Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Vasos sanguíneos

Biologia

Entender o que são vasos sanguíneos é fundamental para compreender melhor o sistema cardiovascular e como o sangue é transportado pelo nosso corpo.
Os vasos sanguíneos são estruturas por onde o sangue do nosso corpo circula.
Os vasos sanguíneos são estruturas por onde o sangue do nosso corpo circula.
PUBLICIDADE

Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.

Leia também: Diferença entre veia, artéria e capilar

Estrutura dos vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.

  • Túnica íntima: Essa camada, que é a mais interna, é formada por células endoteliais que estão apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a qual pode apresentar algumas células de tecido muscular não estriado. Pode-se observar ainda a presença de uma lâmina elástica interna, separando a túnica íntima da túnica média. Essa lâmina é observada em artérias, não sendo, geralmente, observada em veias.

  • Túnica média: Essa túnica, que é a camada mediana, é constituída principalmente por células do tecido muscular não estriado. Entre essas células, existe uma quantidade variável de matriz extracelular, a qual possui, entre outros componentes, fibras elásticas e reticulares.

  • Túnica adventícia: Essa túnica, que é a camada mais externa, é formada principalmente por colágeno e fibras elásticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de vasos sanguíneos

Os três principais tipos de vaso sanguíneo são: artérias, veias e capilares. Vamos aprender mais sobre cada um deles:

Você sabia que o comprimento total dos vasos sanguíneos de uma pessoa adulta é aproximadamente duas vezes a circunferência da Terra na linha do Equador?

  • O que são artérias?

As artérias são vasos que garantem o transporte do sangue do coração para os tecidos e órgãos do corpo. Diferentemente do que muitos pensam, as artérias não garantem o transporte exclusivo de sangue arterial (sangue rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico). As artérias pulmonares, por exemplo, são exceção e garantem o transporte de sangue rico em gás carbônico.

As artérias transportam um sangue sob alta pressão. Isso acontece, pois elas partem do coração, ao bombear o sangue o impulsiona sob a forma de um fluxo rápido. Devido a essa característica, é fundamental que as paredes das artérias sejam fortes, elásticas e resistentes. As paredes desses vasos, portanto, são bem espessas. No interior dos órgãos, as artérias ramificam-se em vasos de menor calibre, que são denominados de arteríolas.

Observe atentamente a estrutura dos diferentes tipos de vasos sanguíneos.
Observe atentamente a estrutura dos diferentes tipos de vasos sanguíneos.

Leia também: Coração

  • O que são capilares?

Os capilares são vasos sanguíneos que apresentam apenas uma camada de células endoteliais e um diâmetro muito pequeno. Suas paredes delgadas garantem as trocas de substâncias entre o sangue e o líquido intersticial presente ao redor das células.

  • O que são veias?

As veias são vasos sanguíneos que garantem que o sangue proveniente de órgãos e tecidos seja transportado de volta ao coração. As veias são resultado da convergência de vasos capilares. Os capilares convergem para vênulas, as quais convergem para as veias. As veias, diferentemente do que muitos pensam, não transportam apenas sangue rico em gás carbônico, popularmente chamado de sangue venoso. As veias pulmonares, por exemplo, são exceção a essa regra e garantem o transporte de sangue rico em oxigênio.

O sangue que corre nas veias está sob pressão mais baixa do que aquela observada em artérias. Para garantir um fluxo unidirecional de sangue, as veias apresentam valvas que impedem o refluxo do sangue. Além disso, para garantir o fluxo sanguíneo adequado, a musculatura esquelética exerce um importante papel. A contração dos músculos esqueléticos comprimem as veias, garantindo o fluxo. É por isso que ficar muito tempo sentado ou em pé ocasiona inchaço nos membros inferiores.

Assim como as artérias, as veias possuem as três túnicas. Entretanto, diferentemente das artérias, a túnica média das veias possui uma menor quantidade de tecido muscular, sendo, portanto, menos espessa.

Leia mais: Sistema cardiovascular

Resumo

Vasos Sanguíneos

Artérias

Veias

Capilares

Vasos que transportam sangue do coração para tecidos e órgãos do corpo.

 

Sangue transportado sob alta pressão

 

Possuem a túnica íntima, a túnica média e túnica adventícia.

Vasos que transportam sangue dos tecidos e órgãos para o coração.

 

Sangue transportado sob baixa pressão.

 

Possuem valvas que impedem o refluxo do sangue

 

Possuem a túnica íntima, a túnica média e túnica adventícia.

Vasos sanguíneos de calibre diminuto que garantem a troca de substâncias por difusão.

 

Possuem parede fina e delgada.

 

Não possuem a túnica média e adventícia.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Vasos sanguíneos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vasos-sanguineos.htm. Acesso em 20 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Cada vaso apresenta uma característica específica e atua em uma função diferente relacionada com o transporte de sangue pelo corpo. Analise as alternativas a seguir e marque o nome do vaso sanguíneo que apresenta as características ideais para a troca de substâncias.

a) Artéria

b) Arteríola

c) Veias

d) Vênulas

e) Capilares

Questão 2

Que nome recebe o vaso sanguíneo que garante o transporte do sangue do coração para todas as partes do corpo?

a) Artérias

b) Veias

c) Vênulas

d) Capilares

e) Microcapilares

Mais Questões
Artigos Relacionados
Quer aprender tudo sobe a artéria aorta? Clique aqui e descubra as principais características desse vaso sanguíneo e os problemas que o afetam.
Clique aqui e entenda o que são artérias, conheça sua estrutura e descubra alguns problemas de saúde relacionados com o acometimento desses vasos.
Você sabe o que são capilares sanguíneos? Clique aqui e conheça a sua estrutura e função, bem como seus tipos. Aprenda a diferença entre capilares e outros vasos.
Aprenda a diferença entre a circulação sistêmica e a pulmonar e entenda de uma vez por todas o trajeto percorrido pelo sangue no corpo.
Você conhece as diferenças existentes entre os corações dos vertebrados? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante órgão do sistema cardiovascular!
Confira tudo o que você precisa saber sobre o coração humano, um órgão oco formado por quatro câmaras que garante o envio de sangue para todo o corpo.
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular entendendo a diferença entre veia, artéria e capilar.
Entenda o que é a doença de Kawasaki e conheça seus principais sintomas clicando aqui. Descubra ainda a relação entre essa doença e a COVID-19.
Saiba mais sobre a embolia gasosa e como os profissionais da saúde lidam com esse problema, que, muitas vezes, pode ser fatal.
Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema cardiovascular, o sistema do nosso corpo responsável por garantir a circulação do sangue no organismo.