Topo
pesquisar

Cerebelo

Biologia

O cerebelo é uma porção do sistema nervoso central que está relacionada com a nossa postura, coordenação e equilíbrio, bem como com o controle cognitivo, motivação e emoção.
PUBLICIDADE

O cerebelo é uma parte do sistema nervoso central que está relacionada, principalmente, com nossa postura e equilíbrio. Ele ocupa uma grande parte da fossa craniana posterior e constitui aproximadamente 10% do volume do encéfalo. Fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte e liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar.

Assim como o restante do sistema nervoso central, o cerebelo também é envolvido pelas meninges, três membranas que garantem, entre outras funções, a proteção das estruturas presentes nesse sistema. Entretanto, apenas a porção livre, a qual não está presa ao cérebro, está revestida.

O cerebelo é uma estrutura globosa constituída por tecido nervoso, que se apresenta como folhas. Estas são delimitadas por sulcos na direção predominantemente transversal. Cada folha apresenta a substância cinzenta perifericamente e substância branca no centro das folhas e na ramificação destas. Pode-se dizer, portanto, que a substância branca constitui um eixo interno e, externamente a esse eixo, está a substância cinzenta, que é chamada de córtex cerebelar. A substância branca apresenta porções de substância cinzenta que são chamadas de núcleos centrais do cerebelo.

Anatomicamente, podemos observar que o cerebelo apresenta uma porção mediana, que é denominada de vérmis e conecta duas massas laterais, que são chamadas de hemisférios cerebelares. Existe ainda uma divisão do cerebelo que se baseia no desenvolvimento do órgão desde os organismos mais primitivos que o possuíam até os mais complexos. Nesse caso, o cerebelo é dividido em arquicerebelo, paleocerebelo e neocerebelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funções do cerebelo

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular. Vale destacar, no entanto, que, apesar dessas funções bem estabelecidas, existem estudos que relacionam o cerebelo com outras atividades não motoras. O cerebelo estaria também relacionado com atividades de controle cognitivo, motivação e emoção.

Lesões cerebelares

As lesões cerebelares podem ser agrupadas em três síndromes principais: síndrome de arquicerebelo, síndrome de paleocerebelo e síndrome de neocerebelo. Essas síndromes utilizam como critério a divisão filogenética do cerebelo em três partes denominadas de arqui, paleo e neocerebelo.

  • Síndrome do arquicerebelo: Esse problema ocorre normalmente em crianças com menos de 10 anos e acontece em decorrência de tumores que levam à compressão de partes do cerebelo. Percebe-se, nesses casos, uma perda de equilíbrio que impede que a criança permaneça em pé. Vale destacar, no entanto, que a coordenação de movimentos é praticamente normal quando ela permanece deitada.

  • Síndrome do paleocerebelo: Essa síndrome está relacionada com alcoolismo crônico. Como sintomas, podemos citar a perda de equilíbrio e ataxia (perda da coordenação muscular) dos membros inferiores.

  • Síndrome do neocerebelo: Designa as lesões que ocorrem no lobo posterior do cerebelo. Como sintoma, podemos citar a perda da coordenação muscular.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O cerebelo, entre outras funções, controla a nossa coordenação e o equilíbrio
O cerebelo, entre outras funções, controla a nossa coordenação e o equilíbrio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cerebelo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerebelo.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Lipoma: um tumor benigno
Doenças e patologias Tumores
As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. Sua inflamação causa a meningite *
Biologia Meninges
O sistema nervoso garante que nosso corpo seja capaz de responder a estímulos externos e internos.
Biologia Sistema nervoso
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola