Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Iluminismo na literatura

iradentes e Revolução Francesa: dois marcos históricos influenciados pelo Iluminismo.
iradentes e Revolução Francesa: dois marcos históricos influenciados pelo Iluminismo.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Arcadismo, escola literária que surge após o Barroco, em 1700, vem acompanhado de uma tendência artística chamada Iluminismo.

Esse movimento cultural define a fisionomia da Europa do final do século XVII e século XVIII.

Durante esse período, várias transformações mudavam a maneira de se entender o mundo. O Iluminismo ocasionava o Século das Luzes, que tinha como intenção trazer esclarecimento. Mas trouxe, na verdade, um conjunto de tendências filosóficas que circulavam entre os burgueses europeus.

A filosofia iluminista centrava-se em dois aspectos para explicar todas as coisas: razão e ciência.
Durante essa fase, destaca-se o progresso científico com a lei da gravidade (Isaac Newton) e a classificação dos seres humanos pela Biologia. Contudo, é no campo filosófico que o Iluminismo se torna o precursor de ideários, principalmente na política, como a Revolução Francesa (1789), a Independência dos Estados Unidos da América (1775–1783) e, no Brasil, a Inconfidência Mineira (1789).

Entre os filósofos adeptos deste movimento, destacam-se: Montesquieu (francês, norteou a teoria da separação dos poderes em Executivo, Judiciário e Legislativo), Voltaire (francês, oposto à religião), Benjamin Franklin (participante da independência dos EUA), Jean-Jacques Rousseau (francês, escritor de “Contrato Social”), dentre outros.

Este momento histórico na Europa está paralelo, no Brasil, à queda da lavoura açucareira e a transferência do centro econômico para Minas Gerais, em razão da extração de minério, e Rio de Janeiro, onde o mesmo era comercializado. Nesta nova mentalidade comercial e burguesa, o Brasil dá margem à repercussão do pensamento iluminista francês.

O cenário mineiro ganha um novo estilo com a evolução da economia e torna-se lugar de vários acontecimentos marcantes da história: a Inconfidência Mineira, Tiradentes, as obras do artista Aleijadinho e a literatura árcade.

Porém, se por um lado os ideais do Iluminismo influenciavam a classe burguesa dominadora que surgia nas cidades, por outro a literatura se apoiava no Neoclassicismo, inspirado em frases latinas de Horácio, como fugere urbem (“fugir da cidade”) e carpe diem (“aproveite o dia”).

Nas produções artísticas, de modo geral, podemos constatar uma liberdade maior sobre temas, texturas e traços. Além disso, os quadros que se concentravam nas mãos dos monarcas franceses, passam a ser expostos para visitação pública no palácio do Louvre, Paris.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Iluminismo na literatura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/iluminismo-literatura.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o nome do cachorro de Vidas Secas?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Capitu traiu Bentinho?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...