Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pericárdio

O pericárdio é um saco fibrosseroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos, protegendo o coração e auxiliando os movimentos de contração.

Anatomia do coração humano, com destaque para o pericárdio e o líquido pericárdico.
O pericárdio é um saco fibrosseroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Pericárdio é um saco fibrosseroso formado por tecido conjuntivo que envolve o coração e os grandes vasos. É formado por duas camadas, denominadas fibrosa e serosa, que envolvem e protegem o coração contra atritos durante os movimentos de contração.

O pericárdio seroso, ainda, é formado por duas camadas, uma camada parietal, mais externa, e outra camada visceral, interna. Entre essas duas camadas existe a cavidade pericárdica, que contém o líquido pericárdico, responsável por lubrificar as estruturas do pericárdio e diminuir o atrito durante os movimentos de contração do coração.

Leia também: Aorta — tudo sobre a maior artéria do corpo humano

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o pericárdio

  • O pericárdio é um saco fibrosseroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos.
  • É formado por duas camadas: uma camada fibrosa, denominada pericárdio fibroso, e uma camada serosa, denominada pericárdio seroso.
  • O pericárdio seroso, por sua vez, também se divide em duas camadas: parietal e visceral.
  • Entre as camadas parietal e visceral existe a cavidade pericárdica, que contém o líquido pericárdico.
  • O pericárdio fornece limites para a extensão do coração, prevenindo sua dilatação excessiva.
  • O pericárdio funciona como uma barreira mecânica, protegendo o coração contra infecções.
  • A pericardite e a efusão pericárdica são doenças que afetam o pericárdio.

Quais são as funções do pericárdio?

O pericárdio mantém o coração em uma posição estável dentro do mediastino (região do tórax situada entre os pulmões), separando-o de outras estruturas presentes ali. O pericárdio limita a movimentação do coração e também fornece uma superfície lubrificada que auxilia os batimentos cardíacos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o pericárdio previne a dilatação excessiva do coração e influencia a pressão exercida sobre as câmaras cardíacas, uma vez que estabelece limites para o coração aumentar de volume. Essa estrutura também funciona como uma barreira mecânica, protegendo o coração contra infecções. 

Leia também: Afinal, o que é infarto?

Localização do pericárdio

O pericárdio se localiza na região do mediastino, a qual é situada na linha média do corpo e que contém todas as estruturas do tórax, com exceção dos pulmões. O pericárdio se encontra aderido ao coração, envolvendo-o e separando-o das demais estruturas presentes no mediastino.

Localização do pericárdio no corpo humano.
O pericárdio se situa sobre o coração, disposto no mediastino, situado na linha média do corpo.

Anatomia do pericárdio

O pericárdio é um saco fibrosseroso formado por duas camadas, uma camada fibrosa e outra serosa. O pericárdio fibroso é a camada externa do pericárdio que possui seu ápice fundido com as raízes dos grandes vasos, e sua base é fundida ao tendão central do diafragma. Ainda, ele está ligado ao esterno a partir de ligamentos que o conectam a essa região.

Já o pericárdio seroso é a camada interna do pericárdio, que é constituída por duas outras camadas: uma camada parietal, externa, que está em contato com o pericárdio fibroso, e uma camada visceral, disposta mais internamente, que recobre o coração e as raízes dos grandes vasos. Ademais, recebe o nome de epicárdio a região da camada visceral que recobre o coração mas não recobre os vasos. Entre as camadas parietal e visceral existe a cavidade pericárdica, que contém o líquido pericárdico. 

Camadas do pericárdio e também do coração humano.
O pericárdio é formado por uma camada fibrosa e uma serosa, esta última formada por duas outras camadas, a parietal, externa, e a visceral, interna.

Doenças do pericárdio

Entre as doenças que afetam o pericárdio podemos citar aquelas que geram alterações na capacidade dessa estrutura em proteger e auxiliar os movimentos do coração.

A pericardite, por exemplo, é uma inflamação do pericárdio causada por infecções, problemas imunológicos ou alterações do metabolismo que podem gerar sintomas como febre e dor na região central do peito, a qual aumenta quando o indivíduo deita e diminui quando ele senta.

Esquema ilustrativo mostra coração afetado por pericardite.
A pericardite é causada por uma inflamação no pericárdio.

A efusão pericárdica é outra doença relacionada ao pericárdio, gerada pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço pericárdico. Em condições normais o pericárdio possui poucos mililitros de líquido pericárdico, que possui ação lubrificante. Porém a pericardite, e outras condições, pode levar ao acúmulo de líquido, levando à insuficiência cardíaca.

Esquema ilustrativo mostra coração afetado por efusão pericárdica.
A efusão pericárdica é gerada pelo acúmulo de líquido pericárdico.

Fontes

COELHO, C. Avaliação de lesões e agentes bacterianos causadores de pericardite em suínos. Disponível em:

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29064/000775137.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

REHMA, I.; NASSEREDDIN, A.; REHMA, A. Anatomy, Thorax, Pericardium. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482256/.

SOUZA, S. Efusão pericárdica em cães e gatos: revisão de literatura. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/22416.

Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOZZA, Nicole Fernanda. "Pericárdio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pericardio.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante