Topo
pesquisar

Esqueleto humano

Biologia

O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos.
PUBLICIDADE

 O esqueleto humano é uma estrutura formada por vários ossos e cartilagens, que permitem, entre várias outras funções, a movimentação do nosso corpo. O esqueleto humano é um tipo de endoesqueleto, uma vez que se encontra no interior do nosso corpo, sendo formado por mais de 200 ossos.

Leia também: Sistema esquelético

Quantos ossos tem o esqueleto humano?

O esqueleto humano de um adulto apresenta 206 ossos, uma quantidade menor do que aquela encontrada em crianças. Essa redução ocorre pelo fato de que, quando a criança nasce, muitos ossos estão separados, fundindo-se durante o desenvolvimento da pessoa. Em média, uma criança apresenta cerca de 70 ossos a mais de que um adulto. É importante ficar claro que esses ossos a mais não são absorvidos ou destruídos, eles apenas juntam-se a outros, formando um só.

Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, formando a parte axial e a parte apendicular. Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).

Leia também: Corpo humano: partes do corpo e suas funções

Nomes dos ossos do esqueleto humano

Observe abaixo os nomes dos principais ossos do nosso esqueleto:

Veja os nomes de alguns dos principais ossos do esqueleto humano.
Veja os nomes de alguns dos principais ossos do esqueleto humano.

Funções do esqueleto humano

O esqueleto humano apresenta uma série de funções no organismo, que vão muito além da sustentação do corpo. Entre as principais funções desempenhadas pelo esqueleto, podemos citar:

  1. Suporte do organismo;

  2. Proteção dos órgãos internos e dos tecidos moles;

  3. Em conjunto com os músculos, garante a nossa movimentação;

  4. Apoio aos músculos esqueléticos;

  5. Depósito de sais minerais, principalmente fósforo e cálcio;

  6. Relação com a produção das células do sangue, uma vez que a medula óssea é encontrada nos ossos.

Os ossos e os músculos atuam juntos, garantindo nossa locomoção.
Os ossos e os músculos atuam juntos, garantindo nossa locomoção.

Divisão do esqueleto humano

O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular. Veja a seguir mais informações sobre essas duas porções do esqueleto.

Observe as partes que fazem parte do esqueleto axial e aquelas que fazem parte do esqueleto apendicular.
Observe as partes que fazem parte do esqueleto axial e aquelas que fazem parte do esqueleto apendicular.

Esqueleto axial

O esqueleto axial é constituído por 80 ossos. Fazem parte do esqueleto axial:

  • Crânio: O crânio é constituído por ossos faciais e ossos cranianos. De uma maneira geral, esses ossos garantem, principalmente, a proteção do encéfalo, uma porção do sistema nervoso central.

  • Osso hioide: Osso sem articulação localizado na região compreendida entre a mandíbula e a laringe, na região do pescoço.

  • Vértebras: Ossos que constituem a coluna vertebral. Uma de suas funções primordiais é garantir a proteção da medula espinhal.

  • Costelas: Ossos que apresentam formato de arco, encontrados no número de 12 pares.

  • Esterno: Osso localizado na parte anterior do tórax, conhecido também como osso do peito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esqueleto apendicular

O esqueleto apendicular é composto por 126 ossos, os quais formam nossos membros. Fazem parte do esqueleto apendicular:

  • Membros superiores: Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos).

  • Cintura escapular: A cintura escapular é constituída pela clavícula e pela escápula.

  • Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).

  • Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.

Ossos do crânio

O crânio apresenta ossos que, em sua maioria, estão juntos em virtude das articulações imóveis. Esses ossos estão relacionados com funções importantes do organismo, como a proteção do encéfalo e o processo de fala e mastigação. Essa última função é possibilitada pela presença da mandíbula.

Os ossos que formam o crânio podem ser divididos em dois grupos: ossos faciais e cranianos.

A maioria dos ossos do crânio apresenta articulações imóveis.
A maioria dos ossos do crânio apresenta articulações imóveis.

  • Ossos cranianos: ossos parietais, temporais, ocipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos e ossos suturais. Os ossos parietais e temporais são encontrados aos pares. Os ossículos auditivos são seis, e os ossos suturais possuem número variado.

  • Ossos faciais: maxilas (duas), zigomáticos (dois), nasais (dois), lacrimais (dois), conchas nasais (dois), palatinos (dois), mandíbula e vômer. Todos os ossos são encontrados aos pares, com exceção do vômer e da mandíbula. Vale salientar que a mandíbula é o osso mais forte da face e também o mais longo. Além disso, é o único que apresenta articulação móvel.

Coluna vertebral

As vértebras são os ossos que formam a coluna vertebral. Entre uma vértebra e outra, encontramos os discos intervertebrais, os quais atuam como um verdadeiro colchão entre cada um desses ossos.

Leia também: Cuidados com a coluna vertebral

A coluna vertebral desempenha papéis fundamentais para a sobrevivência do indivíduo. Ela garante, por exemplo, suporte para o corpo e proteção para a medula espinhal, uma porção do sistema nervoso central.

Na coluna vertebral, observamos sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix. O sacro é formado pela fusão de cinco vértebras, enquanto o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras.

Observe os ossos que formam a nossa coluna vertebral.
Observe os ossos que formam a nossa coluna vertebral.

Ossos dos membros superiores

Observe os ossos que formam os membros inferiores e superiores.
Observe os ossos que formam os membros inferiores e superiores.

Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão. A cintura escapular, responsável por garantir a união dos membros superiores ao tórax, é formada por dois ossos: clavícula e escápula.

Quando falamos em braços, antebraços, punhos e mãos, observamos os seguintes ossos:

  • Úmero: Maior osso do membro superior, sendo responsável por formar o braço.

  • Ulna e Rádio: Esses dois ossos formam o antebraço. Quando analisamos esses dois ossos, verificamos que a ulna é o mais longo deles.

  • Ossos do carpo: Os ossos do carpo formam o nosso punho e representam um grupo de ossos dispostos em duas fileiras de quatro ossos. Os ossos do carpo são chamados de escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato e uncinado.

  • Metacarpos: São um grupo de cinco ossos que formam a palma da mão.

  • Falanges: As falanges, que são os ossos que formam nossos dedos, são classificadas em: falange proximal, média e distal. O polegar apresenta duas falanges, enquanto os outros dedos da mão apresentam três falanges.

Ossos dos membros inferiores

Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, canela, panturrilha e pé. A cintura pélvica garante a união dos membros inferiores ao esqueleto axial e é formada pelos ossos pélvicos ou ossos do quadril.

Os ossos do quadril são formados a partir de três ossos: ílio, ísquio e púbis. Quando falamos em coxa, joelho, canela, panturrilha e pé, observamos os seguintes ossos:

  • Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano.

  • Patela: Osso que forma o joelho.

  • Tíbia: É conhecida como osso da canela.

  • Fíbula: É conhecida como osso da panturrilha.

  • Ossos do tarso: tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Os ossos do tarso assemelham-se aos ossos que formam nossos punhos.

  • Metatarsos: São um grupo constituído por cinco ossos.

  • Falanges: As falanges são os ossos que formam os dedos. O dedão do pé (hálux) é formado por duas falanges, enquanto os outros dedos dos pés são formados por três falanges.

Do que os ossos são formados?

Quando perguntamos do que os ossos são formados, rapidamente muitos respondem que são constituídos apenas de cálcio e fosfato. Entretanto, diferentemente do que muitos pensam, os ossos que compõem o esqueleto humano são formados também por vários tipos celulares que pertencem ao tecido ósseo.

As células encontradas no tecido ósseo são osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Os osteócitos são aqueles que ficam situados em cavidades presentes no interior da matriz óssea. O osteoblasto, por sua vez, é responsável pela secreção da parte orgânica da matriz óssea. Já os osteoblastos atuam reabsorvendo o tecido ósseo, garantindo, assim, o remodelamento do osso.

O tecido ósseo é o responsável por formar os ossos.
O tecido ósseo é o responsável por formar os ossos.

A matriz óssea é mineralizada e garante que o tecido seja resistente. Essa matriz possui uma parte inorgânica e uma parte orgânica. A parte inorgânica é rica em fosfato e cálcio, já a parte orgânica apresenta, principalmente, fibras colágenas.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos 

O esqueleto humano é um tipo de endoesqueleto, já que é encontrado no interior do nosso corpo.
O esqueleto humano é um tipo de endoesqueleto, já que é encontrado no interior do nosso corpo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Esqueleto humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/esqueleto-humano.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UCPel) O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo. Sua rigidez resulta do acúmulo de sais minerais, principalmente de carbonato de cálcio e fosfato de cálcio, disperso pela matriz orgânica constituída por proteoglicanas, fibras colágenas e glicoproteínas. O elemento ósseo responsável pela determinação de sua rigidez é:

a) o osteócito.

b) o sistema de Havers.

c) a matriz.

d) os osteoclastos.

e) os osteoblastos.

Questão 2

O esqueleto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Analise cada uma das alternativas abaixo e marque a única que não representa um osso do esqueleto apendicular.

a) Rádio

b) Carpo

c) Escápula

d) Esterno

e) Patela

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola