Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Coluna vertebral

Biologia

A coluna vertebral é uma estrutura que faz parte do nosso esqueleto axial e é formada por 33 vértebras. A coluna garante sustentação ao nosso corpo e protege a medula espinal.
A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo.
A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo.
PUBLICIDADE

A coluna vertebral é uma das partes que formam nosso sistema locomotor. Ela é o eixo central do nosso corpo, garantindo a sustentação do organismo e possuindo papel essencial na nossa locomoção e equilíbrio. A coluna é formada por uma série de ossos articulados, denominados vértebras. No total, temos 33 vértebras formando essa estrutura, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

Leia também: Como a má postura pode prejudicar os estudantes

Resumo sobre coluna vertebral

  • A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

  • Entre as vértebras, estão presentes os discos intervertebrais.

  • A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo.

  • A coluna vertebral protege a medula espinal.

  • A coluna não é uma estrutura completamente reta, havendo curvaturas naturais.

  • Alguns problemas que podem acometer a coluna vertebral são a hérnia de disco, o bico de papagaio e os desvios posturais.

  • A boa postura pode ajudar a evitar dores na coluna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Anatomia da coluna vertebral

A coluna vertebral é uma estrutura do esqueleto axial formada por ossos chamados de vértebras, os quais são unidos entre si por meio de articulações. O comprimento da coluna vertebral corresponde a aproximadamente dois quintos da altura total do nosso corpo. Entre cada vértebra estão os chamados discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas que evitam o atrito entre esses ossos e também amortecem impactos.

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo:

  • 7 vértebras cervicais;

  • 12 vértebras torácicas;

  • 5 vértebras lombares;

  • 5 vértebras fundidas, que formam o sacro;

  • 4 vértebras fundidas, que formam o cóccix.

Partes da coluna vertebral
Estrutura da coluna vertebral

Uma vértebra típica apresenta um corpo, um arco e os processos vertebrais. O corpo é a região anterior da vértebra e é composta por uma massa cilíndrica de osso esponjoso com bordas superior e inferior formadas por osso compacto.

O corpo de uma vértebra separa-se do corpo da outra vértebra pelo disco intervertebral. Na região posterior do corpo, está o arco. O arco é formado pelos pedículos direto e esquerdo e pelas lâminas direita e esquerda. Ele é responsável por formar as paredes do forame vertebral, local onde passa a medula espinal.

Por fim, temos os processos vertebrais, que são pontas ósseas que partem das lâminas. Os processos vertebrais variam em forma, direção e tamanho, a depender da região da coluna vertebral onde a vértebra está posicionada.

Curvaturas da coluna vertebral

No embrião, a coluna vertebral apresenta apenas uma curva, possuindo o formato de C. Após o nascimento, com o aumento da cabeça e a adoção da postura ereta, a coluna vai adquirindo suas curvaturas normais.

Em um indivíduo adulto, as curvaturas sagitais são quatro: curvatura cervical, curvatura torácica, curvatura lombar e curvatura sacrococcígea. A curvatura cervical é convexa para diante, a curvatura torácica é côncava para diante, a curvatura lombar é convexa para diante e a curvatura sacrococcígea é côncava para diante.

A coluna possui também curvaturas laterais e estas, geralmente, apresentam-se em número de três: curvaturas cervical, dorsal e lombar. A curvatura cervical é convexa para a esquerda, a dorsal é convexa para a direita e a lombar é convexa para a esquerda. Postura inadequada, ou mesmo algum acidente, pode provocar acentuação das curvas normais da coluna.

Leia também: Funções da coluna — proteção à medula espinal e outros órgãos

Função da coluna vertebral

A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo. Ela garante a rigidez necessária para a sustentação do nosso organismo e também oferece a flexibilidade necessária para que sejamos capazes de movimentar o nosso tronco, sendo essencial para a manutenção do nosso equilíbrio, postura e permitir nossa locomoção. Além disso, a coluna vertebral garante proteção à medula espinal, um componente do sistema nervoso central.

Doenças da coluna vertebral

Dor na coluna
Vários problemas podem acometer nossa coluna vertebral.

Diferentes problemas podem afetar nossa coluna. Um dos problemas mais conhecidos é a chamada hérnia de disco, a qual ocorre quando um disco intervertebral sai da sua posição normal. Quando isso acontece, o disco pode comprimir as raízes nervosas, provocando dores intensas e até mesmo incapacitantes. É comum, nesses casos, sentir formigamento, dores na perna e até paralisação dos movimentos.

Outro problema observado na coluna é o chamado bico de papagaio ou osteofitose. Nesse caso, há um crescimento anormal de uma saliência óssea nas vértebras, a qual pode surgir em consequência, dentre outros fatores, do desgaste do disco intervertebral. Essa saliência pode comprimir nervos e vasos sanguíneos.

Quando falamos em coluna vertebral, não podemos deixar de citar também as alterações da curvatura da coluna vertebral. Quando há alterações da curvatura da coluna no plano frontal, falamos em escoliose, enquanto que no plano sagital há a cifose, ou hipercifose, e a lordose, ou hiperlordose.

  • Escoliose: Geralmente está associada a uma deformidade rotacional. Nesse caso, a coluna está desviada para o lado.

  • Cifose ou hipercifose: Nesse tipo de alteração da curvatura, percebemos uma acentuação da curvatura na área torácica. Pessoas que possuem essa alteração postural apresentam as costas arqueadas e os ombros projetados para frente.

  • Lordose ou hiperlordose: Ocorre quando a curvatura anterior está acentuada na área lombar.

É importante destacar que muitos problemas de coluna poderiam ser evitados se fossem adotadas medidas simples, como não utilizar travesseiros muito finos que alteram a curvatura da coluna, encostar-se adequadamente nas cadeiras ao sentarmos, não carregar mochilas ou sacolas com o peso em um só lado do corpo, evitar realizar atividades domésticas com o tronco totalmente inclinado e abaixar-se flexionando os joelhos ao invés das costas. Para saber mais, leia: Cuidados com a coluna vertebral.

 

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coluna vertebral"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coluna-vertebral.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é boa postura e o que é necessário para consegui-la? Clique aqui, aprenda mais sobre o tema e entenda os riscos da má postura.
Clique aqui e entenda como a má postura pode prejudicar a vida dos estudantes! Conheça também dicas que podem ajudá-los a manter uma boa postura no dia a dia.
Clique para conferir alguns cuidados com a coluna vertebral que são extremamente importantes!
O que é equilíbrio, a importância do equilíbrio, parte do organismo responsável pelo equilíbrio, a formação do aparelho vestibular, funções do equilíbrio, como o organismo consegue se movimentar.
Saiba os nomes dos principais ossos do esqueleto humano, quantos ossos existem no nosso corpo e quais são as suas funções.
Conheça as funções da coluna e saiba por que ela é tão importante.
Aprenda mais sobre a medula espinhal clicando aqui! Neste texto explicaremos o que é medula espinhal, sua função e os problemas desencadeados por lesões.
Conheça o sistema locomotor e saiba como o homem consegue realizar a locomoção.