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Literatura infantil

A literatura infantil traz histórias que estimulam a imaginação, promovem o aprendizado e desenvolvem valores. Ela inclui gêneros como fábulas, contos e aventuras.

Crianças segurando obras de literatura infantil
As obras da literatura infantil desenvolvem o hábito de leitura, o amadurecimento emocional e os valores morais e éticos nas crianças.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
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A literatura infantil é o conjunto de obras escritas ou adaptadas especificamente para crianças. Ela desempenha um papel essencial no desenvolvimento das crianças, oferecendo não apenas entretenimento como também lições importantes sobre o mundo, valores e comportamentos. Desde as fábulas e contos de fadas até as histórias de aventura e fantasia, os livros infantis estimulam a imaginação e auxiliam na formação da personalidade das crianças.

Leia também: 20 obras clássicas da literatura mundial

Tópicos deste artigo

Resumo sobre literatura infantil

  • A literatura infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças, oferecendo não apenas entretenimento como também lições sobre valores e comportamentos.
  • Seus principais objetivos incluem o entretenimento, educação, desenvolvimento emocional, estímulo à imaginação e construção do senso crítico.
  • Os gêneros da literatura infantil abrangem fábulas, contos de fadas, contos de mistério, lendas, poesia, fantasia, histórias de aventura, histórias de animais e biografias adaptadas.
  • Monteiro Lobato é o pai da literatura infantil brasileira, enquanto autoras como Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Lygia Bojunga contribuíram com obras que marcaram o gênero no Brasil.
  • No cenário internacional, Hans Christian Andersen, Lewis Carroll e Antoine de Saint-Exupéry são referências da literatura infantil com clássicos atemporais.
  • A literatura infantil estimula a criatividade, promove a alfabetização e ajuda as crianças a lidarem com suas emoções, tornando-se uma ferramenta educacional poderosa.

O que é literatura infantil?

A literatura infantil é o conjunto de obras escritas ou adaptadas especificamente para crianças. Ela pode incluir narrativas ficcionais, poesias, lendas e histórias reais simplificadas para o público infantil.

Seu principal objetivo é oferecer narrativas acessíveis e envolventes para crianças, utilizando uma linguagem simples e uma estrutura de texto que facilite a compreensão. Além disso, muitas dessas histórias são acompanhadas por ilustrações, o que ajuda a manter o interesse dos pequenos leitores e complementar o entendimento da narrativa.

Essa categoria inclui uma ampla variedade de gêneros literários, tais como fábulas, contos de fadas, poesias, histórias de aventura, entre outros.

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Autores de literatura infantil

→ Autores de literatura infantil no Brasil

  • Monteiro Lobato: é considerado o pai da literatura infantil brasileira. Ele criou obras que misturam fantasia e ensinamentos, como o clássico Sítio do Picapau Amarelo, em que personagens inesquecíveis vivem aventuras mágicas. Outras obras, como Caçadas de Pedrinho e Reinações de Narizinho, são parte desse universo lúdico e educativo. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
  • Ruth Rocha: se destacou por abordar questões sociais e comportamentais de maneira leve e acessível para crianças. Seu livro Marcelo, marmelo, martelo é um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira, ensinando valores como amizade e respeito. Outras obras, como O reizinho mandão e Romeu e Julieta, também encantam gerações.
  • Ana Maria Machado: combina, em suas histórias, elementos da cultura brasileira e temas familiares. Bisa Bia, bisa Bel trata de relações entre gerações, enquanto Menina bonita do laço de fita celebra a diversidade. Com Histórias à brasileira, a autora resgata e reconta lendas do folclore brasileiro, aproximando as crianças de suas tradições.
  • Cecília Meireles: além de ser uma das maiores poetisas do Brasil, trouxe a poesia para o universo infantil com Ou isto ou aquilo, em que as crianças são apresentadas à beleza dos versos. Sua obra é marcada por uma sensibilidade única, e Romanceiro da Inconfidência também se destaca por sua linguagem poética e histórica. Para saber mais sobre ela, clique aqui.
  • Lygia Bojunga: é premiada e reconhecida por suas obras que combinam fantasia e questões emocionais. A bolsa amarela explora o imaginário infantil de forma criativa, enquanto O sofá estampado e Angélica continuam a tratar de temas como identidade e liberdade de maneira envolvente. Para saber mais sobre ela, clique aqui.
  • José Mauro de Vasconcelos: emocionou gerações com Meu pé de laranja lima, que aborda a dor e a beleza da infância. A sensibilidade de sua escrita é também evidente em Rosinha, minha canoa, em que a natureza e a simplicidade da vida são temas centrais. Sua obra é marcada pela exploração emocional profunda, sempre com um toque de ternura.

→ Autores de literatura infantil no mundo

  • Hans Christian Andersen: foi um dos maiores nomes da literatura infantil mundial. Suas histórias, como O patinho feio e A pequena sereia, trazem lições morais universais que cativam crianças até hoje. A roupa nova do imperador é outro exemplo de sua habilidade em contar histórias com mensagens profundas.
Hans Christian Andersen, um dos grandes nomes da literatura infantil.
Hans Christian Andersen, um dos grandes nomes da literatura infantil.
  • Lewis Carroll: inovou a literatura infantil ao criar Alice no País das Maravilhas, uma obra que explora o fantástico e o nonsense de maneira única. Alice através do espelho complementa essa narrativa mágica e intrigante, encantando tanto crianças quanto adultos com seu humor e inteligência.
  • Antoine de Saint-Exupéry: é o autor de O pequeno príncipe, uma das obras mais lidas e amadas no mundo. A simplicidade e profundidade da história abordam temas como amizade e amor, tocando leitores de todas as idades. Seu legado é indiscutível na literatura infantil. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
  • A. Milne: deu vida a O ursinho Puff, um dos personagens mais queridos da literatura infantil. Suas histórias são ternas e cheias de sabedoria, abordando a simplicidade e o valor da amizade. O universo de Puff e seus amigos continua encantando gerações de leitores.
  • Enid Blyton: é uma das autoras mais prolíficas da literatura infantil. Com séries como Os cinco e Clube dos Sete, ela trouxe aventuras e mistérios que cativam o público jovem. Seus livros ensinam o valor da amizade, do trabalho em equipe e da curiosidade.
  • Roald Dahl: é conhecido por suas histórias criativas e irreverentes, que conquistaram crianças no mundo todo. A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda e O BGA - Bom Gigante Amigo são exemplos de sua habilidade em criar narrativas divertidas, com um toque de crítica social e humor.
  • C. S. Lewis: criou um dos mundos mais fascinantes da literatura infantil com As crônicas de Nárnia. A série é uma mistura de fantasia, mitologia e fé, em que temas como coragem e sacrifício são explorados em um cenário mágico. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa é o livro mais famoso dessa coleção.

Clássicos da literatura infantil

→ Clássicos da literatura infantil no Brasil

Capa do clássico infantil “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, da Global Editora.[1]
Capa do clássico infantil Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, da Global Editora.[1]
  • Monteiro Lobato: O Sítio do Picapau Amarelo, Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática.
  • Ruth Rocha: Marcelo, marmelo, martelo, O reizinho mandão, Romeu e Julieta.
  • Ziraldo: O menino maluquinho, Uma professora muito maluquinha, Flicts.
  • Ana Maria Machado: Bisa Bia, bisa Bel, Menina bonita do laço de fita, Histórias à brasileira.
  • Cecília Meireles: Ou isto ou aquilo, Romanceiro da Inconfidência.
  • Lygia Bojunga: A bolsa amarela, O sofá estampado, Angélica.

→ Clássicos da literatura infantil no mundo

Ilustração de “O patinho feio”, uma obra clássica da literatura infantil.
O patinho feio é um dos grandes clássicos da literatura infantil.
  • Hans Christian Andersen: O patinho feio, A pequena sereia, A roupa nova do imperador.
  • Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas, Alice através do espelho.
  • Antoine de Saint-Exupéry: O pequeno príncipe.
  • A. A. Milne: O ursinho Puff.
  • Enid Blyton: Os cinco, Os sete desaparecidos, Clube dos Sete.
  • Roald Dahl: A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, O BGA - Bom Gigante Amigo.

Leia também: Literatura fantástica — o tipo de literatura que explora elementos sobrenaturais

Tipos de literatura infantil

  • Fábulas: são histórias curtas, geralmente protagonizadas por animais que falam e agem como humanos, e que sempre trazem uma moral no final. Exemplos: A cigarra e a formiga, A lebre e a tartaruga, O leão e o rato.
Ilustração de “A lebre e a tartaruga”, famosa fábula da literatura infantil.
A lebre e a tartaruga é uma das mais famosas fábulas da literatura infantil.
  • Contos de fadas: são narrativas que envolvem magia e seres fantásticos, como fadas, bruxas e príncipes, e costumam ensinar lições sobre coragem, bondade e justiça. Exemplos: Cinderela, Branca de Neve, A Bela e a Fera.
  • Contos de mistério: são histórias que envolvem enigmas ou mistérios que os personagens devem desvendar. Estimulam a curiosidade e o pensamento lógico das crianças. Exemplos: Sherlock Holmes (versão infantil), Os cinco (de Enid Blyton), Os detetives do prédio azul (Flávia Lins e Silva).
  • Lendas: são narrativas populares transmitidas oralmente, muitas vezes misturando fatos e elementos sobrenaturais ou mitológicos. Exemplos: saci-pererê, iara, curupira.
  • Poemas infantis: são poemas que, muitas vezes, utilizam rimas e jogos de palavras para criar um efeito lúdico e divertido. Exemplos: A arca de Noé (Vinicius de Moraes), Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles), O prato azul-pombinho (Cora Coralina).
  • Fantasia: histórias que apresentam mundos imaginários, criaturas mágicas e aventuras extraordinárias, levando as crianças a explorarem o impossível. Exemplos: O mágico de Oz, As crônicas de Nárnia, Harry Potter.
  • Histórias de aventuras: narrativas cheias de ação, em que os personagens enfrentam desafios e vivem grandes aventuras, muitas vezes com heróis infantis.  Exemplos: O menino maluquinho (de Ziraldo), A ilha do Tesouro, Robinson Crusoé.
  • Histórias de animais: narrativas com animais como personagens principais e que frequentemente agem como humanos e enfrentam desafios. Exemplos: Stuart Little, As aventuras de Paddington, O cisne e o trompete.
  • Biografias para crianças: histórias reais contadas de forma simples para que as crianças possam aprender sobre figuras históricas de maneira acessível. Exemplos: Gente pequena, grandes sonhos: Anne Frank; Inventores e suas ideias brilhantes; Contos para garotos que sonham em mudar o mundo: 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso.

Principais características da literatura infantil

A literatura infantil tem características próprias que a tornam atraente para o público jovem:

  • Linguagem acessível: a linguagem é simples e direta, de modo a facilitar a compreensão pelas crianças. Muitas vezes, há repetições que ajudam na memorização.
  • Presença de ilustrações: as imagens são uma parte importante, ajudando a complementar a história e manter o interesse visual das crianças.
  • Histórias curtas e dinâmicas: as narrativas costumam ser curtas e ter uma estrutura ágil, com início, meio e fim bem definidos.
  • Moral ou lição: muitas histórias infantis trazem ensinamentos importantes, como a importância da amizade, da coragem ou do respeito às diferenças.

Quais os objetivos da literatura infantil?

A literatura infantil tem os seguintes objetivos principais:

  • Entretenimento: a literatura infantil oferece às crianças momentos de diversão e lazer, permitindo que elas mergulhem em mundos encantados e fantásticos. Ler histórias proporciona uma pausa na rotina e cria um espaço lúdico onde a imaginação pode fluir livremente. Por meio da leitura, as crianças podem se envolver com personagens cativantes e enredos intrigantes, que as transportam para diferentes realidades. Esse entretenimento, além de ser prazeroso, é uma forma de cultivar o gosto pela leitura desde cedo.
  • Educação: além de entreter, a literatura infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento educacional das crianças. Ao explorar diferentes temas, como amizade, solidariedade e respeito, as histórias ajudam a transmitir valores essenciais para a convivência em sociedade. Livros infantis também ensinam habilidades cognitivas, como o reconhecimento de letras, a ampliação do vocabulário e a compreensão de estruturas narrativas. Assim, a literatura infantil complementa o processo de aprendizagem formal, tornando o conhecimento mais acessível e interessante.
  • Desenvolvimento emocional: pela identificação com os personagens e suas histórias, as crianças aprendem a lidar com suas próprias emoções e sentimentos. A literatura infantil permite que elas explorem questões complexas, como medo, tristeza, alegria e frustração, em um ambiente seguro. As histórias podem ajudar as crianças a entenderem e expressarem melhor o que sentem, desenvolvendo sua inteligência emocional. Ao viverem as experiências dos personagens, elas começam a compreender melhor suas próprias reações e as dos outros ao seu redor.
  • Estímulo à imaginação: a literatura infantil é um campo fértil para a imaginação. Com enredos que se desenrolam em mundos mágicos, criaturas fantásticas e situações impossíveis na realidade, os livros infantis incentivam as crianças a pensarem além do cotidiano. Esse estímulo é essencial para o desenvolvimento criativo, pois promove a capacidade de criar ideias e enxergar o mundo com um olhar curioso. Além disso, a imaginação cultivada na infância contribui para a resolução de problemas e a inovação na vida adulta.
  • Construção do senso crítico: por meio das histórias, as crianças são levadas a questionar comportamentos, atitudes e normas sociais. Elas aprendem a refletir sobre as consequências das ações dos personagens e começam a formar suas próprias opiniões sobre o certo e o errado. Esse processo de questionamento é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico, ajudando as crianças a se tornarem adultos mais conscientes e reflexivos. Ao discutir temas como justiça, coragem e empatia, a literatura infantil estimula o pensamento crítico desde cedo.

Qual a importância da literatura infantil?

A literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Ela promove a alfabetização, ao mesmo tempo que desperta o interesse pela leitura, algo essencial para o desenvolvimento educacional. Por meio das histórias, as crianças ampliam o vocabulário, compreendem melhor o mundo ao seu redor e começam a formar sua visão crítica.

Além disso, a literatura infantil ajuda as crianças a entenderem e lidarem com suas próprias emoções ao se identificarem com os personagens e suas vivências. Os livros infantis também são uma ferramenta poderosa na transmissão de valores éticos e morais, como respeito, empatia e honestidade.

Leia também: Literatura — o que é e qual a sua função?

História da literatura infantil

A literatura infantil, como a conhecemos hoje, começou a tomar forma apenas no século XIX. Antes disso, as histórias contadas para as crianças eram adaptações de narrativas destinadas a adultos, muitas vezes com temas pesados. Com o tempo, autores como Hans Christian Andersen e os Irmãos Grimm começaram a criar e adaptar contos especialmente para o público infantil, embora muitas dessas histórias ainda fossem sombrias.

No Brasil, Monteiro Lobato foi um dos primeiros a perceberem o poder da literatura como ferramenta educacional para crianças. Com a criação do Sítio do Picapau Amarelo, ele inaugurou a literatura infantil brasileira, combinando imaginação, ensinamentos e reflexões sociais de uma forma lúdica.

Ao longo dos anos, a literatura infantil ganhou força com autores em todo o mundo, que começaram a ver a importância de escrever para o público infantil de forma mais leve e acessível, mas sem deixar de lado questões complexas que fazem parte do desenvolvimento emocional das crianças. Hoje, a literatura infantil é um dos gêneros mais populares, com uma vasta produção de livros que continuam a encantar gerações.

Créditos da imagem

[1] Global Editora (reprodução)

Fontes

BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a Formação do Leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 2000.

HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

KLEIMAN, Angela. Leitura: Ensino e Pesquisa. Campinas: Pontes, 2006.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003.

Escritor do artigo
Escrito por: Walter Mendes Walter Mendes é jornalista formado pela UFG, licenciado em Letras Português pela UFG e em Letras Inglês pela Estácio de Sá, com Mestrado em Literatura pela UnB e Doutorado em Letras Francês pela Usp. Trabalha há 20 anos como professor de português e como revisor, redator e tradutor de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MENDES, Walter. "Literatura infantil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-infantil.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

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