Topo
pesquisar

Ovários

Biologia

Os ovários são estruturas do sistema reprodutor feminino responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais.
PUBLICIDADE

O ovário é uma importante parte do sistema reprodutor feminino. Assim como os testículos do homem, os ovários são estruturas relacionadas com a produção de hormônios e com a formação de células reprodutivas, chamadas popularmente de óvulos.

Características gerais dos ovários

Os ovários são duas estruturas localizadas na cavidade pélvica que mudam sua posição durante o desenvolvimento. Essas estruturas apresentam formato de amêndoa, tendo forma alongada no sentido craniocaudal. Durante o ápice da atividade menstrual da mulher, a superfície do ovário apresenta-se rugosa em razão do desenvolvimento dos folículos ovarianos (ovócitos envolvidos por células foliculares, também chamadas de células da granulosa). Geralmente os ovários possuem 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1cm de espessura.

O ovário possui duas zonas distintas principais: o córtex e a medula. Na região do córtex, é possível observar os folículos em diferentes estágios de desenvolvimento. Já a medula ocupa a região central e fornece células intersticiais que formam a teca dos folículos.

No início da vida, o ovário apresenta-se pequeno, mas vai aumentando de tamanho até a fase adulta. Durante a menopausa, observa-se regressão. Quando ocorre o crescimento do ovário no feto, milhares de ovogonias são produzidas. Vale frisar que, apesar de aumentar de tamanho durante o desenvolvimento, o ovário não está produzindo novas células reprodutivas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funções dos ovários

Os ovários possuem duas funções básicas: ovogênese e esteroidogênese. Esse último processo relaciona-se com a produção de hormônios sexuais, como o estrógeno e a progesterona. São esses dois hormônios os responsáveis pelo funcionamento adequado do ciclo ovulatório, além de atuar no surgimento de caracteres sexuais secundários.

A ovogênese diz respeito à formação dos ovócitos e inicia-se ainda na fase fetal, quando várias ovogonias são produzidas. Essas células interrompem sua atividade na prófase da meiose (ovócitos primários), voltando a se dividir apenas na puberdade, quando se iniciam os ciclos menstruais e, consequentemente, a ovulação.

A ovulação é o momento em que ocorre a liberação da célula germinativa feminina (ovócito II) que está pronta para ser fecundada. Essa liberação ocorre por meio da ruptura da parede do folículo. A ovulação ocorre em intervalos regulares em mulheres na fase reprodutiva e geralmente acontece na metade do ciclo menstrual, aproximadamente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os ovários podem ser divididos em duas partes principais: córtex e medula
Os ovários podem ser divididos em duas partes principais: córtex e medula

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ovários"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ovarios.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os testículos masculinos são responsáveis pela produção de hormônios e células reprodutivas chamadas de espermatozoides. Na mulher, qual órgão, considerando o seu papel no organismo, pode ser comparado ao testículo?

a) útero.

b) óvulo.

c) ovário.

d) tuba uterina.

e) vagina.

Questão 2

Os ovários são duas estruturas femininas encontradas na cavidade pélvica e que estão relacionadas com o processo de reprodução. A respeito dessas estruturas, marque a alternativa incorreta:

a) É nos ovários que ocorre o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

b) Durante a menopausa, observa-se a regressão do tamanho do ovário.

c) O ovário possui duas regiões distintas: o córtex e a medula.

d) No ovário, durante o desenvolvimento fetal, são formadas as ovogonias.

e) Na medula, é possível observar o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola