Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Músculos do corpo humano

Os músculos do corpo humano constituem o sistema muscular. Podem ser divididos em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.

Figura humana correndo formada por músculos do corpo humano.
Os músculos do corpo humano constituem o sistema muscular e atuam em diferentes funções, como na locomoção.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os músculos do corpo humano formam o sistema muscular. Os músculos estriados esqueléticos, em conjunto com o sistema esquelético e o sistema nervoso, são responsáveis pelos movimentos perceptíveis do nosso dia a dia, como andar, escrever, jogar bola ou pegar objetos.

Quando ouvimos alguém mencionar que quer “criar músculo” na academia, essa pessoa está se referindo a esse tipo de tecido muscular. Após a morte, ocorre um enrijecimento desses músculos, o que dificulta seu movimento, um fenômeno conhecido como rigidez cadavérica.

Além dos músculos estriados esqueléticos, o sistema muscular também é composto por outros dois tipos: o músculo estriado cardíaco e o músculo liso (ou não estriado), que desempenham funções distintas no organismo.

Leia também: Quantos ossos tem o esqueleto humano?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os músculos do corpo humano

  • O sistema muscular é constituído por três tipos de músculo: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

  • O músculo estriado esquelético atua nos movimentos externos do corpo em conjunto com o sistema nervoso, o sistema esquelético e as articulações.

  • Os músculos estriados esqueléticos são divididos em grupos: músculos da face e cabeça, músculos do tórax e abdômen, e músculos dos membros superiores e inferiores.

  • Os músculos trabalham aos pares: enquanto um contrai, o outro relaxa.

  • Rigidez cadavérica é o processo de enrijecimento muscular após a morte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de músculo do corpo humano?

É importante a compreensão dos diferentes tipos para ter-se uma visão abrangente do sistema muscular. Portanto, faremos uma breve explanação sobre todos os tipos de tecido muscular. Os músculos do corpo humano são classificados em três tipos de acordo com suas características morfológicas e funcionais:

  • Músculo estriado esquelético: é formado por feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas (vários núcleos), as quais apresentam estriações transversais. Essas células apresentam contração rápida e voluntária, isto é, sua atividade pode ser desencadeada de acordo com a nossa vontade. O músculo estriado esquelético está ligado aos ossos e, em conjunto com as articulações e o sistema nervoso, é responsável pelo movimento externo do corpo, como a locomoção, as expressões faciais e o movimento de pegar um objeto.

  • Músculo estriado cardíaco: é constituído por células alongadas, ramificadas e estriadas que se unem por meio de uma estrutura encontrada apenas nesse tipo de músculo: os discos intercalares. A contração dessas células é rítmica e involuntária, ou seja, não podemos controlá-la. Esse músculo é encontrado apenas no coração e é responsável pelos batimentos desse órgão.

  • Músculo liso ou não estriado: é formado por aglomerados de células fusiformes sem estrias transversais. A contração dessas células é lenta e involuntária. O músculo liso desempenha um papel importante nos movimentos dos órgãos internos, como aqueles relacionados ao sistema digestivo ou vascular.

Três tipos de células musculares e os órgãos em que elas ocorrem.
Três tipos de células musculares e os órgãos em que elas ocorrem.

Quais são os principais músculos do corpo humano?

Há aproximadamente 600 músculos estriados esqueléticos no corpo humano. Entre eles, o menor é o músculo estapédio, localizado no ouvido médio, com cerca de 1,5 centímetro de comprimento. Por outro lado, o maior músculo é o glúteo máximo, encontrado na região das nádegas e responsável pela extensão e rotação da coxa.

Os músculos estriados esqueléticos estão agrupados em diferentes regiões do corpo:

Principais músculos estriados esqueléticos do corpo humano.
Principais músculos estriados esqueléticos do corpo humano.
  • Músculos da cabeça e do pescoço: são compostos por mais de 40 músculos. Desempenham funções essenciais na comunicação humana, estando envolvidos nas expressões faciais e na produção da fala. Além disso, eles desempenham um papel importante na mastigação e na estabilização da cabeça. Alguns exemplos são:

    • Frontal: ação de mastigar ou morder.

    • Masseter: elevação e protrusão das mandíbulas, permitindo seu movimento.

    • Zigomático: tração do lábio superior, possibilitando a expressão do sorriso.

    • Esternocleidomastoideo: estabilização da cabeça, permitindo que ela gire ou se incline para frente e para trás.

  • Músculos do tórax e do abdômen: possuem papéis importantes na estabilização do tronco, na postura, na respiração e no suporte e proteção dos órgãos vitais na região do tórax e do abdômen. Alguns exemplos são:

    • Trapézio: elevação dos ombros.

    • Peitoral maior: movimento dos braços para a frente.

    • Intercostais: expansão e contração da caixa torácica juntamente do diafragma durante a respiração.

    • Reto abdominal: flexão do tórax sobre o abdômen.

  • Músculos dos membros superiores: estão envolvidos nos movimentos dos braços, ombros, cotovelos, mãos e dedos. Alguns exemplos são:

    • Deltoide: ação de levantar o braço lateralmente.

    • Flexores e extensores das mãos: ação de abrir e fechar as mãos.

    • Bíceps e tríceps: flexão e extensão do antebraço.

    • Manguito rotador: estabilização da articulação do ombro e movimentos de rotação do braço.

  • Músculos dos membros inferiores: localizados nas pernas e nos pés, esses músculos auxiliam no movimento dos joelhos, quadril, tornozelos e pés. São fundamentais para atividades como caminhar, correr, agachar, subir escadas e praticar esportes. Eles fornecem suporte, estabilidade e força para sustentar o peso do corpo, realizar movimentos coordenados e manter o equilíbrio durante as atividades diárias.

    • Glúteos: manutenção das coxas afastadas e da postura ereta.

    • Músculos isquiotibiais: flexão do joelho.

    • Sartório: ação de cruzar as pernas.

    • Gastrocnêmio e sóleo: flexão plantar, permitindo a posição na ponta dos pés.

Veja também: Quais são os ossos do pé?

Como os músculos atuam no movimento?

O movimento do corpo humano é resultado da interação entre o esqueleto, os músculos estriados esqueléticos, as articulações e o sistema nervoso. O sistema nervoso envia impulsos nervosos através dos neurônios para os músculos, desencadeando sua contração ou relaxamento e, consequentemente, movimentando os ossos aos quais estão conectados.

Muitos desses músculos trabalham em pares; enquanto um se contrai, o outro se relaxa. As articulações (local onde dois ossos se encontram) desempenham um papel importante ao permitirem certos movimentos, como a flexão do punho.

Ilustração do movimento dos músculos do corpo humano (bíceps e tríceps).
Bíceps e tríceps são músculos estriados esqueléticos que trabalham em pares. Enquanto um se contrai, o outro se relaxa.

Rigidez cadavérica dos músculos

Após a morte, os músculos do cadáver tornam-se rígidos por meio de um fenômeno conhecido como rigidez cadavérica ou rigor mortis. As articulações se enrijecem ao ponto de não poderem ser flexionadas. A rigidez cadavérica pode durar até três dias, dependendo da temperatura do ambiente. A partir disso, os músculos começam a se decompor. Essa característica é utilizada por médicos legistas como fonte de dados para avaliar o tempo de morte de um cadáver.

Saiba mais: O que acontece com músculos, ossos e articulações quando envelhecemos

Exercícios resolvidos sobre os músculos do copo humano

Questão 1 (UEA) Na parede do estômago, no bíceps e nas paredes das artérias, encontramos tecidos musculares, respectivamente:

a) dos tipos liso, estriado esquelético e liso.

b) dos tipos estriado esquelético, liso e liso.

c) dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e liso.

d) dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e estriado esquelético.

e) dos tipos liso, liso e liso.

Resposta: letra A. O tecido muscular liso está presente nas paredes do estômago e das artérias. O bíceps é composto por tecido muscular estriado esquelético.

Questão 2 (IFSul) O tecido muscular permite os movimentos do esqueleto e de órgãos internos como coração, estômago, útero, artérias e outros, ao converter energia química em energia mecânica. Entre os tipos de tecido muscular, encontra-se o tecido muscular estriado esquelético, que apresenta como características:

a) possuir um único núcleo, ter contração involuntária lenta, ser encontrado nos vasos sanguíneos e em órgãos do sistema digestório.

b) possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, ser encontrado ligado aos ossos por meio de tendões.

c) possuir quase sempre um só núcleo, ter contração involuntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado somente no coração.

d) possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado em órgãos do sistema digestório.

Resposta: letra B. As células estriadas esqueléticas são multinucleadas e apresentam contração voluntária. O músculo estriado esquelético está ligado ao osso pelo tendão.

Questão 3 (Uncisal) Uma pessoa que faz academia fica “inchada” porque a atividade física estimula as células já existentes a aumentarem o seu volume e, consequentemente, vemos o crescimento do bíceps, gastrocnêmio e outros.

(S. Lopes, Bio, volume único. Adaptado)

O trecho citado refere-se ao tecido:

a) muscular liso.

b) muscular estriado esquelético.

c) conjuntivo propriamente dito.

d) conjuntivo cartilaginoso.

e) conjuntivo denso.

Resposta: letra B. O tipo de tecido que se desenvolve na prática de atividades físicas é o muscular estriado esquelético.

Fontes

JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 558 p.

Mukund, K.; Subramaniam, S. Skeletal muscle: A review of molecular structure and function, in health and disease. Wiley Interdiscip Rev Syst Biol Med. 2020. 12(1): e1462.

SHEDGE, R.; KRISHAN, K.; WARRIER, V. et al. Postmortem Changes. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539741/.

TANG, A.; BORDONI, B. Anatomy, Thorax, Muscles. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538321/.

WESTBROOK, K.E.; NESSEL, T.A.; HOHMAN, M.H. et al. Anatomy, Head and Neck: Facial Muscles. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493209/.

 

Por Heloísa Fernandes Flores
Professora de Biologia  

Escritor do artigo
Escrito por: Heloísa Fernandes Flores Bacharela, licenciada e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda em Entomologia e cursa uma especialização em Gestão Escolar na mesma instituição. Desenvolve pesquisas com análise de conteúdo de livro didático e evolução de insetos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FLORES, Heloísa Fernandes. "Músculos do corpo humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/musculos-do-corpo-humano.htm. Acesso em 22 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Consequências do envelhecimento para o sistema locomotor

Clique aqui e saiba mais sobre as consequências do envelhecimento para o sistema locomotor!
Saúde e Bem-estar

Contração em músculos esqueléticos

Compreenda o mecanismo da contração em músculos esqueléticos e entenda a importância da actina e da miosina.
Biologia

Coordenação motora

Entenda o que é a coordenação motora, sua importância para nossa sobrevivência e a diferença entre coordenação motora grossa e fina.
Biologia

Corpo humano

Saiba tudo sobre o corpo humano clicando aqui! Confira os níveis de organização do corpo, algumas células e suas funções, bem como os principais tecidos, órgãos e sistemas.
Biologia

Câimbra

Saiba mais sobre a câimbra, um problema caracterizado por uma dor muscular intensa e contínua que afeta principalmente os membros inferiores.
Saúde e Bem-estar

Distrofia Muscular

Alterações musculares degenerativas que ocorrem mais frequentemente em indivíduos do sexo masculino.
Doenças e patologias

Impulso nervoso

Compreenda como ocorre a propagação do impulso nervoso por meio das células nervosas!
Biologia

Sistema Locomotor

Conheça o sistema locomotor e saiba como o homem consegue realizar a locomoção.
Biologia

Sistema muscular

Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema muscular, aprendendo mais sobre os músculos, seus tipos e sua classificação, e conhecendo alguns de seus exemplos.
Biologia

Tecido muscular

Clique aqui e aprenda mais a respeito do tecido muscular, suas características e sua importância. Saiba as características e funções dos seus três tipos.
Biologia