Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Qual é o formato da Terra?

Curiosidades

Sobre qual é o formato da Terra, sabe-se que, desde as propostas de Aristóteles, há mais de dois mil anos, é possível determinar que nosso planeta tem a forma arredondada.
Os fusos horários e o posicionamento diferente de estrelas no céu são evidências do formato circular da Terra
Os fusos horários e o posicionamento diferente de estrelas no céu são evidências do formato circular da Terra
PUBLICIDADE

Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular. Em 500 a.C., os gregos observaram que, em diferentes posições na Terra, as constelações no céu mudam, e que navios aproximando-se da costa mostram primeiro o mastro. Essas evidências comprovam que estamos sobre uma esfera, e não em um sistema plano.

No entanto, atualmente, mesmo depois de todas as contribuições de Newton, Kepler, Einstein e outros grandes estudiosos, as discussões sobre o “real” formato da Terra têm ganhado força. Difundindo suas ideias principalmente nas redes sociais, os terraplanistas afirmam que a Terra é plana.

De acordo com essa corrente de pensamento, o planeta possui forma achatada e é coberto pelo firmamento em formato de domo (cúpula). O Sol e a Lua possuiriam tamanhos muito menores que o real e fariam movimentos dentro do espaço do firmamento. A Antártida estaria nas bordas desse disco, conforme demonstra a figura a seguir.

Para as pessoas que acreditam nessa teoria, a Nasa, Agência Espacial Estadunidense, seria a principal responsável por manter a farsa da Terra redonda, e a justificativa para isso seria o poder financeiro e hegemônico.

Segundo os terraplanistas, uma das formas de evidenciar que o planeta possui formato plano é utilizar câmeras com altíssima capacidade de aproximação e mostrar que o horizonte sempre será aproximado em linha reta. Outras “evidências” que provariam esse formato plano da Terra estariam no fato de rios muito longos, como o Nilo, correrem por longas extensões sem sofrer reduções em seus níveis.

Algumas provas do formato circular da Terra

Existem inúmeras evidências do formato circular da Terra. Descrevemos a seguir alguns dos fatos mais simples que podem provar o formato arredondado do nosso planeta.

1) A medida do raio da Terra feita por Eratóstenes:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O grego Eratóstenes nasceu em 275 a.C. e conseguiu determinar o primeiro valor para o raio da Terra. A certeza do estudioso em relação ao formato circular da Terra provém da observação da incidência da luz do Sol sobre poços feitos em diferentes cidades. Eratóstenes verificou que no dia do solstício de verão um poço, em Siena, tinha o fundo iluminado pelo Sol, sem a formação de sombras nas bordas. No mesmo dia, em Alexandria, o sol iluminava um poço, porém havia formação de sombra. A única explicação para isso é o formato arredondado da Terra.

2) As circum-navegações

Fernão de Magalhães, no século XVI, executou a primeira circum-navegação bem-sucedida. Ao seguir sempre na mesma direção, o navio, após determinado tempo, retornava ao ponto inicial, confirmando o formato circular da Terra.

3) Os fusos horários

Para um planeta com formato plano, o Sol deveria nascer ao mesmo tempo para todos os habitantes, porém não é isso que se observa. Quando a luz do Sol brilha em determinado lugar, sempre é noite em um ponto oposto, e isso acontece somente porque a Terra possui formato arredondado.

4) Lançamento de balões de hélio

Ao lançar uma câmera acoplada a um balão de hélio até a posição mais alta possível, as imagens mostraram uma terra arredondada!

5) Explorações e evidências espaciais

As órbitas dos satélites, a Estação Espacial Internacional, o lançamento de astronautas desde Yuri Gagárin, primeira pessoa a sair do planeta, e as imagens captadas por satélite são excelentes evidências do formato circular do planeta.

Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.

Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Qual é o formato da Terra?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/qual-formato-terra.htm. Acesso em 21 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba quem foi Neil Armstrong e que importância ele teve na história da exploração do espaço sideral.
Saiba como ocorreu a Chegada do Homem à Lua no dia 20 de julho de 1969.
Como e quando aconteceu a conquista do espaço.
Clique aqui e saiba mais sobre a corrida espacial, seu contexto e seus principais acontecimentos, como o lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik.
Você sabia que o nosso planeta realiza, ao todo, catorze movimentos? Clique e descubra quais são os movimentos da Terra!
Clique aqui e saiba mais sobre a NASA, agência espacial norte-americana fundada durante a Guerra Fria, em 1958.
Aprenda mais sobre o Planeta Terra. Saiba quais são suas principais características e como está dividida sua estrutura interna e externa. Veja também curiosidades.
Você sabe qual é a Idade da Terra? Leia e descubra!
Saiba mais sobre o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial enviado ao espaço. Entenda como nasceu o projeto e quais seus principais acontecimentos.
Clique aqui e entenda o que são as zonas térmicas do planeta Terra. Saiba os fatores que determinam seu estabelecimento e as características de cada uma delas.