Estado, Nação e Governo

Geografia

Entender a diferença entre Estado, Nação e Governo é fundamental para a compreensão de conflitos nacionais e separatistas.
PUBLICIDADE

É comum haver confusão entre os conceitos de Estado, Nação e Governo. Muitas pessoas acreditam que tais expressões possuem o mesmo significado, entretanto, trata-se de assuntos bem diferentes.

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.

Dessa forma, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).

A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns autores chegam a afirmar que o Estado seria a institucionalização da Nação. Entretanto, observa-se a existência de Estados com muitas nações – ou multinacionais – e algumas nações sem Estado constituído.

Um exemplo de Estado multinacional é o Brasil, que possui habitantes de diferentes costumes e etnias, como os indígenas e os habitantes da região do pampa gaúcho (que habitam o Sul do Brasil e partes da Argentina e do Uruguai). Entre as nações sem Estado, é destaque a situação dos curdos, um povo que habita regiões do Oriente Médio e que não possui o seu próprio território, isto é, o seu Estado constituído.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Um Estado só pode ter um governo, mas pode agrupar várias nações
Um Estado só pode ter um governo, mas pode agrupar várias nações

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Estado, Nação e Governo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm. Acesso em 27 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Entenda a longa disputa política que envolve a China e o Tibete deflagrando a Questão Tibetana!
Entenda as transformações que envolveram o papel do Estado na Globalização e as limitações sobre a intervenção pública na economia.
Entenda a questão curda e os conflitos geopolíticos em torno da luta pela criação do Curdistão no Oriente Médio.
O sentimento de nacionalismo é fonte de grandes conflitos atuais. Venha saber mais sobre essa questão. Clique aqui!
Você já ouviu falar em nação sem Estado? Acha impossível? Entenda esse fenômeno político-social aqui!
Clique aqui e entenda o que é cidadania, um conceito amplo que envolve garantias e responsabilidades.
Clique aqui e conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento essencial para a garantia dos direitos fundamentais das pessoas.
Saiba mais sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja quando essa data é comemorada e conheça qual é o objetivo de sua criação.
Clique aqui e entenda os conceitos de Estado laico e Estado religioso, bem como a relação entre Estado e religião.
Entenda o que é trabalho informal. Conheça alguns exemplos desse tipo de trabalho. Entenda as vantagens e desvantagens dessa prática trabalhista.