Topo
pesquisar

Região Sul

Geografia do Brasil

A região Sul do Brasil é a menor das regiões brasileiras, mas a terceira mais povoada e com uma grande quantidade de habitantes por área.
PUBLICIDADE

A região Sul representa uma das cinco regiões brasileiras estabelecidas pela regionalização do país organizada pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. É a menor entre as regiões brasileiras, com uma área de 576.409 km² e apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A população da região Sul, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2013, é de 28.795.762 habitantes, o que totaliza uma densidade demográfica de quase 50 habitantes para cada quilômetro quadrado. Assim, mesmo sendo a menor região em área territorial, é a terceira maior do país em número de habitantes e a segunda em densidade populacional, atrás somente da região Sudeste.

Na campo da economia, a região Sul caracteriza-se pela grande atividade em várias áreas: no setor primário, sobretudo na agricultura, responde por mais da metade da produção de grãos do Brasil; no setor secundário, predomina a indústria têxtil e de automóveis; já o setor terciário responde pela maior parte da geração de renda e emprego na região.

O relevo da região Sul é quase que totalmente constituído por planaltos e depressões, além de uma pequena área correspondente à Planície da Lagoa dos Patos, no extremo sul. Os planaltos Sul-Rio-Grandense, da Bacia do Paraná e do Atlântico ocupam uma vasta área e, entre eles, posiciona-se a depressão interplanáltica da Borda Leste da Bacia do Paraná.

Conhecida por ser a região mais fria do país graças aos efeitos da latitude (a região posiciona-se abaixo do Trópico de Capricórnio), o clima predominante é o subtropical, exceto no norte do Paraná, onde o clima é o tropical. As estações são bem definidas e as chuvas atingem todo o território de forma bem distribuída ao longo do ano, exceto nas faixas mais ao norte da região, onde as chuvas concentram-se no verão.

As limitações em termos de tamanho de área territorial não impedem a diversidade sobre os tipos de vegetação no sul do Brasil. A região conta com as Araucárias e o Pampa, além de alguns resquícios da Mata Atlântica. É na Mata de Araucária, que já foi quase toda devastada, que se encontram algumas árvores típicas da região, como o pinheiro-do-paraná e a erva-mate. A vegetação litorânea conta com a presença de mangues e áreas de restinga.

A seguir você poderá conferir informações mais detalhadas e precisas sobre a região Sul, envolvendo os seus aspectos humanos e naturais, além das características específicas de cada uma das unidades federativas.

Confira nossos textos e boa leitura!


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Mapa de localização da região Sul do Brasil
Mapa de localização da região Sul do Brasil

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre o sul do Brasil, é correto afirmar:

a) É uma região com baixos índices de industrialização em comparação com o restante do país.

b) Possui a menor população entre as cinco regiões brasileiras.

c) É a menor região brasileira em termos de extensão territorial.

d) Possui um clima predominantemente polar, com baixas temperaturas e elevada umidade.

Questão 2

Observe a figura a seguir e, sobre o tipo de vegetação a ela referente, assinale a alternativa incorreta:

Imagem da vegetação da região Sul
Imagem da vegetação da região Sul

a) Constitui uma formação florestal aberta e espaçada

b) É uma vegetação classificada como caducifólia

c) Constitui-se como uma das vegetações mais tropicais do Brasil

d) Habita, no Brasil, uma região de solos férteis conhecida como “Terra Roxa”.

Ver resposta

artigos Região Sul

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola