Topo
pesquisar

Oceano Índico

Geografia

PUBLICIDADE

Formado a partir da fragmentação do supercontinente denominado Gondwana, o Oceano Índico possui extensão de aproximadamente 73,4 milhões de quilômetros quadrados. Essa grande massa de água salgada situa-se a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártica.

O Oceano Índico abriga o Mar Vermelho, Golfo Pérsico, Golfo de Áden, Golfo de Omã, a Baía de Bengala, Mar de Andaman, Mar da Arábia, Mar de Java, Estreito de Malaca, Estreito de Ormuz, Canal de Moçambique, etc.

Está localizado numa zona de convergência entre as placas tectônicas da Antártica, Africana, Indiana, Euroasiática e das Filipinas. Essa característica desencadeia fenômenos como tsunamis e atividades vulcânicas, afetando milhares de habitantes de países próximos ao Índico.

Sua profundidade média é de 3.900 metros, sendo que o ponto mais profundo é a fossa de Java, com cerca de 7,5 mil metros. A temperatura da água varia de acordo com a localidade. Nas regiões mais próximas ao Oceano Antártico, as águas são mais frias, atingindo o congelamento em determinadas áreas. As águas da porção norte do oceano são mais quentes em virtude da influência dos continentes, podendo atingir até 30 °C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas diferenças de temperatura desencadeiam as “monções”, que se caracterizam pela mudança na direção dos ventos conforme a variação da temperatura entre as porções continentais e as oceânicas. Sendo assim, durante o verão, os ventos frios se deslocam do Oceano Índico para a Ásia Meridional; e no inverno, o movimento dos ventos é oposto, ou seja, da Ásia Meridional para o Índico.

As “monções” são responsáveis pela modificação das correntes oceânicas, podendo provocar inundações em algumas regiões e extensos períodos de seca em outras localidades, prejudicando a infraestrutura, a economia, destruindo residências, entre outros aspectos negativos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Localização do Oceano Índico
Localização do Oceano Índico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Oceano Índico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceano-indico.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola