Topo
pesquisar

Intestino grosso

Biologia

O intestino grosso é a porção final do sistema digestório, sendo responsável pela formação da massa fecal. As principais partes do intestino são ceco, cólon, reto e ânus.
PUBLICIDADE

O intestino grosso é a porção final do sistema digestório e é o local onde as fezes são formadas. É nesse órgão que grande parte da água e sais minerais é absorvida, alguns produtos são fermentados e muco é formado. O muco tem por função compactar a massa fecal e contribuir para o seu deslizamento.

Anatomicamente, o intestino grosso apresenta-se mais calibroso e também é mais curto que o intestino delgado. Geralmente, o intestino grosso possui 1,5 m de comprimento e 6,5 cm de diâmetro.

Partes do Intestino Grosso

O intestino grosso apresenta algumas partes principais: ceco, cólon, reto e ânus. O cólon é dividido em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide.

  • Ceco: é a parte inicial do intestino grosso. Essa região conecta-se ao apêndice, uma estrutura que possui um lúmen pequeno e estreito. Quando alguma inflamação afeta o apêndice, dizemos que o paciente apresenta apendicite.

  • Cólon ascendente: como o nome sugere, estende-se para cima e termina na superfície inferior do fígado, estando localizado do lado direito da parede abdominal.

  • Cólon transverso: como o nome indica, atravessa a cavidade abdominal. Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda.

  • Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Cólon sigmoide: essa porção do cólon apresenta a forma de S.

  • Reto: é um canal localizado na região anterior do sacro e termina no ânus.

  • Ânus: local onde o sistema digestório conecta-se com o meio externo e as fezes são liberadas.

A camada mucosa do intestino grosso não apresenta vilosidades como as que estão presentes no intestino delgado. É possível perceber no intestino grosso uma grande quantidade de células caliciformes, células enteroendócrinas e também células absortivas, as quais apresentam microvilosidades curtas e irregulares.

Na parede do intestino estão presentes também células linfoides e nódulos. Essas estruturas estão presentes desde a lâmina própria até a submucosa. A riqueza dessas células está no fato de que o intestino grosso é repleto de bactérias.

Hemorroidas

As hemorroidas nada mais são do que veias muito dilatadas na região anal. Essas veias dilatadas podem causar hemorragia e dor, necessitando, algumas vezes, de cuidados médicos. Costuma-se classificar as hemorroidas em internas e externas, sendo as internas recobertas pela mucosa e as externas recobertas pela própria pele.

O surgimento de hemorroidas pode ter relação com uma alimentação muito pobre em fibras e uma dieta com pouca água. Esforços físicos intensos também podem ter relação com o surgimento do problema.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Observe as principais partes do intestino grosso
Observe as principais partes do intestino grosso

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Intestino grosso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/intestino-grosso.htm. Acesso em 14 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

O intestino grosso é a porção final do nosso sistema digestório e, assim como o intestino delgado, apresenta algumas partes principais. Analise as alternativas e marque a única que indica uma parte do intestino grosso:

a) Duodeno

b) Jejuno

c) Íleo

d) Corpo

e) Ceco

Questão 2

O intestino grosso é uma importante parte do sistema digestório. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não apresenta uma função atribuída a esse órgão:

a) Formação das fezes

b) Absorção de água e sais minerais

c) Digestão total das proteínas

d) Fermentação de alguns produtos

e) Formação de muco que compacta a massa fecal

Mais Questões
A colostomia visa a construir um novo trajeto para a saída de fezes.
Saúde e Bem-estar Colostomia
A apendicite caracteriza-se pela dor no quadrante inferior direito do abdome.
Doenças e patologias Apendicite
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola