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Linguagem literária e linguagem não literária são os tipos de linguagem que um texto pode apresentar. Elas apresentam características opostas. Assim, a conotação, a subjetividade e a função estética são elementos típicos da linguagem literária. Já a denotação, a objetividade e a função utilitária são elementos típicos da linguagem não literária. Por exemplo, a poesia utiliza linguagem literária, enquanto uma receita de bolo utiliza linguagem não literária.
Leia também: O que são as figuras de linguagem?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre linguagem literária e linguagem não literária
- 2 - Qual a diferença entre linguagem literária e linguagem não literária?
- 3 - Linguagem literária
- 4 - Linguagem não literária
- 5 - Texto literário e não literário
- 6 - Exercícios resolvidos sobre linguagem literária e linguagem não literária
Resumo sobre linguagem literária e linguagem não literária
- Linguagem literária e linguagem não literária são os tipos de linguagem que um texto pode apresentar.
- A linguagem literária é conotativa, subjetiva e não necessariamente utilitária.
- A linguagem não literária é denotativa, objetiva e utilitária.
- Um texto é literário quando utiliza linguagem literária.
- Um texto é não literário quando utiliza linguagem não literária.
Qual a diferença entre linguagem literária e linguagem não literária?
LINGUAGEM LITERÁRIA |
LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA |
Caráter não utilitário |
Caráter utilitário ou funcional |
Maior subjetividade |
Maior objetividade |
Conotação |
Denotação |
Aspecto ficcional |
Ausência de ficcionalidade |
Linguagem literária
A linguagem literária é a linguagem dos textos artísticos, pois é plurissignificativa, o que implica grande subjetividade. Um texto com linguagem literária não possui necessariamente uma utilidade prática, mas apenas uma função estética. Afinal, a linguagem literária é mais ambígua e difícil de entender. Além disso, ela não tem compromisso com a realidade, já que privilegia o universo ficcional.
Como exemplo de linguagem literária, veja esta estrofe do poema Clamando..., de Cruz e Sousa:
Tantas guerras bizarras e incoercíveis
No tempo e tanto, tanto imenso afeto,
São para vós menos que um verme e inseto
Na corrente vital pouco sensíveis.
Observe que a linguagem é subjetiva (não é direta, mas emotiva) e apresenta conotação (os termos “guerras” e “afeto” são comparados a “verme” e “inseto”). Por não ser uma linguagem clara, o texto não apresenta caráter funcional.
Veja também: Afinal, o que é literatura?
Linguagem não literária
A linguagem não literária é a linguagem dos textos funcionais, pois é denotativa, o que implica grande objetividade. Um texto com linguagem não literária possui utilidade prática, pois tem um propósito evidente. Afinal, a linguagem não literária é mais clara e fácil de entender. Além disso, ela tem compromisso com a realidade, já que está relacionada a ações práticas do cotidiano.
Como exemplo de linguagem não literária, veja um trecho de uma receita de bolo:
Bata os ovos, o açúcar, o óleo, o achocolatado e a farinha de trigo no liquidificador.
Em uma tigela, coloque a massa, adicione o fermento e mexa bem.
Coloque a massa em uma forma untada e ponha para assar em um forno que foi preaquecido.
Note que a linguagem é objetiva (é direta e não emotiva) e não apresenta conotação (a denotação é total). Por ser uma linguagem clara, o texto apresenta caráter funcional. Afinal ele foi escrito com a função de instruir alguém a fazer um bolo.
Texto literário e não literário
TEXTO LITERÁRIO |
TEXTO NÃO LITERÁRIO |
Apresenta linguagem literária |
Apresenta linguagem não literária |
EXEMPLOS |
EXEMPLOS |
Poesia, conto, novela, romance, letra de música, roteiro cinematográfico e peça teatral. |
Relatório, manual de instruções, bula de remédio, receita, notícia, reportagem etc. |
Exercícios resolvidos sobre linguagem literária e linguagem não literária
Questão 1
(Enem)
S.O.S Português
Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, n. 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).
O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso
A) regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.
B) literário, pela conformidade com as normas da gramática.
C) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
D) coloquial, por meio do registro de informalidade.
E) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.
Resolução:
Alternativa C.
O texto utiliza linguagem não literária típica de textos de caráter técnico ou científico. Assim, é objetivo, denotativo e tem a função de informar. Além disso, usa termos científicos ou técnicos como “dicotômicas”, “código” e “modalidades da língua”.
Questão 2
(Ufla)
“A propósito da diferença entre texto literário e texto não literário, o poeta e ensaísta Paul Valéry diz que, num texto não literário, quando se resume, apreende-se o essencial; no literário, quando se resume, perde-se o essencial.”
Aplicando os conhecimentos acerca das características do texto literário e não literário, marque a alternativa INCORRETA:
A) Quem escreve um texto literário não quer apenas dizer o mundo, mas recriá-lo em palavras.
B) O texto não literário tem, principalmente, função utilitária (informar, explicar).
C) Os conteúdos do texto literário buscam ter um único significado.
D) No texto literário, importa não só o que se diz, mas também o modo como se diz.
E) Entre outras características, o texto literário apresenta os seguintes traços: criação de conotações e plurissignificação.
Resolução:
Alternativa C.
Os conteúdos do texto literário buscam a plurissignificação, isto é, mais de um significado.
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.
CRUZ E SOUSA. Broquéis. Porto Alegre: L&PM, 2011.
GOULART, Audemaro Taranto; SILVA, Oscar Vieira da. Introdução ao estudo da literatura. Belo Horizonte: Lê, 1994.