Topo
pesquisar

Sistema esquelético

Biologia

Entre as funções do sistema esquelético, estão a sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, entre outras.
O esqueleto possui como função proteger órgãos internos
O esqueleto possui como função proteger órgãos internos
PUBLICIDADE

O sistema esquelético é composto por ossos e cartilagens que estão perfeitamente arranjados na formação do nosso esqueleto. O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos, que atuam na sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, produção de células sanguíneas e armazenamento de alguns sais minerais, tais como cálcio e fósforo.

Os ossos são formados por um tipo especial de tecido conjuntivo, o tecido ósseo, que possui uma matriz intracelular mineralizada. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, é formado por células vivas: os osteoblastos, osteoclastos e osteócitos. O primeiro grupo de células é responsável pela síntese da matriz óssea. Os osteoclastos atuam na reabsorção óssea. Já os osteócitos estão relacionados com a manutenção da matriz e reabsorção quando estimulados pelo hormônio da paratireoide.

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos de acordo com a sua forma em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Observe a seguir as principais características de cada tipo:

Ossos longos: Esses ossos apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura. Dentre os exemplos de ossos longos, podemos citar o fêmur e a ulna.

Ossos curtos: Todas as dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. Dentre os exemplos, podemos citar o tarso e o carpo.

Ossos planos ou laminares: Possuem pequena espessura e comprimento e largura equivalentes. Como exemplo, podemos citar os ossos do crânio.

Ossos irregulares: Esse tipo não apresenta uma forma geométrica definida. Como exemplo, podemos citar as vértebras.

Ossos sesamoides: Esse tipo de osso é pequeno e arredondado. O principal osso sesamoide é a patela.

Esses diferentes tipos de ossos estão ligados uns aos outros por meio das articulações ósseas, que podem ser móveis, como as do joelho, ou não permitirem a movimentação (fixas), como as articulações dos ossos do crânio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe alguns ossos do esqueleto
Observe alguns ossos do esqueleto

O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções: axial e apendicular. No chamado esqueleto axial, temos o crânio, vértebras, costelas e esterno. O crânio, formado por 22 ossos, é a porção responsável por garantir, principalmente, a proteção do encéfalo. As vértebras formam a chamada coluna vertebral e são compostas por 33 ossos. As costelas formam a caixa torácica e articulam-se com as vértebras na porção posterior e com o esterno na porção anterior do corpo. Essa articulação com o esterno é possível graças à presença de cartilagem.

O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos membros e pelas cinturas escapular e pélvica. A cintura escapular, que é formada pela clavícula e escápula, une o tórax aos membros superiores, enquanto a cintura pélvica, que é formada pelo osso do quadril, liga-se ao sacro e aos membros posteriores.

Os membros superiores são formados pelo úmero, que forma o braço, e a ulna e o rádio, que formam o antebraço. O punho e as mãos são formadas, respectivamente, pelo carpo e metacarpos. Os dedos, por sua vez, são formados pelas falanges. Já os membros inferiores são formados pelo fêmur, que é o osso da coxa, e a tíbia e a fíbula, que formam a perna. O joelho é composto pela patela e nos pés encontramos os ossos do tarso, metatarso e falanges.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema esquelético"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-esqueletico.htm>. Acesso em 14 de dezembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sabemos que o esqueleto de um adulto e o de uma criança apresentam algumas diferenças. A respeito do esqueleto humano nas diferentes fases da vida, marque a alternativa correta.

a) O esqueleto de um adulto apresenta aproximadamente 150 ossos.

b) Em uma criança, observa-se um número maior de ossos, que, posteriormente, serão absorvidos pelo corpo.

c) No adulto, observa-se um número menor de ossos, pois, à medida que ocorre o desenvolvimento, muitos ossos unem-se.

d) Em uma criança existe um número menor de ossos, pois, nessa fase, essas estruturas são constituídas por cartilagem.

e) Em crianças e adultos encontramos o mesmo número de ossos.

Questão 2

Os ossos são responsáveis, além da sustentação do corpo, pela produção de células sanguíneas, proteção de órgãos vitais e armazenamento de sais minerais. Esses órgãos são formados por tecido ósseo, um tipo de tecido

a) epitelial.

b) muscular.

c) conjuntivo.

d) nervoso.

e) adiposo.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola