Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estado, Nação e Governo

Geografia

Entender a diferença entre Estado, Nação e Governo é fundamental para a compreensão de conflitos nacionais e separatistas.
Um Estado só pode ter um governo, mas pode agrupar várias nações
Um Estado só pode ter um governo, mas pode agrupar várias nações
PUBLICIDADE

É comum haver confusão entre os conceitos de Estado, Nação e Governo. Muitas pessoas acreditam que tais expressões possuem o mesmo significado, entretanto, trata-se de assuntos bem diferentes.

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.

Dessa forma, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).

A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns autores chegam a afirmar que o Estado seria a institucionalização da Nação. Entretanto, observa-se a existência de Estados com muitas nações – ou multinacionais – e algumas nações sem Estado constituído.

Um exemplo de Estado multinacional é o Brasil, que possui habitantes de diferentes costumes e etnias, como os indígenas e os habitantes da região do pampa gaúcho (que habitam o Sul do Brasil e partes da Argentina e do Uruguai). Entre as nações sem Estado, é destaque a situação dos curdos, um povo que habita regiões do Oriente Médio e que não possui o seu próprio território, isto é, o seu Estado constituído.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Estado, Nação e Governo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm. Acesso em 28 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja quando essa data é comemorada e conheça qual é o objetivo de sua criação.
Clique aqui e entenda o que é cidadania, um conceito amplo que envolve garantias e responsabilidades.
Compreenda a lógica e as características dos principais conflitos étnicos do mundo.
Clique aqui e conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento essencial para a garantia dos direitos fundamentais das pessoas.
Clique aqui e entenda os conceitos de Estado laico e Estado religioso, bem como a relação entre Estado e religião.
O movimento que tomou força ao longo do século XIX.
Você já ouviu falar em nação sem Estado? Acha impossível? Entenda esse fenômeno político-social aqui!
Os principais grupos populacionais sem país próprio.
O sentimento de nacionalismo é fonte de grandes conflitos atuais. Venha saber mais sobre essa questão. Clique aqui!
Entenda as transformações que envolveram o papel do Estado na Globalização e as limitações sobre a intervenção pública na economia.