PUBLICIDADE
Os olhos são estruturas responsáveis pela visão. Esse órgão é complexo e formado por várias partes que garantem a captação efetiva das imagens. A seguir, exploraremos melhor a anatomia do olho humano, conhecendo mais profundamente suas partes e a função de cada uma delas.
Tópicos deste artigo
→ Olho humano
O olho humano é formado por uma série de elementos que atuam de forma conjunta. Há porções responsáveis, por exemplo, por permitir a entrada da luz e por elementos capazes de transformar o impulso luminoso em impulso elétrico. Entre as principais partes do olho humano, podemos citar:
-
Conjuntiva – A conjuntiva é uma membrada mucosa que reveste posteriormente as pálpebras e recobre a superfície anterior do olho até a córnea;
-
Esclera – Essa porção do olho corresponde ao chamado “branco do olho” e constitui um suporte externo fibroso para a inserção de músculos extra-oculares;
-
Córnea – A córnea é a parte transparente do olho, está localizada anteriormente e possui de 10 mm a 11 mm de diâmetro. Ela atua como meio refrator por possuir índice refracional maior que o do ar, além de garantir proteção contra micro-organismos.
Principais partes do olho humano
-
Íris – A íris é a porção que dá cor aos olhos e está localizada na parte anterior do cristalino e posterior da córnea. Essa região possui importantes músculos que possibilitam o aumento ou a diminuição do tamanho da pupila de acordo com a quantidade de luz no ambiente.
-
Pupila – A pupila é uma região localizada no centro da íris e apresenta-se como um pequeno círculo escuro que muda de tamanho. Ela é uma abertura por onde a luz entra a fim de encontrar o cristalino.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Cristalino – O cristalino, também chamado de lente, é um disco transparente rico em proteína que divide o olho em duas partes: a anterior e a posterior. A porção anterior apresenta o humor aquoso, que se destaca por ser uma substância aquosa de cor clara. Já na porção posterior está o humor vítreo, que é um material gelatinoso formado por água, fibras de colágeno e ácido hialurônico. O cristalino promove a acomodação visual, pois modifica sua forma para garantir maior nitidez na visão.
-
Retina – A retina é a camada encontrada internamente no olho e destaca-se por possuir fotorreceptores que são capazes de captar a informação visual e enviar essa mensagem ao nervo óptico. Isso significa que é na retina que as ondas luminosas transformam-se em impulsos nervosos.
Nos seres humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras: os cones e os bastonetes. Os cones são pouco sensíveis à luz, mas garantem a visão em cores. Os bastonetes, por sua vez, não são capazes de distinguir cores, entretanto, são mais sensíveis à luz, o que nos permite ter uma visão noturna em preto e branco.
- Nervo óptico – Esse nervo é responsável por garantir que impulsos elétricos do olho sejam levados para a área específica do cérebro que efetua a sua interpretação.
Por Ma. Vanessa Sardinha