Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A Literatura de tradição gótica

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Alguns escritores do Romantismo se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa, se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criaram então uma literatura fantasiosa. Trata-se da literatura de tradição gótica.

Álvares de Azevedo introduziu na literatura brasileira elementos da tradição gótica, como a morte, o ambiente noturno, o amor, o vampirismo. Essa produção rompe com os valores da sociedade, pois apresenta um caráter marginal.
Há outros escritores que tiveram ligações com essa tendência, na Europa, Charles Baudelaire e Mallarmé, nos Estados Unidos, Edgar Allan Poe e no Brasil, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos.

As obras Noite na taverna (contos) e Macário (peça teatral) representam a produção gótico-romântica em prosa; ambas de Álvares de Azevedo.

A tradição gótica encontra adeptos não só na literatura, mas na música e no cinema. O ex-integrante do grupo Black Sabbath, Ozzy Osbourne, é um dos representantes do rock satânico. No cinema, podemos destacar: Dança dos Vampiros (R. Polanky), Nosferatu (F.W. Murnau) e Drácula de Bram Stoker (F. Coppola).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além do gótico, a juventude das décadas de 50, 60 e 70 buscou outras formas de expressão: as margianais, e o cinema também documentou esse movimento com os filmes Laranja mecânica (anos 70) e Juventude transviada (anos 50).

O cantor Raul Seixas e o escritor Paulo Coelho escreveram juntos algumas canções, como o Rock do diabo.

Rock do diabo

O diabo usa capote
É roque, é toque, é folk
Diabo!
Foi ele mesmo quem me deu o toque
Enquanto Freud explica as coisas
O diabo fica dando os toques
Existem dois diabos
Só que um parou na pista
Um deles é o do toque
O outro é aquele do Exorcista
O diabo é pai do rock!

(Raul Seixas e Paulo Coelho)

 

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "A Literatura de tradição gótica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-literatura-tradicao-gotica.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

São elementos da literatura de tradição gótica:

a) enquanto movimento artístico, compreende a tendência literária da primeira metade do século XVIII.

b) a observação da realidade, fazendo uma análise crítica da vida social.

c) Predominância do subjetivismo, o culto do eu predomina sobre a perspectiva do outro.

d) Ruptura com os padrões literários vigentes, afronta ao racionalismo, fundindo instintos de vida e de morte, libido e terror.

e) a idealização no modo de apresentar as personagens e o uso da natureza como reflexo dos sentimentos do narrador.

Exercício 2

(CEFET-PR) O excerto a seguir foi extraído da obra Noite na Taverna, livro de contos escritos pelo poeta ultrarromântico Álvares de Azevedo (1831-1852).

“Uma noite, e após uma orgia, eu deixara dormida no leito dela a condessa Bárbara. Dei um último olhar àquela forma nua e adormecida com a febre nas faces e a lascívia nos lábios úmidos, gemendo ainda nos sonhos como na agonia voluptuosa do amor. Saí. Não sei se a noite era límpida ou negra; sei apenas que a cabeça me escaldava de embriaguez. As taças tinham ficado vazias na mesa: aos lábios daquela criatura eu bebera até a última gota o vinho do deleite…” (São Paulo: Moderna, 1997, p. 23)

Com relação ao fragmento acima, afirma-se:

I) Acentua traços característicos da literatura romântica, como o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, e despreza o nacionalismo e o indianismo, temas característicos da primeira geração romântica.

II) Idealiza figuras imaginárias, mulheres incorpóreas ou virgens, personagens que confirmam o amor inatingível, idealizado na literatura ultrarromântica. Dessa forma, no 1º parágrafo, o amor platônico não é superado pelo amor físico.

III) Tematiza a morte, presente em grande parte da obra do autor.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I está correta.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) I, II e III estão corretas.
e) Apenas I e III estão corretas.