Topo
pesquisar

Sistema Nervoso Periférico

Biologia

O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que está relacionada com a transmissão de informações para o SNC e para órgãos periféricos.
O Sistema Nervoso Periférico é constituído por nervos e gânglios
O Sistema Nervoso Periférico é constituído por nervos e gânglios
PUBLICIDADE

O sistema nervoso é um importante sistema do nosso corpo e está relacionado diretamente com a nossa sobrevivência. Esse sistema está ligado com a coordenação das diversas atividades do organismo, sendo responsável também por permitir a interpretação do meio que nos cerca. Para realizar suas atividades, o sistema nervoso conta com células extremamente especializadas, os neurônios, que são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso.

O sistema nervoso pode ser dividido em dois tipos sob o ponto de vista anatômico: Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP). Esse último é constituído por nervos e gânglios e será mais amplamente discutido a seguir.

O que é o Sistema Nervoso Periférico?

O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.

Componentes do Sistema Nervoso Periférico

  • Nervos

Os nervos são cordões formados por fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por unir o sistema nervoso central aos órgãos do nosso corpo, conduzindo, pelas fibras, os impulsos nervosos. As fibras que conduzem o estímulo até o SNC são chamadas de sensitivas, e aquelas que trazem a resposta são chamadas de motoras.

Os nervos podem ser espinhais (ou espinais) ou cranianos. Esses últimos unem-se com o encéfalo, e os nervos espinhais estão unidos à medula espinhal. Existem doze pares de nervos cranianos, que são responsáveis por inervar principalmente estruturas da cabeça e do pescoço. São nervos cranianos: nervo olfatório, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente, nervo trigêmeo, nervo facial, nervo vestíbulo-coclear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os nervos espinhais, por sua vez, inervam o tronco, membros e algumas regões da cabeça. Eles estão conectados à medula e partem dos forames intervertebrais da coluna. No total, são 31 pares de nervos espinhais, que recebem as denominações de cervicais, torácicos, lombares, sacrais e coccígeos.

Na porção terminal dos nervos, é possível observar as terminações nervosas, as quais podem ser sensitivas ou motoras. As sensitivas são aquelas que conseguem captar estímulos, tais como calor, pressão e luz. Já as motoras terminam nos músculos e glândulas e funcionam de maneira parecida com as sinapses entre neurônios.

  • Gânglios

Os gânglios são regiões dilatadas que estão localizadas nos caminhos percorridos pelos nervos. Eles são formados por acúmulos de corpos celulares e estão situados fora do SNC.

Curiosidade: Você sabia que lesões nos nervos podem ser tratadas a fim de diminuir as consequências desse dano? O sucesso do tratamento, no entanto, está relacionado diretamente com o tamanho da lesão, a idade e o período transcorrido entre a lesão e a ajuda médica. Entre as principais consequências de uma lesão nos nervos, podemos citar a dor, perda motora e perdas sensoriais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema Nervoso Periférico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso-periferico.htm. Acesso em 19 de junho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser dividido em dois tipos: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Entre as alternativas a seguir, qual representa as estruturas que constituem o sistema nervoso periférico?

a) Cerebelo e encéfalo.

b) Encéfalo e medula espinhal.

c) Cérebro e nervos.

d) Nervos e gânglios.

e) Encéfalo e nervos.

Questão 2

Sabemos que os nervos são estruturas formadas por fibras nervosas, que estão envolvidas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por conduzir impulsos nervosos. As fibras que levam esse impulso até o sistema nervoso central são chamadas de:

a) Motoras.

b) Efetoras.

c) Sensitivas.

d) Captadoras.

e) Receptoras.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola