Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Senado Federal

Senado Federal é uma das casas legislativas que compõem o Congresso Nacional, sendo ocupado por senadores e senadoras, escolhidos por meio de eleição popular.

Vista interna do Senado Federal, em Brasília
O Senado Federal é formado, no total, por 81 senadores e senadoras.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Senado Federal é uma das casas legislativas que formam o Congresso Nacional e considerado a sua Câmara Alta. O Senado faz parte do Poder Legislativo, atuando em nível federal, como a Câmara dos Deputados (Câmara Baixa). É sediado em Brasília, capital federal.

O Senado Federal é composto por 81 membros, totalizando três senadores ou senadoras para cada estado do Brasil e o Distrito Federal. São escolhidos por meio de eleição, e o critério majoritário é utilizado para as renovações das vagas. Senadores e senadoras têm direito a um mandato de oito anos.

Leia mais: Deputado estadual — cargo da política que representa o Legislativo estadual

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Senado Federal

  • É uma das casas legislativas do Congresso Nacional.

  • É considerado a Câmara Alta do Congresso Nacional.

  • É composto por 81 senadores e senadoras, sendo três para cada estado brasileiro e o Distrito Federal.

  • Seus membros são eleitos para mandato de oito anos.

  • Tem inúmeras funções além de legislar e fiscalizar o Executivo, como autorizar nomeações do presidente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o Senado Federal?

O Senado Federal é a casa legislativa que sedia o trabalho dos senadores e senadores, sendo onde os trabalhos legislativos são realizados em nosso país em nível federal. O Senado é parte do Congresso Nacional, onde fica também a Câmara dos Deputados. Juntos, Senado e Câmara compõem o sistema bicameral do Legislativo brasileiro.

O Senado Federal é ocupado por 81 senadores, eleitos para representarem seus estados, sendo que cada estado brasileiro, além do Distrito Federal, tem direito a eleger o mesmo tanto de senadores. Cada ente da federação pode eleger o total de três senadores e/ou senadoras, sendo que o voto popular é o critério dessa eleição.

Apesar de ser parte do Poder Legislativo e formar o Congresso Nacional junto da Câmara dos Deputados, veremos que o Senado Federal possui funções distintas das dos deputados, embora também tenha funções semelhantes às deles. As diferentes atribuições do Senado fazem com que ele seja entendido como Câmara Alta, enquanto a Câmara dos Deputados é a Câmara Baixa.

O Senado Federal está localizado na Praça dos Três Poderes, na capital federal, Brasília. Essa cidade sedia o Poder Legislativo do Brasil (formado por Senado e Câmara dos Deputados) desde sua fundação, em 1960. Veremos, ao longo deste texto, que senadores, enquanto membros do Legislativo, atuam legislando, fiscalizando o Executivo, além de terem funções de julgamento e nomeação.

Função do Senado Federal

A função do Senado Federal é correspondente à de seus membros: os senadores e as senadoras. O Senado possui algumas responsabilidades bem semelhantes às da Câmara dos Deputados. Seus membros atuam, por exemplo, legislando e fiscalizando o Executivo, assim como acontece com os deputados e deputadas federais.

Como legisladores, o Senado recebe projetos de lei aprovados pela Câmara dos Deputados, fazendo análise e revisão deles para determinar se são necessárias modificações. Se o Senado indicar que um projeto de lei deve ser modificado, ele retorna para a Câmara dos Deputados, para que as mudanças sejam realizadas e o projeto seja novamente apreciado.

Além disso, os senadores atuam na elaboração de projetos de lei, e, assim como na Câmara dos Deputados, esses projetos são analisados pelos membros do Senado, debatidos e votados. Caso eles sejam aprovados no Senado, são encaminhados para que o presidente possa sancioná-los ou vetá-los.

Atuam também na fiscalização do Executivo e podem intervir sempre que entenderem que irregularidades estão sendo cometidas pelo governo. O Senado Federal também autoriza nomeações do presidente para cargos de grande importância, como os de ministros do Supremo Tribunal Federal.

É função dos senadores organizar uma sabatina para identificar se a escolha do presidente para o cargo em questão é aceitável. No Senado Federal, são julgadas pessoas que ocupam determinados cargos, como os de Advogado-Geral da União, Procurador-Geral da República, comandantes das Forças Armadas, entre outros. Por fim, a casa também autoriza grandes transações financeiras do Executivo.

Confira no nosso podcast: Diferença entre voto nulo e voto em branco

Eleição dos membros do Senado Federal

O Senado Federal é composto via eleição popular. Os membros do Poder Legislativo, em geral, são eleitos por meio do sistema proporcional, mas isso não acontece para a composição do Senado Federal, pois o critério utilizado para eleger senadores e senadoras é o sistema majoritário.

Assim, são eleitos para o Senado Federal aqueles que obtêm a maior quantidade de votos na disputa. Essa eleição é realizada a cada quatro anos e faz a renovação parcial da composição dessa casa legislativa. Portanto, em uma eleição, é renovado 1/3 da casa e, na outra, 2/3.

É importante mencionar que o cargo dos membros do Senado, os senadores e senadoras, tem duração de oito anos. A legislação eleitoral do Brasil permite que um senador ou senadora tente se reeleger para sua função quantas vezes quiser.

Composição do Senado Federal

O Senado Federal, assim como a Câmara dos Deputados, possui uma Mesa Diretora, responsável por organizar os debates e as votações no Plenário. Essa Mesa é eleita pelos próprios senadores e tem um mandato de dois anos. Ao todo, ela é formada por um presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, além de quatro secretários e quatro suplentes.

Dentro do Senado Federal, também existem comissões, cuja função é semelhante às das comissões que existem na Câmara dos Deputados. Há comissões permanentes e outras temporárias, além de existirem as mistas, formadas por membros do Senado e da Câmara Federal.

Créditos da imagem

[1] edusma7256 e Shutterstock

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Senado Federal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/senado-federal.htm. Acesso em 24 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Boca de urna

Veja este texto a respeito da boca de urna e entenda, com embasamento na legislação brasileira, o que é boca de urna e quais atos não devem ser realizados no dia de votação. Veja também quais são as possíveis punições estipuladas para aqueles que forem autuados cometendo esse crime.
Política

Deputado estadual

Clique para saber o que é um deputado estadual. Veja também como atua na política e os critérios existentes para se tornar um deputado estadual.
Política

Deputado federal

Clique aqui e saiba mais sobre as funções de um deputado federal. Descubra como ocorre sua eleição, quantos existem e qual sua importância na política brasileira.
Política

Diferença entre voto nulo e voto branco

Veja este texto a respeito da diferença existente entre voto branco e voto nulo. Conheça uma rápida definição de voto branco e de voto nulo e esclareça suas dúvidas sobre ambos, por meio da leitura deste texto, que foi embasado na legislação que está em vigor no Brasil.
Política

Eleições indiretas no Brasil

Sabe o que são eleições indiretas e quantos presidentes brasileiros foram eleitos dessa forma? Clique aqui e entenda tudo sobre o assunto!
Política

Governador

Clique aqui e saiba sobre o cargo de governador. Entenda suas funções, seus requisitos mínimos e como é o processo de escolha de uma pessoa para esse cargo.
Política

Presidente da República

Acesse o texto para saber mais sobre o cargo de presidente no Brasil. Entenda suas funções, como ocorre seu processo de eleição e quem sucede o presidente.
Política

Senador

Acesse este texto para saber mais a respeito do trabalho de um senador. Entenda sobre a duração de seu mandato, como ele é eleito e quais são suas funções.
Política