:

a) Celulose.

b) Queratina.

c) Quitina.

d) Glutamina.

e) Cisteína.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA