Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Testículos

Os testículos, estrutura presente apenas nos homens, estão relacionados com a produção de espermatozoides e de hormônios, como a testosterona.

O testículo está localizado no interior da bolsa escrotal
O testículo está localizado no interior da bolsa escrotal
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal. Altas temperaturas podem afetar a espermatogênese.

Anatomia dos testículos

Os testículos são envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada de túnica albugínea. Na região dorsal, essa túnica apresenta-se mais espessada e forma o mediastino, de onde partem septos fibrosos que dividem o testículo em vários compartimentos chamados de lóbulos do testículo.

No interior dos lóbulos do testículo estão os túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoide. Podem ser encontrados até quatro túbulos seminíferos, que ficam dispostos como novelos em um tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido conjuntivo, são encontrados vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e células intersticiais de Leydig, responsáveis por secretar testosterona.

Funções dos testículos

Os testículos produzem hormônios e também as células reprodutivas denominadas de espermatozoides. Estima-se que em cada testículo sejam encontrados 400 túbulos seminíferos, que produzem de 50 a 150 milhões de espermatozoides por dia.

O principal hormônio sintetizado pelos testículos é a testosterona, mas eles também produzem a diidrotestosterona, o metabólito mais ativo da testosterona. A testosterona é um hormônio que atua na espermatogênese e é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, pelo impulso sexual e pela libido. Com baixas nesse hormônio, o homem pode, por exemplo, apresentar aumento das mamas, dificuldade de ereção, diminuição do desejo sexual e baixa contagem de espermatozoides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Problemas que acometem o testículo

Veja a seguir alguns dos principais problemas que afetam o testículo:

Varicocele – Problema tratável que causa dor e até infertilidade no homem. É desencadeado por uma dilatação anormal das veias ao redor dos testículos.

Orquite Nome dado a qualquer processo inflamatório na região dos testículos. Pode ser causado por diferentes agentes e normalmente causa dor testicular.

Torção testicular – Problema que causa o estrangulamento do suprimento de sangue para os testículos. É um caso de emergência que, se não for tratado rapidamente, pode ocasionar atrofia testicular.

Câncer de testículo – Câncer relativamente raro e de fácil tratamento se descoberto precocemente. Normalmente, apresenta-se como um nódulo duro que não causa dor na região do testículo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Testículos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/testiculos.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Os testículos são estruturas ovais que fazem parte do sistema reprodutor masculino e estão localizadas no interior da bolsa escrotal. Marque a alternativa que melhor explica por que essa estrutura não está no interior da cavidade abdominal.

a) A localização dos testículos fora da cavidade abdominal é importante para facilitar o deslocamento do espermatozoide.

b) A localização dos testículos na bolsa escrotal foi uma forma de solucionar o problema da falta de espaço no interior da cavidade abdominal.

c) Fora da cavidade abdominal, há uma redução na temperatura do testículo e uma maior eficiência na espermatogênese.

d) O testículo localizado no interior da bolsa escrotal impede que os hormônios por ele produzidos cheguem rapidamente à corrente sanguínea.

e) A localização dos testículos é importante para evitar que a espermatogênese sofra influência de outros hormônios.

Exercício 2

Nos testículos, é possível perceber a presença de vários compartimentos denominados de lóbulos dos testículos. São nesses lóbulos que estão localizados os túbulos seminíferos, local onde é produzido(a)

a) o sêmen.

b) o espermatozoide.

c) a testosterona.

d) a célula intersticial de Leydig.

e) o líquido espermático.