Topo
pesquisar

Diferença entre veia, artéria e capilar

Biologia

A diferença entre veia, artéria e capilar pode ser encontrada no calibre de cada vaso e no caminho que o sangue percorre pelo corpo.
PUBLICIDADE

Os vasos sanguíneos, assim como o coração, são componentes do sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório. Apesar de todos serem vasos que transportam sangue, existem algumas diferenças básicas entre veia, artéria e capilar.

Característica comum aos vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos normalmente são formados por algumas camadas (túnicas) em comum: a túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. A túnica íntima, camada mais interna, é formada por células endoteliais que se apoiam em tecido conjuntivo. Em seguida, temos a túnica média, formada por células musculares lisas e tecido elástico. Nais externamente, temos a túnica adventícia, formada principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido conjuntivo frouxo.

Mapa Mental: Vasos Sanguíneos

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Artérias

As artérias saem do coração e tornam-se cada vez mais finas à medida que se ramificam. Esses vasos apresentam como função principal levar o sangue e, consequentemente, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos.

As artérias transportam sangue sob alta pressão, sendo necessário, portanto, paredes elásticas e fortes. Como dito anteriormente, os vasos sanguíneos, de uma maneira geral, apresentam três túnicas, entretanto, nas artérias maiores, a túnica média é bem mais espessa e rica em fibras elásticas quando comparada a outros vasos.

Observe a espessura da túnica média da artéria e da veia
Observe a espessura da túnica média da artéria e da veia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veias

As veias resultam da convergência de vasos capilares e se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.

A tarefa principal das veias é levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo. Como algumas veias transportam sangue contra a gravidade e a pressão sanguínea é baixa, essas estruturas apresentam algumas válvulas. Essas válvulas, formadas por pregas da túnica íntima, garantem o fluxo correto do sangue em direção ao coração.

Capilares

Os capilares são vasos sanguíneos muito delgados, sem túnica média e adventícia, que formam uma rede complexa de vasos. Por possuírem parede fina, com apenas poucas camadas de células, tornam-se local ideal para que ocorram as trocas gasosas.

Curiosidade: algum tempo o termo sangue venoso e arterial era utilizado para indicar o sangue que corria nas veias e nas artérias, respectivamente. Entretanto, o sangue venoso, que é rico em gás carbônico, circula também em artérias, mais precisamente na artéria pulmonar. O mesmo ocorre com sangue arterial, rico em oxigênio, que circula nas veias pulmonares. Assim sendo, é inadequado dizer que nas veias há apenas sangue venoso e que nas artérias há apenas sangue arterial.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os vasos sanguíneos garantem a circulação do sangue impulsionado pelo coração
Os vasos sanguíneos garantem a circulação do sangue impulsionado pelo coração

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diferença entre veia, artéria e capilar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferenca-entre-veia-arteria-capilar.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(FUVEST) O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano.

Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?

 

I

II

III

a)

artéria

capilar

veia

b)

artéria

veia

capilar

c)

artéria

veia

artéria

d)

veia

capilar

artéria

e)

veia

artéria

capilar

Questão 2

(UFSCar-2004) Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partir dali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de:

a) artérias ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ capilares.

b) artérias ⇒ coração ⇒ veias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ capilares.

c) veias ⇒ artérias ⇒ coração ⇒ veias ⇒ pulmão ⇒ artérias ⇒ capilares.

d) veias ⇒ pulmão ⇒ artérias ⇒ coração ⇒ veias ⇒ pulmão ⇒ artérias ⇒ capilares.

e) veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ capilares

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola