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Mafalda

Protagonista das tiras cômicas de Quino, Mafalda é uma menina argentina que está sempre questionando a realidade. O sucesso da personagem perdura desde os anos 1960.

Livros dedicados à Mafalda à venda em uma loja.
A Mafalda é famosa em vários países.[1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
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Mafalda é a famosa personagem de Quino, um autor argentino. Ela é uma menina questionadora que representa a liberdade de pensamento e de expressão, além da emancipação feminina. As tiras de Quino apresentam humor, ironia e refletem o contexto político e social argentino e mundial. Mafalda é um ícone da cultura argentina e conhecida em vários países.

Leia também: História em quadrinhos — um dos principais tipos de textos lidos nos séculos XX e XXI

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Mafalda

  • Mafalda é a famosa personagem das tiras do escritor e desenhista argentino Quino.

  • O sucesso dessa questionadora personagem teve início na década de 1960.

  • Mafalda interage com personagens como Felipe, Miguelito, Manolito e Susanita.

  • A personagem Mafalda é um símbolo de liberdade e emancipação feminina.

História da Mafalda

Mafalda é uma famosa personagem do escritor e desenhista argentino Quino e foi criada em 1963. No entanto, foi em 29 de setembro de 1964 que a tira com a personagem foi publicada, pela primeira vez, no periódico Primera Plana. Mafalda é uma menina contestadora que todo o tempo questiona a realidade.

A personagem de Quino, segundo as pesquisadoras Raquel Cardonha Piacenti e Maria do Carmo Martins, está presente em cerca de 2000 tiras aproximadamente. Desse modo, participa de breves e diversas histórias que tratam do cotidiano da classe média argentina por meio do olhar atento dessa irônica menina.

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Personagens da Mafalda

  • Mafalda: protagonista

  • Felipe: melhor amigo da protagonista

  • Guille: irmão caçula de Mafalda

  • Manolito: filho de Don Manolo

  • Don Manolo: dono de um armazém

  • Miguelito: amigo de Mafalda

  • Pelicarpo: pai da protagonista

  • Raquel: mãe da protagonista

  • Susanita: amiga de Mafalda

  • Liberdade: amiga da protagonista

  • Burocracia: tartaruga de Mafalda

Livros da Mafalda

  • Mafalda (1966)

  • 10 anos com Mafalda (1973)

  • Toda Mafalda (1978)

  • O mundo da Mafalda (1982)

  • A turma da Mafalda (1983)

  • Mafalda inédita (1988)

  • O irmãozinho da Mafalda (1999)

  • Mafalda vai embora (1999)

  • O clube da Mafalda (1999)

  • Mafalda e seus amigos (1999)

  • Mafalda no jardim de infância (1999)

  • Mafalda & friends (2004)

  • Feminino singular (2018)

  • O amor segundo Mafalda (2020)

  • Nesta família não há chefes (2022)

O que a Mafalda representa?

Mafalda representa o pensamento crítico, bem como o poder de contestação feminino. Ela é um modelo para pessoas críticas, opinativas, irônicas e questionadoras. Assim, a personagem é símbolo da liberdade de pensamento e de expressão. Aliás, nas tiras de Quino, a sopa aparece como metáfora do autoritarismo, rejeitado pela personagem, que odeia sopa.

Importância da Mafalda

A personagem Mafalda tem uma importância política, já que é marcada pelo seu caráter contestador. A princípio, as ideias e os questionamentos da personagem estão relacionados ao contexto político e social argentino. No entanto, o sucesso de Mafalda em outros países mostra que tais questões ultrapassam fronteiras e se mostram universais.

Além disso, a personagem se tornou um ícone cultural, não só na Argentina como também no Brasil. Mafalda, ao longo de sua história, se manifestou acerca de várias temáticas, como a ditadura na América Latina, a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria. Dessa forma, ela é uma representante da classe média, mas com pensamento crítico.

Quino, criador da personagem Mafalda

Fotografia de Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, criador da Mafalda, no Salão do Livro de Paris, em 2014.
Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, foi o criador da personagem Mafalda.[2]

Quino é o apelido e pseudônimo do argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o criador da Mafalda. Esse escritor e desenhista nasceu em 17 de julho de 1932, na cidade de Mendoza. Estudou na Escola de Belas Artes entre 1945 e 1949. Publicou sua primeira tira no periódico Esto es, em 1954; mas só experimentou o sucesso quando criou a personagem Mafalda, em 1963.

Com o golpe militar na Argentina, em 1976, foi embora para a Itália. Retornou ao seu país natal apenas em 1983, quando a democracia foi restabelecida no país. Durante sua vida, o escritor recebeu homenagens da Argentina, França e Espanha. O autor faleceu em 30 de setembro de 2020, em Mendoza.

Veja também: Mauricio de Sousa — detalhes sobre o criador da Turma da Mônica

Tirinhas da Mafalda

Exposição com tirinhas da Mafalda.[3]
Exposição com tirinhas da Mafalda.[3]

As tirinhas da Mafalda são marcadas pelo humor e pela ironia. Elas mostram o cotidiano de Mafalda e sua relação com outros personagens, como seus amigos Felipe e Miguelito. As tirinhas exploram o contexto social e histórico. Portanto, apresentam questões políticas e sociais argentinas e mundiais do tempo em que foram produzidas, além de questões universais. Veja um exemplo:

Tirinha da Mafalda.

QUINO. Toda Mafalda. 8. ed. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1997.

Felipe diz: “Pensando bem, é monstruoso que se imprima mais dinheiro do que livros”. E profetiza idealizadoramente: “Algum dia, será dado mais valor à cultura do que ao dinheiro”. Como Mafalda é realista, ela contesta: “Não são ingênuas as suas ideias, Felipe?”.

Então aparece o personagem Manolito, representante do capitalismo e do conservadorismo, e conclui com severidade: “Ingênuas não! Elas são perigosas!”. Afinal, ele valoriza mais o dinheiro do que a cultura ou o saber, já que tudo que ameaça o lucro é considerado perigoso em uma sociedade capitalista.

Mafalda na cultura popular

  • Mafalda (1982) — longa-metragem argentino de animação dirigido por Carlos D. Márquez.

  • Desenho animado (1993) — 104 episódios de um minuto produzidos pela D. G. Producciones e TVE, com direção de Juan Padrón (1947-2020).

  • Voltando a ler Mafalda (2023) — série documental dirigida por Lorena Muñoz.

Curiosidades sobre a Mafalda

Escultura de Mafalda localizada na cidade de Oviedo, na Espanha.[4]
Escultura de Mafalda localizada na cidade de Oviedo, na Espanha.[4]
  • Mafalda foi criada por Quino para ser utilizada em uma campanha publicitária para divulgar a marca de eletrodomésticos Mansfield; porém o projeto acabou não se concretizando, e o autor passou a usar a personagem em suas tiras.
  • As histórias da Mafalda foram traduzidas para mais de 20 línguas, incluindo idiomas asiáticos.

  • Mafalda e a personagem Susanita representam duas figuras femininas opostas: Mafalda é contemporânea e independente, já Susanita é antiquada e não emancipada.

  • Foram feitas diversas esculturas homenageando Mafalda ao redor do mundo.

Créditos de imagem

[1] Stefano Chiacchiarini '74 / Shutterstock

[2] Augusto Starita / Secrétariat à la Culture de la Présidence de la Nation / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] PetrohsW / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] Isa Fernandez Fernandez / Shutterstock

Fontes

GATTI, Márcio Antônio; SALGADO, Luciana Salazar. Personagens infantis de tiras cômicas em suportes diversos: uma questão de circulação, aforização e estereotipia. DELTA, São Paulo, v. 29, 2013.

PÁGINA OFICIAL DE QUINO. Breve historia de Quino. Disponível em: https://www.quino.com.ar/sobre.

PIACENTI, Raquel Cardonha; MARTINS, Maria do Carmo. Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 36, n. 72, p. 43-58, 2018.

SANTOS, Ana Paula dos. Mafalda e Susanita: a construção de identidades femininas nas tirinhas de Quino. Língua, Literatura e Ensino, Campinas, v. 4, 2009.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Mafalda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/mafalda.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(Enem)

Tirinha da Mafalda sobre o Natal em questão de interpretação de texto do Enem.
QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE,

A) em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”.

B) em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”.

C) em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.

D) em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.

E) em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma” e “a si mesmas” respectivamente.

Exercício 2

Tirinha da Mafalda em lista de exercícios sobre interpretação de texto.
QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

Sobre a tirinha da Mafalda, é possível afirmar:

A) Existe uma marca acentuada de humor, observado na fala de Filipe, no segundo quadro.

B) Demonstra a precariedade do sistema de ensino, incapaz de combater os altos níveis de analfabetismo na Argentina.

C) O humor é identificável no último quadro, quando Mafalda relaciona o ensino da escrita à burocracia.

D) Demonstra a precariedade do sistema de ensino, incapaz de combater os altos níveis de analfabetismo no Brasil.

E) O texto não verbal evidencia a indignação da personagem Mafalda por ser excluída do sistema educacional.