Topo
pesquisar

Pulmão

Biologia

O pulmão é um órgão do sistema respiratório formado por milhões de alvéolos pulmonares e envolto por uma membrana denominada de pleura.
PUBLICIDADE

Os pulmões são órgãos que fazem parte do sistema respiratório e exercem um importante papel no processo de trocas gasosas. Cada pessoa apresenta dois pulmões, que estão localizados na caixa torácica à direita e à esquerda do mediastino (espaço existente entre os dois pulmões). Essas estruturas apresentam formato cônico, com uma base inferior, um ápice superior e duas faces, a costal (voltada para as costelas) e a medial (voltada para o mediastino).

Estrutura do pulmão

Os pulmões são duas estruturas esponjosas que apresentam esse aspecto em virtude da presença de pequenas bolsas que se assemelham a favos de uma colmeia: são os chamados alvéolos pulmonares. Estima-se que nos pulmões existam, em média, 300 milhões de alvéolos. Eles apresentam uma vasta rede de capilares, o que constitui o local ideal para a realização das trocas gasosas.

Ao redor das estruturas esponjosas, observa-se a presença de uma membrana chamada de pleura. Essa membrana reveste internamente a cavidade torácica e externamente os pulmões, recebendo o nome de pleura parietal e pleura visceral, respectivamente. Vale destacar que uma pleura mantém continuidade com a outra.

Entre a pleura parietal e a pleura visceral existe um espaço que apresenta um líquido. Esse líquido garante o deslizamento de uma pleura sobre a outra no momento em que o pulmão enche-se e libera o ar nos movimentos respiratórios.

Observe as estruturas básicas presentes no pulmão
Observe as estruturas básicas presentes no pulmão

O pulmão direito é maior que o esquerdo, sendo dividido em lobo superior, lobo médio e lobo inferior em virtude da presença de duas fissuras. O pulmão esquerdo, por sua vez, é formado por dois lobos, um superior e outro inferior, em virtude da presença de apenas uma fissura. Em cada um dos pulmões, observa-se a presença do hilo, local onde penetram os brônquios, as artérias pulmonares e saem as veias pulmonares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Função do pulmão

Os pulmões, por serem ricos em alvéolos, são essenciais para a ocorrência da hematose, um processo de trocas gasosas. A hematose ocorre quando o oxigênio proveniente da respiração passa para o sangue presente nos capilares sanguíneos que envolvem os alvéolos, e o gás carbônico presente no sangue difunde-se, então, para o interior dos alvéolos. Essa troca gasosa garante que todas as células recebam o oxigênio necessário para a realização da respiração celular, além de eliminar o que foi produzido nas atividades celulares e não é mais necessário.

Câncer de pulmão

O pulmão, como qualquer órgão, pode apresentar tumores malignos. O câncer de pulmão é causado principalmente pelo tabagismo, entretanto, a exposição a outras substâncias também pode desencadear o problema, como a exposição ao arsênio, cromo e asbesto.

O câncer de pulmão pode desencadear sintomas como tosse com ou sem sangue, falta de ar, dores torácicas, entre outros. O tratamento, quando a doença está restrita ao pulmão, normalmente é cirúrgico, com posterior realização de radioterapia e quimioterapia. Em pacientes que apresentam metástase, é geralmente indicada a realização de quimioterapia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O pulmão é um dos órgãos do sistema respiratório
O pulmão é um dos órgãos do sistema respiratório

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pulmão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pulmao.htm. Acesso em 16 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os pulmões possuem formato cônico e aspecto esponjoso. Essa textura esponjosa é conseguida graças à presença de estruturas semelhantes a pequenos sacos denominadas de:

a) bronquíolos.

b) traqueias.

c) brônquios.

d) alvéolos pulmonares.

e) pleura.

Questão 2

O sistema respiratório humano garante a captação de oxigênio para disponibilizá-lo às células. As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares e são chamadas de:

a) fagocitose.

b) hemólise.

c) hematose.

d) plasmólise.

e) respiração celular.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola