Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Unhas

As unhas, que são formadas a partir da ectoderme e compostas principalmente de queratina, possuem como função principal proteger as extremidades dos dedos.

As unhas possuem a função de proteger as pontas dos dedos e ajudar na manipulação de objetos
As unhas possuem a função de proteger as pontas dos dedos e ajudar na manipulação de objetos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As unhas são derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além disso, as unhas das mulheres apresentam também a função de decoração.

As unhas são formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponíquio. A matriz ungueal é a região onde é encontrado o epitélio germinativo, ou seja, onde ocorre a proliferação celular. As células produzidas nessa região formam o prato ungueal, estrutura que cobre o leito ungueal (região logo abaixo da unha). O prato ungueal apresenta uma região esbranquiçada na extremidade proximal da unha, que recebe o nome de lúnula, e uma região de borda livre. Abaixo da borda livre encontra-se o hiponíquio. A prega ungueal proximal corresponde à junção da unha à pele.

A unha cresce aproximadamente 3mm por mês nas mãos e apenas 1mm nos pés. Estima-se que, quando perdemos a unha da mão, esta demora em torno de quatro meses para regenerar-se, enquanto as dos pés podem demorar até oito meses. A velocidade de crescimento pode variar de pessoa para pessoa e também ser inibida em razão de alguma doença ou até mesmo desnutrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As unhas, apesar do que muitos pensam, carregam sinais importantes de algumas patologias, mesmo que não muito específicos. Na falta de alguns nutrientes, por exemplo, percebe-se que as unhas tornam-se opacas, sem brilho e quebradiças. No hipertiroidismo, ocorre o enfraquecimento dessa estrutura, assim como em casos de leucemia.

Algumas vezes, as unhas podem apresentar doenças, como é o caso das onicomicoses. Nessa condição, fungos atacam as unhas, podendo causar manchas, descolamento e queda. Outra doença comum é a psoríase ungueal, uma patologia de causas desconhecidas que causa depressões, engrossamento e descolamento da unha.

Atenção: O uso exagerado de esmaltes pode tornar as unhas fracas. Evite a pintura constante dessa estrutura.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Unhas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/unhas.htm. Acesso em 13 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As unhas são constituídas principalmente por queratina e são formadas por quatro epitélios básicos. Analise as alternativas e marque a região onde é encontrado o epitélio germinativo.

a) Matriz ungueal.

b) Prato ungueal.

c) Leito ungueal.

d) Hiponíquio.

e) Prega ungueal proximal.

Exercício 2

As unhas, como qualquer parte do corpo, não são isentas de doenças. Assinale a alternativa que indica o tipo de organismo que se alimenta de queratina e causa a onicomicose, uma infecção relativamente comum nas unhas:

a) Vírus.

b) Bactérias.

c) Ácaros.

d) Fungos.

e) Vermes.