Topo
pesquisar

Tireoide

Biologia

A glândula tireoide
A glândula tireoide
PUBLICIDADE

A tireoide é uma glândula endócrina com funcionamento regulado por ação de hormônios tireoideotrópicos sintetizados pela hipófise. Encontra-se localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo da laringe e aderida à superfície da traqueia, sendo responsável pela secreção dos hormônios: Tiroxina (T4), Tri-iodotironina (T4) e também calcitonina.

Os distúrbios decorrentes desta glândula provocam drásticas alterações no metabolismo do organismo, seja a supra-atividade estimada (hipertireoidismo), ou a baixa atividade (hipotireoidismo), cada um causando as seguintes implicações:

Hipertireoidismo – aceleração do ritmo cardíaco, consequentemente aumento da pressão arterial com elevação da temperatura corporal e intensificação da sudorese, afetando até mesmo o temperamento do indivíduo, deixando-o mais sensível e vulnerável a irritações.

Hipotireoidismo – caracterizada normalmente pela baixa da pressão arterial, deixando o indivíduo apático, com sensação de cansaço (estado letárgico), podendo levar à depressão. Geralmente influencia o hábito alimentar, provocando falta de apetite e ganho de peso.

Comumente sintomatologia, referente ao hipotireoidismo, está associada à carência do elemento químico iodo, fundamental na síntese dos hormônios T3 e T4. A insuficiência dessas substâncias causa tanto o nanismo e cretinismo na infância (comprometendo o desenvolvimento / crescimento, bem como o déficit intelectual / retardo mental), como também a situação denominada de bócio (inchaço do pescoço), mais comum durante a fase adulta.

Já o metabolismo da calcitonina auxilia o processo de calcificação dos ossos, promovendo a remoção da quantidade excessiva de cálcio existente na corrente sanguínea, deslocando-o para o tecido ósseo, principalmente durante a fase de crescimento.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Anatomia Humana - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Tireoide"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tireoide.htm>. Acesso em 23 de abril de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

A glândula tireoide, localizada em uma região na base do pescoço, está relacionada com o controle do metabolismo de quase todo o corpo. Ela é responsável pela produção de três hormônios denominados:

a) Tireotrófico, tiroxina e tri-iodotironina.

b) Tireotrófico, tiroxina e ocitocina.

c) Tiroxina, tri-iodotironina e ocitocina.

d) Tireotrófico, tri-iodotironina e calcitonina.

e) Tiroxina, tri-iodotironina e calcitonina.

Mais Questões
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA