Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cérebro

O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e de aprendizagem do organismo.

Resultado de uma radiografia da cabeça de um ser humano, mostrando seu cérebro.
O cérebro é uma estrutura que faz parte do nosso sistema nervoso e é considerado o órgão mais complexo do nosso organismo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O cérebro é uma porção do sistema nervoso central que está contida no interior da caixa craniana. Faz parte do encéfalo, sendo responsável por representar cerca de 80% da massa dessa porção do SNC. É considerado o centro da inteligência e aprendizagem do nosso organismo e se desenvolve a partir do telencéfalo.

O órgão pode ser dividido em duas partes, o hemisfério cerebral esquerdo e o direito, que estão conectados pelo corpo caloso. Podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele. Assim, temos o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

Leia também: Coração humano — o órgão que garante que o sangue seja impulsionado para todo o corpo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre cérebro

  • O cérebro é uma porção do encéfalo que representa praticamente 80% do peso dessa parte do SNC.

  • O prosencéfalo, uma região do tubo neural, inclui o telencéfalo e o diencéfalo. O telencéfalo dá origem ao cérebro.

  • O cérebro relaciona-se, entre outras funções, com a integração de informações sensoriais e a memória.

  • O cérebro é dividido nos hemisférios esquerdo e direito.

  • Cada hemisfério é dividido em quatro lobos: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

O que é o cérebro?

No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do sistema nervoso central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele. O encéfalo é dividido em várias partes, sendo o cérebro uma delas.

Considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, o cérebro é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC. Ele é o órgão mais complexo do nosso organismo e está protegido pela caixa craniana, a qual é formada por uma série de ossos.

Analisando o corte de um cérebro, é possível perceber que a região mais externa é mais escura (substância cinzenta) quando comparada à parte interna (substância branca). A região mais externa, que apresenta espessura que varia de 1 a 4 mm, é denominada córtex cerebral e abriga os corpos celulares dos neurônios. Já a parte mais interna é rica em feixes de axônios mielinizados, o que garante uma coloração mais clara.

O cérebro apresenta uma série de dobras características na região do córtex. Essas dobras servem para aumentar a área de superfície dessa estrutura, que conta apenas com o espaço restrito da cavidade craniana.

Qual é a função do cérebro?

O cérebro é a parte do encéfalo relacionada com funções como a memória, inteligência, raciocínio, linguagem, comportamento e razão. Além disso, é também o cérebro o responsável pelo controle da contração dos músculos esqueléticos e integração de informações sensoriais.

Senhor com diferentes expressões faciais (de dúvida, de raciocínio e de ideia) como representação das funções do cérebro.
O cérebro está relacionado, entre outras funções, com a memória e com o raciocínio.

Desenvolvimento do cérebro

À medida que o embrião humano se desenvolve, o tubo neural forma três regiões na sua porção anterior denominadas prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Essas três regiões serão responsáveis por formar o encéfalo humano.

O mesencéfalo e parte do rombencéfalo serão responsáveis por formar o tronco cerebral. A outra porção do rombencéfalo formará o cerebelo. O prosencéfalo, por sua vez, inclui o telencéfalo e o diencéfalo. O diencéfalo dará origem ao tálamo, hipotálamo e epitálamo. Já o telencéfalo será responsável por formar o cérebro.

Veja também: Coluna vertebral — a estrutura que garante sustentação ao nosso corpo e protege a medula espinal

Como se divide o cérebro?

O cérebro pode ser dividido em duas partes, hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito, que estão conectados pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um espesso feixe de fibras nervosas.

É importante destacar que os hemisférios comandam lados opostos do corpo. Isso quer dizer que o lado esquerdo do cérebro, por exemplo, controla movimentos do lado direito do corpo e vice-versa.

Ilustração indicando as partes do cérebro humano.
 Cada lado do córtex cerebral é dividido em quatro lobos.

Ainda, podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele:

  • Lobo frontal: relacionado com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções.

  • Lobo temporal: atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a audição e compreensão da linguagem.

  • Lobo parietal: relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques.

  • Lobo occipital: possui relação com o processamento das informações visuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades sobre o cérebro humano

  • Apesar do que muitos afirmam, os humanos não utilizam apenas 10% do seu cérebro. Uma grande porção dessa parte do nosso sistema nervoso trabalha para garantir o funcionamento adequado do corpo, mas é impossível atribuir uma porcentagem ao seu funcionamento.

  • O cérebro de Albert Einstein foi retirado após a sua morte para estudos. O órgão foi fotografado e várias lâminas foram montadas a fim de identificar o motivo de tamanha inteligência do pensador.

  • Cientistas afirmam que a nossa dependência de salvar informações em celulares, tablets e computadores está afetando a nossa capacidade de memória.

  • O cérebro não apresenta terminações nervosas que captam dor, mas recebe os sinais de dor captados no organismo.

  • Algumas cirurgias de retirada de tumor cerebral precisam ser realizadas com o paciente acordado. Há casos em que o paciente fica até mesmo tocando instrumentos musicais.

  • Um estudo publicado na revista Jama Network Open afirma que o videogame pode ajudar o desenvolvimento cognitivo de crianças. As crianças que jogavam videogame apresentaram maior atividade cerebral em áreas associadas à atenção e memória e foram mais rápidas na realização de tarefas cognitivas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cérebro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerebro-humano.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Muitas pessoas pensam que o termo cérebro pode ser usado como sinônimo de encéfalo. Entretanto, essa primeira estrutura é, na realidade, uma porção do encéfalo. Sobre o cérebro, marque a alternativa incorreta:

a) O cérebro é o núcleo da nossa aprendizagem.

b) O cérebro pode ser dividido em hemisfério esquerdo e direito.

c) Podemos nomear os lobos do cérebro utilizando como critério o nome do osso que se encontra acima dele.

d) A estrutura que conecta o hemisfério esquerdo e direito do cérebro é o córtex cerebral.

e) Em um corte do cérebro, é possível perceber que a região mais interna apresenta-se mais clara que a externa.

Exercício 2

O cérebro, assim como as outras porções do encéfalo e a medula espinhal, faz parte:

a) do sistema nervoso periférico.

b) do sistema nervoso simpático.

c) do sistema nervoso central.

d) do sistema nervoso parassimpático.

e) do sistema nervoso autônomo.