Topo
pesquisar

Clima brasileiro

Geografia do Brasil

Em virtude da extensão territorial do Brasil, o clima brasileiro possui grandes variações.
PUBLICIDADE

O Brasil tem 93% de seu território localizado no Hemisfério Sul, o restante (7%) encontra-se no Hemisfério Norte, isso significa que o território está na zona intertropical do planeta, com exceção da região Sul.

Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical úmido, semiárido e subtropical.

Mapa Mental: Tipos de Clima no Brasil

Mapa Mental: Tipos de Clima no Brasil

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

O clima equatorial é identificado em quase todos os estados da região Norte, além de parte do Mato Grosso e Maranhão. Essa característica climática caracteriza-se pela elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude térmica, variando entre 24°C e 26°C ao ano. A quantidade de chuvas é abundante, com índices pluviométricos superiores a 2.000 mm, praticamente não são percebidos períodos de estiagem. A floresta Amazônica sofre influência desse clima.

O clima tropical influencia grande parte do centro do país, especialmente os estados do Centro-Oeste, incluindo ainda partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Minas Gerais. Em geral, as temperaturas são elevadas em boa parte do ano, com média de 24°C, e a amplitude térmica oscila entre 5°C e 6°C ao ano. A quantidade de chuvas gira em torno de 1 500 mm ao ano, com duas estações bem definidas: uma seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O clima tropical de altitude apresenta-se em regiões serranas e de planaltos, especialmente na região Sudeste. Nesses locais há baixa amplitude térmica, a temperatura média oscila entre 17°C e 22°C, e a quantidade chuvas é de 1.500 mm ao ano.

O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. As temperaturas médias anuais giram em torno de 25°C e os índices pluviométricos entre 1250 mm e 2.000mm.

O clima semiárido é típico da região Nordeste, especialmente no interior, lugar conhecido como polígono da seca, em razão da escassez de chuva. Apresenta temperaturas elevadas o ano todo, a média anual varia entre 26°C e 28°C. As chuvas são escassas, com uma média anual inferior a 750 mm, além disso, são mal distribuídas.

O clima subtropical ocorre unicamente na região Sul, essa característica climática distingue-se totalmente do restante do Brasil. As médias anuais de temperatura giram em torno de 18°C, com alta amplitude térmica. As chuvas são bem distribuídas, os índices pluviométricos superam os 1.250 mm ao ano.


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Principais climas do Brasil.
Principais climas do Brasil.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Clima brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/clima-brasileiro.htm. Acesso em 18 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(PUC – RS - adaptado)  Baseado no climograma e nas afirmativas abaixo, responda a questão:

I. Trata-se de um clima subtropical úmido com maiores concentrações pluviométricas no verão, superando os mil milímetros anuais.

II. Refere-se a um clima de baixa amplitude térmica, com grande pluviosidade anual.

III. Nas áreas em que predomina esse clima, é produzido trigo, com excelente produtividade.

IV. O clima representado é denominado de Equatorial, existindo nestas áreas uma vegetação do tipo hidrófila e latifoliada, combinando-se para a formação da Floresta Equatorial.

Estão corretas as afirmativas

A) I e III.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, II e IV.

Questão 2

Quais os principais tipos de clima? Quais elementos os diferem?

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola