Topo
pesquisar

Mamas

Biologia

As mamas possuem a função principal de produzir leite para o recém-nascido.
PUBLICIDADE

As mamas são dois órgãos localizados na porção anterior e superior do tórax. Nas mamas são encontradas glândulas responsáveis pela lactação, portanto, são órgãos intimamente relacionados com a reprodução.

Cada mama é revestida por uma pele lisa e na região central é possível observar a aréola e a papila. A aréola possui aspecto circular e coloração diferente do restante da mama. Essa coloração pode variar durante alguns momentos da vida da mulher, sendo mais escura durante a gravidez, por exemplo. No centro da aréola é possível observar uma protuberância que recebe o nome de papila. São nas papilas que desembocam os ductos lactíferos. 

A mama é formada por tecido epitelial glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. O tecido glandular é formado por 15 a 20 lobos, constituído por um conjunto de lóbulos, que por sua vez é um conjunto de ácinos. O leite é produzido nos ácinos e é captado em cada lobo pelos ductos lactíferos, que se desembocam na papila.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As mamas possuem tamanhos variáveis e estão relacionadas também à fase de vida da mulher; uma vez que são pequenas na infância e se tornam maiores na puberdade, em razão da ação dos hormônios femininos.

Durante a gestação as mamas podem aumentar de tamanho e, após o parto, podem atingir até o dobro do tamanho antes da gestação. É importante lembrar que na mesma mulher as mamas podem ter tamanho desigual.

Mulheres jovens possuem mamas mais firmes que mulheres após a menopausa. Isso acontece em virtude da atrofia das glândulas mamárias.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

As mamas são os órgãos responsáveis pela produção do leite
As mamas são os órgãos responsáveis pela produção do leite

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Mamas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mamas.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

A amamentação é muito importante para a saúde do bebê
Biologia Amamentação
O laço rosa é um símbolo da luta contra o câncer de mama
Datas Comemorativas Outubro Rosa
É importante detectar precocemente o câncer de mama.
Doenças e patologias Câncer de Mama
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola