PUBLICIDADE
O ovário é uma importante parte do sistema reprodutor feminino. Assim como os testículos do homem, os ovários são estruturas relacionadas com a produção de hormônios e com a formação de células reprodutivas, chamadas popularmente de óvulos.
→ Características gerais dos ovários
Os ovários são duas estruturas localizadas na cavidade pélvica que mudam sua posição durante o desenvolvimento. Essas estruturas apresentam formato de amêndoa, tendo forma alongada no sentido craniocaudal. Durante o ápice da atividade menstrual da mulher, a superfície do ovário apresenta-se rugosa em razão do desenvolvimento dos folículos ovarianos (ovócitos envolvidos por células foliculares, também chamadas de células da granulosa). Geralmente os ovários possuem 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1cm de espessura.
O ovário possui duas zonas distintas principais: o córtex e a medula. Na região do córtex, é possível observar os folículos em diferentes estágios de desenvolvimento. Já a medula ocupa a região central e fornece células intersticiais que formam a teca dos folículos.
No início da vida, o ovário apresenta-se pequeno, mas vai aumentando de tamanho até a fase adulta. Durante a menopausa, observa-se regressão. Quando ocorre o crescimento do ovário no feto, milhares de ovogonias são produzidas. Vale frisar que, apesar de aumentar de tamanho durante o desenvolvimento, o ovário não está produzindo novas células reprodutivas.
→ Funções dos ovários
Os ovários possuem duas funções básicas: ovogênese e esteroidogênese. Esse último processo relaciona-se com a produção de hormônios sexuais, como o estrógeno e a progesterona. São esses dois hormônios os responsáveis pelo funcionamento adequado do ciclo ovulatório, além de atuar no surgimento de caracteres sexuais secundários.
A ovogênese diz respeito à formação dos ovócitos e inicia-se ainda na fase fetal, quando várias ovogonias são produzidas. Essas células interrompem sua atividade na prófase da meiose (ovócitos primários), voltando a se dividir apenas na puberdade, quando se iniciam os ciclos menstruais e, consequentemente, a ovulação.
A ovulação é o momento em que ocorre a liberação da célula germinativa feminina (ovócito II) que está pronta para ser fecundada. Essa liberação ocorre por meio da ruptura da parede do folículo. A ovulação ocorre em intervalos regulares em mulheres na fase reprodutiva e geralmente acontece na metade do ciclo menstrual, aproximadamente.
Por Ma. Vanessa dos Santos