Topo
pesquisar

Circulação sistêmica e pulmonar

Biologia

A circulação nos mamíferos é chamada de dupla circulação e apresenta dois sistemas: a circulação sistêmica e a pulmonar.
PUBLICIDADE

O sistema cardiovascular é composto pelo coração, vasos sanguíneos e pelo sangue, que circula no interior dos vasos (circulação fechada) graças ao impulso proporcionado pelo coração. Nos mamíferos, o sistema circulatório apresenta dois circuitos, o que caracteriza uma circulação dupla, e dois grandes sistemas de circulação: a circulação sistêmica e a pulmonar.

 

Circulação Sistêmica ou Grande Circulação

Na circulação sistêmica, o sangue é levado do coração para os tecidos e, depois, é levado novamente para o coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico.

Após as trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior. As veias cavas levam o sangue para o coração, desembocando no átrio direito.

Assim sendo, a circulação sistêmica apresenta o seguinte trajeto:

Coração → Sistemas Corporais → Coração

Na circulação sistêmica, o sangue segue para o corpo e retorna ao coração. Já na pulmonar, o sangue segue em direção ao pulmão e retorna ao coração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na circulação sistêmica, o sangue segue para o corpo e retorna ao coração. Já na pulmonar, o sangue segue em direção ao pulmão e retorna ao coração.

Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação

Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Nesse órgão elas se ramificam em artérias de pequeno calibre até os capilares que envolvem os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos, ocorrem as trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.

Após o processo de hematose, o sangue segue pelas vênulas e, posteriormente, para as veias pulmonares. Essas veias são responsáveis por levar o sangue novamente para o coração. O sangue chega a esse órgão pelo átrio esquerdo.

Assim sendo, podemos resumir o trajeto da circulação pulmonar da seguinte forma:

Coração → Pulmão → Coração

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

A circulação nos mamíferos é dupla e fechada.
A circulação nos mamíferos é dupla e fechada.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Circulação sistêmica e pulmonar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola