Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cérebro Humano

Biologia

O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo.
O cérebro é uma região do Sistema Nervoso Central localizada no interior da caixa craniana
O cérebro é uma região do Sistema Nervoso Central localizada no interior da caixa craniana
PUBLICIDADE

No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele. O encéfalo é dividido em várias partes, sendo o cérebro uma delas.

O cérebro, que é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC. Ele pode ser dividido em duas partes, o hemisfério cerebral esquerdo e o direito, que estão conectados pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um espesso feixe de fibras nervosas.

Segundo alguns estudos, os dois hemisférios cerebrais atuam em funções distintas. O hemisfério esquerdo, por exemplo, na maioria das vezes, está ligado à linguagem, realização de cálculos, algumas memórias, resolução de problemas e fala. O hemisfério direito está mais relacionado com a interpretação de imagens, habilidades manuais não verbais, intuições, espaços em três dimensões e percepção de músicas. Nos músicos treinados, a informação musical é processada nos dois hemisférios cerebrais.

Vale destacar ainda que, na maioria das pessoas, os hemisférios comandam lados opostos do corpo. Isso quer dizer que o lado esquerdo do cérebro, por exemplo, controla movimentos e sentidos do lado direito do corpo.

Analisando o corte de um cérebro, é possível perceber que a região mais externa é mais escura (substância cinzenta) quando comparada à parte interna (substância branca). A região mais externa, que apresenta espessura que varia de 1 a 4 mm, é denominada de córtex cerebral e abriga os corpos celulares dos neurônios. Já a parte mais interna é rica em feixes de axônios mielinizados, o que garante uma coloração mais clara.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O cérebro apresenta uma série de dobras características na região do córtex. Essas dobras servem para aumentar a área de superfície dessa estrutura, que conta apenas com o espaço restrito da cavidade craniana.

O cérebro apresenta quatro lobos: frontal, temporal, parietal e occipital
O cérebro apresenta quatro lobos: frontal, temporal, parietal e occipital

Podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele:

Lobo frontal – Relacionados com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções;

Lobo temporal – Atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a fala, audição e, até mesmo, a escrita;

Lobo parietal – Relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques;

Lobo occipital – Possui relação com o processamento das informações visuais;

Fatos interessantes:

- Apesar do que muitos afirmam, os humanos não utilizam apenas 10% do seu cérebro. Uma grande porção dessa parte do nosso Sistema Nervoso trabalha para garantir o funcionamento adequado do corpo, mas é impossível atribuir uma porcentagem ao seu funcionamento;

- O cérebro de Albert Einstein foi retirado após a sua morte para estudos. O órgão foi fotografado e várias lâminas montadas a fim de identificar o motivo de tamanha inteligência do cientista;

- Cientistas afirmam que a nossa dependência de salvar informações em celulares, tablets e computadores está afetando a nossa capacidade de memória.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cérebro Humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerebro-humano.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Muitas pessoas pensam que o termo cérebro pode ser usado como sinônimo de encéfalo. Entretanto, essa primeira estrutura é, na realidade, uma porção do encéfalo. Sobre o cérebro, marque a alternativa incorreta:

a) O cérebro é o núcleo da nossa aprendizagem.

b) O cérebro pode ser dividido em hemisfério esquerdo e direito.

c) Podemos nomear os lobos do cérebro utilizando como critério o nome do osso que se encontra acima dele.

d) A estrutura que conecta o hemisfério esquerdo e direito do cérebro é o córtex cerebral.

e) Em um corte do cérebro, é possível perceber que a região mais interna apresenta-se mais clara que a externa.

Questão 2

O cérebro, assim como as outras porções do encéfalo e a medula espinhal, faz parte:

a) do sistema nervoso periférico.

b) do sistema nervoso simpático.

c) do sistema nervoso central.

d) do sistema nervoso parassimpático.

e) do sistema nervoso autônomo.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Alimentos ricos em antioxidantes.
Compreenda melhor o que é o Alzheimer. Clique aqui e conheça as causas, sintomas, fases, diagnóstico e os tratamentos disponíveis para a doença.
Compreenda como ocorrem as convulsões e veja como proceder ao presenciar um episódio convulsivo.
Câncer de Cérebro e Medula Espinhal, Tumor de Cérebro e Medula Espinhal , Sintomas do Câncer Cerebral , Tratamento do Câncer no Cérebro, Câncer de Medula Espinhal, Reabilitação e outros serviços, Aspectos emocionais.
Entenda o que é a epilepsia e conheça o tratamento e a diferença entre crises epilépticas focais e generalizadas.
Atividades rotineiras podem deixar o cérebro preguiçoso.
Conheça as estruturas que compõem o encéfalo e as funções que elas desempenham no organismo.
Compreenda como ocorre a propagação do impulso nervoso por meio das células nervosas!
Clique aqui e saiba mais sobre o lúpus. Entenda o que é, causas, tipos, sintomas, tratamento e formas de prevenção.
Você sabe por que dormimos? Clique para desvendar esse e outros mistérios sobre o sono!