Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eleições e a importância do voto

O voto foi expandido para todos os cidadãos com mais de 16 anos muito recentemente, mostrando que a participação política no país foi constantemente restringida.

No Brasil, o voto universal foi conseguido apenas no final do século XX, o que demonstra a importância dessa prática política para o país.
No Brasil, o voto universal foi conseguido apenas no final do século XX, o que demonstra a importância dessa prática política para o país.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O voto, ou sufrágio, como é também conhecido, é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso, como nos casos de referendos ou plebiscitos.

Leia também: Vice-presidentes que assumiram o governo no Brasil

Tópicos deste artigo

Importância do voto no Brasil

No Brasil, são eleitos através do voto diversos representantes políticos da população, como:

Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos ocupantes desses cargos acima mencionados. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto. Porém, na história do voto do Brasil, nem sempre foi assim.

Confira em nosso podcast: A conquista do direito ao voto feminino no Brasil

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do voto no Brasil

As votações que existiam durante a colônia e durante o Império brasileiro estavam restritas a homens que detinham certo nível de renda. Com o advento da República, o voto foi estendido aos demais homens, mas não às mulheres. Estas somente puderam participar das eleições no Brasil a partir de 1932, com a reforma do Código Eleitoral.

A existência dos períodos ditatoriais, como entre 1937 e 1945 e entre 1964 e 1985, diminuiu muito a abrangência da participação política dos cidadãos na escolha de seus representantes políticos. A restrição histórica à participação de boa parte da população na escolha de seus representantes através do voto fez com que o sufrágio universal estabelecido na Constituição de 1988 ganhasse uma enorme importância.

Leia também: Movimento sufragista – mobilização de mulheres para conseguirem o direito ao voto

  • Videoaula sobre o voto feminino no Brasil

Características do modelo eleitoral no Brasil

Por meio do voto, é possível ao eleitor escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

Urna eletrônica em fundo cinza-escuro.
A urna eletrônica substituiu as cédulas de papel, garantindo maior rapidez na apuração dos votos.

Intensas campanhas são feitas para combater a compra de votos, uma prática ainda comum durante as eleições no Brasil. Através da compra do voto, políticos com maior poder econômico conseguem influenciar de forma considerada não ética um maior número de eleitores. A compra de votos é crime no Brasil, mas isso não quer dizer que ela não exista.

Por outro lado, diversos posicionamentos críticos em relação à democracia representativa apontam que os financiamentos de campanhas, que são legais, acabam também fazendo com que as classes que têm maior poder econômico coloquem seus representantes no poder, limitando a abrangência da democracia. Nesse caso, somente as campanhas eleitorais milionárias teriam capacidade de serem vitoriosas nas principais eleições.

Outra característica do voto no Brasil é que ele é obrigatório. Há campanhas para que o voto seja facultativo, uma escolha das pessoas que querem eleger seus representantes. A favor desse posicionamento há o argumento de que tal medida diminuiria os casos de corrupção nas eleições, além de ampliar a possibilidade de escolha dos cidadãos, já que poderiam começar escolhendo se querem votar ou não.

Há ainda posicionamentos de crítica mais profunda às eleições, principalmente as decorrentes das campanhas do voto nulo. A prática de anular o voto visa expor um descontentamento com todo o sistema da democracia representativa ou, em alguns casos, a insatisfação com os candidatos que são apresentados. Acompanhe também a discussão desse tema em nosso podcast: Diferença entre voto nulo e voto em branco.

Em muitos casos, a crítica à representatividade indica uma limitação dessa forma de organização, que exclui da participação política direta a maior parte dos cidadãos, afastando-os desse tipo de prática, que se limitaria a votar apenas em certos períodos, em candidatos previamente escolhidos por agremiações. Nesse sentido, nos intervalos das eleições, os cidadãos ficariam afastados das decisões políticas, já que delegariam essa função a seus representantes.

Os vários posicionamentos no debate demonstram a importância do voto na prática política brasileira.

 

Por Tales dos Santos Pinto
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Eleições e a importância do voto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/importancia-voto.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Algumas determinações da Legislação eleitoral

As permissões e restrições em época de eleições.
Política

Diferença entre voto nulo e voto branco

Veja este texto a respeito da diferença existente entre voto branco e voto nulo. Conheça uma rápida definição de voto branco e de voto nulo e esclareça suas dúvidas sobre ambos, por meio da leitura deste texto, que foi embasado na legislação que está em vigor no Brasil.
Política

Diretas Já

Acesse o site e conheça mais sobre o movimento das Diretas Já. Saiba mais sobre os seus líderes, como aconteceu os comícios e o desfecho desse movimento.
História do Brasil

Eleições indiretas no Brasil

Sabe o que são eleições indiretas e quantos presidentes brasileiros foram eleitos dessa forma? Clique aqui e entenda tudo sobre o assunto!
Política

História das eleições no Brasil

Leia este texto e amplie seus conhecimentos a respeito da história das eleições no Brasil. Veja quando foi realizada a primeira eleição no Brasil e por quais mudanças esse sistema passou em nosso país. Saiba ainda quais foram os presidentes eleitos por eleição direta.
História do Brasil

Movimento sufragista

Entenda um pouco mais sobre o movimento sufragista, seu contexto histórico em vários países e a importância da conquista de direitos políticos por mulheres.
Sociologia

Sufrágio universal

Conheça um pouco mais sobre o sufrágio universal, direito fundamental para o aperfeiçoamento das democracias. Saiba quais foram as lutas que antecederam esse modelo.
Sociologia

Votar nulo funciona?

Será que uma eleição é invalidada com o voto nulo?
Política

Voto feminino no Brasil

Acesse e entenda como se deu o processo de conquista do voto feminino no Brasil. Conheça os primeiros nomes que se envolveram com essa causa.
História do Brasil