Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Savana

Geografia

As savanas estão presentes em países de clima tropical e subtropical. São formações vegetais adaptadas a períodos de estiagem e ao fogo, crescendo em solos pouco férteis.
As savanas são biomas tropicais formados por vegetação do tipo campestre e uma grande diversidade faunística.
As savanas são biomas tropicais formados por vegetação do tipo campestre e uma grande diversidade faunística.
PUBLICIDADE

As savanas são biomas que ocorrem de forma predominante na zona tropical do planeta, por onde se distribuem climas tropicais caracterizados pela alternância entre uma estação seca e outra chuvosa. Encontram-se savanas em países da América do Sul, da África, da Ásia e da Oceania, principalmente.

A vegetação da Savana é composta por gramas, arbustos e árvores esparsas. É comumente adaptada aos períodos de estiagem e também ao fogo, crescendo em solos geralmente pobres em nutrientes e ácidos. No Brasil, as savanas correspondem ao Cerrado e à Caatinga.

Leia também: Tundra bioma localizado acima do Círculo Polar Ártico

Resumo sobre Savana

  • Savanas são biomas que ocorrem predominantemente em climas tropicais.

  • Recobrem áreas na América do Sul, África, Ásia e Oceania. No Brasil, correspondem ao Cerrado e à Caatinga.

  • Possuem vegetação composta por gramíneas, arbustivas e algumas árvores esparsas. Estas costumam ter troncos grossos e galhos retorcidos, além de folhas de tamanho médio a grande.

  • A flora da Savana é, portanto, adaptada a períodos secos e também ao fogo, que pode ocorrer naturalmente ou pela ação antrópica.

  • Os solos desse bioma possuem baixo teor de nutrientes e podem ser ácidos em função da sua composição.

  • A fauna é bastante diversa, com a presença de muitas espécies herbívoras. Os maiores animais desse bioma vivem nas Savana africana.

  • As savanas podem ser do tipo tropical, montanhosa, pantanosa, temperada e mediterrânea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é Savana?

Savana é um bioma ou ecossistema que ocorre de maneira predominante na zona tropical do planeta Terra, onde se distribuem climas tropicais caracterizados pela moderada amplitude térmica anual (isto é, variação de temperaturas) e, principalmente, pela alternância entre períodos secos, geralmente no inverno, e chuvosos, que correspondem ao verão na maioria das áreas.

As savanas se formam em áreas de terreno aplainado ou suavemente ondulado, e a sua composição no que diz respeito à flora e à fauna é bastante diversificada, variando conforme a localização. Fica no continente africano, nos países subsaarianos, a principal e maior área recoberta por savanas no mundo. Embora sejam mais comuns em climas quentes, é possível identificar a presença desse tipo de paisagem natural em outras regiões, conforme veremos mais adiante.

Veja também: Taiga bioma também conhecido como floresta boreal ou floresta de coníferas

Características da Savana

As savanas podem ser encontradas em quase todos os continentes, e todas essas áreas compartilham algumas características em comum, que podem ser utilizadas para a identificação do bioma.

  • Localização da Savana

Como adiantamos, as savanas são formações típicas de países tropicais. Sendo assim, a maior parte das áreas recobertas com savanas hoje está localizada em médias latitudes, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio. Esse bioma ocorre principalmente:

Abrange uma área equivalente a 33% da superfície do planeta, o que corresponde a aproximadamente 15 milhões de km².

As savanas são predominantes em latitudes médias, onde há ocorrência de climas tropicais.
As savanas são predominantes em latitudes médias, onde há ocorrência de climas tropicais.
  • Clima da Savana

As áreas onde a savana se desenvolve apresentam climas que variam entre o tropical e o semiárido. É possível observar a presença desse bioma também em regiões onde há predominância do clima subtropical.

Entre os aspectos climáticos das savanas, está a alternância entre períodos chuvosos (verão) e períodos de estiagem (outono e inverno), onde o volume pluviométrico pode ficar abaixo de 60 mm ao mês, chegando até a ausência de chuvas em determinados meses. Em média, as regiões de Savana registram índices pluviométricos de 800 a 1.500 mm anuais e, em localidades mais secas, esse volume cai para 500 mm.

As temperaturas são de moderadas a altas, cujas médias ficam no intervalo de 15 ºC, em períodos amenos, a 27 ºC, nos meses quentes. As máximas, no entanto, atingem valores superiores a 35 ºC, principalmente em latitudes mais baixas.

  • Solo da Savana

Assim como outros aspectos físicos, as categorias de solo que são encontradas nas savanas variam conforme a sua localização, dependendo de fatores como o tipo de rocha que compõe o substrato e as condições climáticas.

No geral, os solos da Savana possuem fertilidade de baixa a moderada, sendo mais elevadas em áreas onde a vegetação é relativamente densa e proporciona o acúmulo de materiais orgânicos na superfície, assim como nas proximidades de rios e corpos d’água. Nessas regiões, os solos apresentam coloração escura, entre tons marrons e avermelhados.

Em áreas de clima mais seco, os solos da Savana tendem a possuir uma camada superior dura, derivada do acúmulo de elementos como alumínio e sais de ferro, impedindo a infiltração de água e o desenvolvimento de vegetação densa e homogênea. Além do baixo teor de nutrientes, os solos dessas regiões apresentam baixo pH, o que caracteriza um substrato ácido. Quanto à textura, as savanas podem apresentar solos arenosos e argilosos.

No Brasil e em outros territórios de clima tropical, é comum a ocorrência de latossolos, que possuem estrutura homogênea, são profundos e apresentam boa permeabilidade, mas sua fertilidade natural é baixa.

  • Vegetação e flora da Savana

A vegetação e a flora da Savana estão diretamente associadas às características edafoclimáticas da área onde se encontram, ou seja, ao clima e ao tipo de solo. Esse bioma é caracterizado pelas formações campestres, com a predominância de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno e médio porte. Além disso, o dossel das savanas é aberto, o que significa dizer que as árvores e arbustos são bem espaçados na superfície, com a ausência de formações fechadas ou densas como ocorre nas florestas tropicais, por exemplo.

As árvores e demais plantas da Savana são adaptadas aos períodos de seca e também ao fogo, uma vez que há a ocorrência de incêndios naturais nesse tipo de bioma em decorrência do tempo muito seco e quente ou, ainda, pela queda de raios. O fogo iniciado pela ação antrópica também acontece, motivado principalmente pela abertura de novas áreas produtivas.

Dessa forma, observam-se árvores com troncos tortuosos e grossos, além de vegetação com raízes profundas para a absorção da água armazenada nos lençóis freáticos. As folhas são pequenas ou médias, e muitas das plantas são decíduas, isto é, perdem a folhagem durante o período de estiagem. Plantas espinhosas e cactáceas são igualmente encontradas nas savanas, sobretudo em regiões mais secas de clima semiárido.

Flora da savana
As savanas são compostas por gramíneas, arbustivas e árvores de pequeno e médio porte com galhos tortuosos.

Encontram-se nas savanas:

  • baobás;
  • acácias;

  • corticeira;

  • salgueiro-de-rio;

  • capim alto e curto;

  • capim-palha;

  • palmeiras;

  • capim-elefante;

  • suculentas diversas;

  • gramas e outras plantas forrageiras.

No Brasil, a vegetação típica de Savana é aquela encontrada nos biomas Cerrado e Caatinga.

Leia também: Desmatamento do Cerrado ação antrópica que visa à expansão da fronteira agrícola

  • Fauna da Savana

As savanas constituem hábitats para uma enorme variedade de animais, havendo a distinção da ocorrência de espécies de país para país. Encontram-se nesse bioma desde grandes mamíferos até pequenos insetos polinizadores. As herbívoras constituem a maioria das espécies encontradas nesse tipo de bioma. Destaca-se ainda que na África se vivem os maiores animais das savanas.

Fauna da Savana africana

Entre os animais que compõem a fauna da Savana estão:

  • Hidrografia da Savana

A presença de águas superficiais ou subsuperficiais nas savanas e a extensão desses corpos d’água variam conforme o regime hidrológico da área onde se encontram.

É comum a presença de rios intermitentes ou temporários, que são aqueles cujos leitos secam no período de estiagem e se enchem novamente nos meses chuvosos. Em muitas regiões de clima tropical e tropical úmido, observa-se a presença de rios perenes, que correm durante o ano todo, assim como de lagos, como é o caso da região leste da África e o Lago Chade, na África Ocidental, que se trata de uma área permanentemente alagada.

O território brasileiro exemplifica muito bem a diversidade dos rios da Savana, uma vez que os cerrados são conhecidos por abrigarem nascentes de importantes rios perenes que banham o país, como o Paraná, Paraguai, São Francisco e Tocantins. Já na Caatinga os cursos são temporários, com poucos grandes rios perenes, como o São Francisco.

Elefantes em um lago
 No continente africano, são encontrados grandes lagos em regiões de Savana.

Tipos de Savana

Por se tratar de um bioma bastante heterogêneo, as savanas podem ser classificadas quanto ao clima predominante e à vegetação que exibem.

  • Savana tropical: são aquelas que ocorrem em países de clima tropical e subtropical, geralmente quentes e com duas estações do ano bem definidas, uma seca e uma chuvosa. Localizam-se na região intertropical do planeta, abrangendo os continentes africano, americano, asiático e oceânico. Entre elas estão:

    • Savana africana: recobrema grande parte dos países da África Subsaariana, totalizando 27 nações entre os paralelos de 15º e 30º S. Representa a paisagem mais tradicional que se conhece dessa formação vegetal, dispondo de uma ampla variedade de animais, principalmente, com destaque para os grandes mamíferos e preadores.
    • Savana do Brasil e América do Sul: na América do Sul, as savanas ocorrem no Brasil, na Venezuela e na Colômbia principalmente. Em território brasileiro, as savanas correspondem aos biomas Cerrado e Caatinga, demonstrando características diversas daquelas encontradas em outros locais do mundo.

  • Savana temperada: ocorre em latitudes médias, onde os climas possuem estação chuvosa e outra seca, geralmente com temperaturas mais amenas. Representa, nesses locais, extensas áreas de transição entre desertos e florestas.

  • Savana mediterrânea: ocorre em áreas de clima mediterrâneo, onde se desenvolve sobre solos pobres em nutrientes. A vegetação, em função disso, é formada principalmente por gramíneas e arbustivas.

  • Savana pantanosa: está presente em climas tropicais e subtropicais. Recebe esse nome por conter áreas alagáveis que se enchem em períodos chuvosos.

  • Savana montanhosa: presente em áreas de elevada altitude, é chamada também de savana alpina. Dispõe de climas amenos e frios, com o desenvolvimento de vegetação de baixo porte, como gramíneas, arbustivas e, quando é o caso, pequenas árvores.

Exercícios resolvidos sobre a Savana

Questão 1 - (UEPB) A paisagem da foto mostra um dos biomas caracterizados pela presença de uma fauna de grande porte quase que dizimada pela caça esportiva praticada por milionários do primeiro mundo. Hoje, embora a matança de animais selvagens não seja mais permitida, a caça ilegal ainda é praticada na clandestinidade. Diante da postura preservacionista que se difunde por todo o mundo, este bioma se volta na atualidade para o turismo ecológico com os safáris organizados para observar os animais em seus hábitats naturais.

Foto de uma baobá.

Com base no texto e na ilustração, é possível afirmar que esse bioma é:

A) a Floresta amazônica.

B) a Savana africana.

C) a Caatinga nordestina.

D) a Taiga siberiana.

E) as Pradarias canadenses.

Resolução

Alternativa B. O texto descreve práticas realizadas na Savana africana, assim como a foto retrata uma árvore característica dessa paisagem, o baobá.

Questão 2 - (FGV) Assinale a alternativa que associa corretamente um tipo climático ao tipo de vegetação zonal que a ele corresponde:

A) Clima Equatorial/ Vegetação esclerófila (chaparral, maquis).

B) Clima Tropical/ Savanas.

C) Clima Mediterrâneo/ Florestas temperadas caducifólias.

D) Clima Temperado / Florestas pluviais tropicais.

E) Clima subtropical árido/ Estepes.

Resolução

Alternativa B. As savanas ocorrem em regiões de clima tropical, sendo, portanto, a associação correta.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Savana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/savana.htm. Acesso em 24 de outubro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

De acordo com os seus conhecimentos e leitura do texto, aponte as principais características das savanas.

Questão 2

A savana é formada em áreas planas com predominância de gramíneas e árvores esparsas, sendo muito comum em zonas de clima tropical. Esse tipo de cobertura vegetal está presente em várias partes do globo, porém, em um continente esse tipo de vegetação é muito comum. Marque a alternativa que indica, corretamente, esse continente.

a) Asiático

b) Africano

c) Americano

d) Europeu

e) Oceania
 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Confira um resumo explicativo dos aspectos naturais da África, com foco no clima e na vegetação desse importante continente.
Saiba mais sobre a formação vegetal conhecida como Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro e que abrange boa parte da Região Nordeste do Brasil. Confira aqui aspectos dessa unidade ecológica, como localização, fauna, flora, clima, vegetação, solo e devastação. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse bioma!
Veja aqui as características mais importantes do Cerrado, como localização, fauna, flora, clima, vegetação, potencial aquífero, características do solo e devastação.
Saiba mais sobre a vegetação e os animais da floresta caducifólia!
Clique aqui e conheça a vegetação, clima e animais da Floresta Equatorial!
Clique aqui e conheça as principais características da Floresta mediterrânea.
Você sabe quais são os principais biomas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!
Compreenda o que é a savanização da Amazônia e inteire-se sobre os debates acerca da suposta existência de um processo que estaria transformando a floresta tropical em savanas.
Você sabe diferenciar Taiga e Tundra? Clique aqui e conheça melhor a Taiga ou floresta boreal. Leia sobre sua fauna e flora e entenda as ameaças a esse bioma.
Conheça aqui os tipos de vegetação da América anglo-saxônica!