Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ossos da mão

Os ossos da mão podem ser divididos em três grupos. Cada grupo é responsável por formar o punho, os ossos da palma da mão e os ossos dos dedos.

Radiografia dos ossos da mão.
A mão é uma estrutura composta por 27 ossos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os ossos da mão totalizam 27 ossos, divididos em ossos do punho, da palma da mão e dos dedos. No que diz respeito às articulações, nas mãos é possível perceber mais de 20 locais de encontro entre ossos. As mãos são estruturas extremamente importantes para os seres humanos, ajudando-nos, por exemplo, a segurar e manusear objetos.

Leia também: Esqueleto humano

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os ossos da mão

  • As mãos possuem 27 ossos e mais de 20 articulações.

  • No punho são encontrados oito ossos.

  • Na palma da mão estão presentes cinco ossos.

  • Em cada dedo, observa-se a presença de três ossos, com exceção do polegar, que possui apenas dois ossos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Anatomia da mão

As mãos são estruturas encontradas na extremidade dos membros superiores, sendo formadas por diferentes estruturas, como ossos, músculos, nervos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. As mãos são extremamente importantes para os seres humanos, estando relacionadas com tarefas que exigem força e também precisão, como segurar, apertar e manipular objetos.

Saiba mais: Como os ossos são formados?

Quais são os ossos da mão?

Os ossos da mão totalizam 27 ossos, os quais estão divididos em três grupos:

  • carpos,

  • metacarpos,

  • falanges.

Os ossos do punho são os carpos (oito ossos), os metacarpos são os ossos da palma da mão (cinco ossos) e os ossos dos dedos são as falanges (três ossos em cada dedo, com exceção do polegar). Percebe-se, portanto, que, apesar de ser uma estrutura relativamente pequena, a mão apresenta uma quantidade considerável de ossos.

Ilustração da estrutura e da localização dos grupos de ossos da mão.
Observe na figura os ossos da mão.
  • Carpos: ossos do punho

Os ossos que compõe o punho são chamados de cárpicos e estão dispostos em duas fileiras, cada uma contendo quatro ossos. Na fileira proximal, estão presentes os ossos pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide. Já na fileira distal, temos o hamato, o capitato, o trapezoide e o trapézio.

  • Metacarpos: ossos da palma da mão

A palma da mão é formada por cinco ossos metacarpianos, os quais se radiam do punho e articulam-se com as falanges proximais dos dedos.

  • Falanges: ossos dos dedos

Denominam-se de falanges os ossos que compõem cada dedo. Os dedos possuem três falanges, a proximal, a média e a distal. Apenas o polegar possui duas falanges, não apresentando falange média.

Articulações da mão

Uma articulação pode ser definida como o local de união entre dois ou mais ossos, independentemente do grau de movimentação permitido nesse local.

Em cada mão, encontramos 27 ossos e mais de 20 articulações distintas. No punho temos articulações radiocárpicas e intercárpicas. No que diz respeito às articulações radiocárpicas, elas são realizadas entre a extremidade distal do rádio, um disco articular e três ossos da fileira proximal dos ossos do punho. Já as intercárpicas ocorrem entre os ossos cárpicos.

As articulações carpometacárpicas, por sua vez, ocorrem entre a porção distal dos ossos carpais e basais dos ossos metacarpais. As extremidades metacarpais formam ainda articulações com as extremidades proximais das falanges, sendo essas articulações chamadas de articulações metacarpofalângicas. Entre as falanges, observam-se as chamadas articulações interfalangeanas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ossos da mão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ossos-da-mao.htm. Acesso em 27 de maio de 2024.

De estudante para estudante