Órgãos do corpo humano

Biologia

PUBLICIDADE

Os órgãos do corpo humano são estruturas formadas por diferentes tecidos e que funcionam de modo coordenado para garantir que diferentes processos ocorram em nosso corpo. Os órgãos estão agrupados em diferentes sistemas, os quais compõem o organismo humano. Neste texto falaremos um pouco mais sobre os seguintes órgãos: pele, coração, vasos sanguíneos, cérebro, traqueia, faringe, pulmões, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, rins, bexiga, testículo, ovário, útero.

Leia também: Corpo humano – níveis de organização, células e tecidos

Órgãos do corpo humano

Na figura podemos observar diferentes órgãos encontrados no nosso corpo.
Na figura podemos observar diferentes órgãos encontrados no nosso corpo.

Órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos, formados por células. Os órgãos que trabalham juntos para a realização de uma tarefa específica formam os chamados sistemas. O sistema digestório, por exemplo, é formado por órgãos que trabalham para a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. A seguir, falaremos a respeito de diferentes órgãos, separando-os de acordo com o sistema ao qual cada um deles pertence.

Órgãos do sistema tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos (unhas, pelos e glândulas).
O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos (unhas, pelos e glândulas).
  • Pele: é o maior órgão do corpo humano, pesando cerca de 3 kg. Ela formada por duas camadas: a epiderme, constituída por tecido epitelial, e a derme, formada por tecido conjuntivo. A pele atua em diferentes processos, estando relacionada com a percepção de sensações, como dor e temperatura, a proteção contra agentes externos, a termorregulação, entre outras.

Leia também: Câncer de pele – tipo de neoplasia bastante comum na população

Órgãos do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
  • Coração: é um órgão do sistema cardiovascular que garante o bombeamento do sangue para diferentes partes do nosso organismo. Apresenta contrações involuntárias, sendo formado basicamente por músculo estriado cardíaco. O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
  • Vasos sanguíneos: são por onde o sangue circula em nosso corpo. Os três tipos básicos de vasos sanguíneos são as artérias, veias e capilares. Artérias garantem que o sangue seja levado do coração para variadas partes do corpo. As veias, por sua vez, promovem o retorno do sangue ao coração. Já os capilares são vasos finos que permitem as trocas gasosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Órgãos do sistema nervoso

O encéfalo é um componente do sistema nervoso central, bem como a medula espinal.
O encéfalo é um componente do sistema nervoso central, bem como a medula espinal.
  • Cérebro: faz parte do sistema nervoso central e destaca-se por ser a maior porção do encéfalo. Pode ser dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. O cérebro humano está relacionado com processos como nossa capacidade de memória, linguagem, aprendizagem e integração das informações sensoriais.

Órgãos do sistema respiratório

O sistema respiratório é formado por cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
O sistema respiratório é formado por cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
  • Traqueia: é um tubo cilíndrico formado por anéis de cartilagem hialina que apresentam formato de C. A traqueia apresenta-se revestida por um epitélio ciliado com células secretoras de muco. Os cílios das células ajudam a varrer partículas que podem entrar pelo sistema respiratório no momento da inspiração.
  • Pulmões: são órgãos em formato de cone que se apresenta como uma massa esponjosa, contendo milhares de alvéolos. É nos pulmões, mais precisamente nos alvéolos, que as trocas gasosas acontecem.

Veja mais: O que é inspiração e expiração?

Órgãos do sistema digestório

O sistema digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
O sistema digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
  • Esôfago: é um órgão musculoso que garante que o bolo alimentar seja levado da faringe para o estômago. A presença de músculo não estriado, que realiza contrações peristálticas, permite que o bolo alimentar seja levado até o estômago.
  • Estômago: é um órgão que se destaca por ser a porção mais dilatada do sistema digestório. Nessa região observa-se a secreção do chamado suco gástrico, que promove parte da digestão química do alimento. No suco gástrico, encontra-se ácido clorídrico e pepsina, uma enzima responsável por quebrar proteínas.
  • Intestino delgado: é o maior compartimento do sistema digestório, podendo atingir mais de 6 metros. Ele pode ser dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo. No intestino delgado, ocorre a maior parte do processo de digestão, feito graças à ação de secreções do próprio órgão, provenientes do pâncreas (suco pancreático) e do fígado (bile). No intestino delgado, acontece também a absorção de nutrientes, sendo esse processo muito eficiente devido a uma grande quantidade de dobras em seu revestimento (vilosidades) e projeções em suas células (microvilosidades).
  • Intestino grosso: é formado pelo cólon, ceco e reto. Diferentemente do delgado, esse intestino apresenta apenas cerca de 1,5 m de comprimento. O intestino grosso é responsável pela reabsorção da água e formação do bolo fecal.
  • Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.

Órgãos do sistema urinário

O sistema urinário é constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
O sistema urinário é constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
  • Rins: são dois órgãos em formato de feijão, que estão relacionados com a filtração do sangue e a formação da urina. A urina é formada mais precisamente nos néfrons, que são as unidades funcionais do rim.
  • Bexiga: é um órgão que garante o armazenamento de urina até que ela seja eliminada para o meio externo. A capacidade de armazenamento da bexiga é de 700 ml a 800 ml, entretanto, os estímulos para a micção iniciam-se antes que a bexiga atinja sua capacidade máxima.

Leia também: Infecção urinária – doença causada, principalmente, por bactérias

Órgãos do sistema reprodutor

Os sistemas reprodutores masculino e feminino são responsáveis produção dos gametas.
Os sistemas reprodutores masculino e feminino são responsáveis produção dos gametas.
  • Testículos: são órgãos exclusivamente masculinos responsáveis pela formação dos gametas masculinos (espermatozoides). Além disso, os testículos produzem testosterona, um hormônio relacionado, entre outras funções, com o desenvolvimento das características secundárias masculinas.
  • Ovários: são os órgãos femininos responsáveis pela formação dos gametas femininos (ovócitos). São responsáveis também pela síntese de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Tanto o estrógeno quanto a progesterona estão relacionados, entre outras funções, com a regulação do ciclo menstrual.
  • Útero: é também um órgão exclusivamente feminino, sendo onde o bebê desenvolve-se. O útero é um órgão muscular, garantindo, desse modo, sua expansão durante a gravidez. Internamente possui uma camada ricamente vascularizada que é parcialmente perdida durante o processo de menstruação.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Órgãos do corpo humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/orgaos-do-corpo-humano.htm. Acesso em 01 de dezembro de 2020.