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Mafalda é a famosa personagem de Quino, um autor argentino. Ela é uma menina questionadora que representa a liberdade de pensamento e de expressão, além da emancipação feminina. As tiras de Quino apresentam humor, ironia e refletem o contexto político e social argentino e mundial. Mafalda é um ícone da cultura argentina e conhecida em vários países.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Mafalda
- 2 - História da Mafalda
- 3 - Personagens da Mafalda
- 4 - Livros da Mafalda
- 5 - O que a Mafalda representa?
- 6 - Importância da Mafalda
- 7 - Quino, criador da personagem Mafalda
- 8 - Tirinhas da Mafalda
- 9 - Mafalda na cultura popular
- 10 - Curiosidades sobre a Mafalda
Resumo sobre Mafalda
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Mafalda é a famosa personagem das tiras do escritor e desenhista argentino Quino.
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O sucesso dessa questionadora personagem teve início na década de 1960.
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Mafalda interage com personagens como Felipe, Miguelito, Manolito e Susanita.
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A personagem Mafalda é um símbolo de liberdade e emancipação feminina.
História da Mafalda
Mafalda é uma famosa personagem do escritor e desenhista argentino Quino e foi criada em 1963. No entanto, foi em 29 de setembro de 1964 que a tira com a personagem foi publicada, pela primeira vez, no periódico Primera Plana. Mafalda é uma menina contestadora que todo o tempo questiona a realidade.
A personagem de Quino, segundo as pesquisadoras Raquel Cardonha Piacenti e Maria do Carmo Martins, está presente em cerca de 2000 tiras aproximadamente. Desse modo, participa de breves e diversas histórias que tratam do cotidiano da classe média argentina por meio do olhar atento dessa irônica menina.
Personagens da Mafalda
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Mafalda: protagonista
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Felipe: melhor amigo da protagonista
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Guille: irmão caçula de Mafalda
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Manolito: filho de Don Manolo
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Don Manolo: dono de um armazém
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Miguelito: amigo de Mafalda
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Pelicarpo: pai da protagonista
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Raquel: mãe da protagonista
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Susanita: amiga de Mafalda
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Liberdade: amiga da protagonista
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Burocracia: tartaruga de Mafalda
Livros da Mafalda
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Mafalda (1966)
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10 anos com Mafalda (1973)
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Toda Mafalda (1978)
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O mundo da Mafalda (1982)
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A turma da Mafalda (1983)
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Mafalda inédita (1988)
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O irmãozinho da Mafalda (1999)
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Mafalda vai embora (1999)
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O clube da Mafalda (1999)
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Mafalda e seus amigos (1999)
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Mafalda no jardim de infância (1999)
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Mafalda & friends (2004)
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Feminino singular (2018)
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O amor segundo Mafalda (2020)
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Nesta família não há chefes (2022)
O que a Mafalda representa?
Mafalda representa o pensamento crítico, bem como o poder de contestação feminino. Ela é um modelo para pessoas críticas, opinativas, irônicas e questionadoras. Assim, a personagem é símbolo da liberdade de pensamento e de expressão. Aliás, nas tiras de Quino, a sopa aparece como metáfora do autoritarismo, rejeitado pela personagem, que odeia sopa.
Importância da Mafalda
A personagem Mafalda tem uma importância política, já que é marcada pelo seu caráter contestador. A princípio, as ideias e os questionamentos da personagem estão relacionados ao contexto político e social argentino. No entanto, o sucesso de Mafalda em outros países mostra que tais questões ultrapassam fronteiras e se mostram universais.
Além disso, a personagem se tornou um ícone cultural, não só na Argentina como também no Brasil. Mafalda, ao longo de sua história, se manifestou acerca de várias temáticas, como a ditadura na América Latina, a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria. Dessa forma, ela é uma representante da classe média, mas com pensamento crítico.
Quino, criador da personagem Mafalda
Quino é o apelido e pseudônimo do argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o criador da Mafalda. Esse escritor e desenhista nasceu em 17 de julho de 1932, na cidade de Mendoza. Estudou na Escola de Belas Artes entre 1945 e 1949. Publicou sua primeira tira no periódico Esto es, em 1954; mas só experimentou o sucesso quando criou a personagem Mafalda, em 1963.
Com o golpe militar na Argentina, em 1976, foi embora para a Itália. Retornou ao seu país natal apenas em 1983, quando a democracia foi restabelecida no país. Durante sua vida, o escritor recebeu homenagens da Argentina, França e Espanha. O autor faleceu em 30 de setembro de 2020, em Mendoza.
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Tirinhas da Mafalda
As tirinhas da Mafalda são marcadas pelo humor e pela ironia. Elas mostram o cotidiano de Mafalda e sua relação com outros personagens, como seus amigos Felipe e Miguelito. As tirinhas exploram o contexto social e histórico. Portanto, apresentam questões políticas e sociais argentinas e mundiais do tempo em que foram produzidas, além de questões universais. Veja um exemplo:
QUINO. Toda Mafalda. 8. ed. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1997.
Felipe diz: “Pensando bem, é monstruoso que se imprima mais dinheiro do que livros”. E profetiza idealizadoramente: “Algum dia, será dado mais valor à cultura do que ao dinheiro”. Como Mafalda é realista, ela contesta: “Não são ingênuas as suas ideias, Felipe?”.
Então aparece o personagem Manolito, representante do capitalismo e do conservadorismo, e conclui com severidade: “Ingênuas não! Elas são perigosas!”. Afinal, ele valoriza mais o dinheiro do que a cultura ou o saber, já que tudo que ameaça o lucro é considerado perigoso em uma sociedade capitalista.
Mafalda na cultura popular
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Mafalda (1982) — longa-metragem argentino de animação dirigido por Carlos D. Márquez.
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Desenho animado (1993) — 104 episódios de um minuto produzidos pela D. G. Producciones e TVE, com direção de Juan Padrón (1947-2020).
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Voltando a ler Mafalda (2023) — série documental dirigida por Lorena Muñoz.
Curiosidades sobre a Mafalda
- Mafalda foi criada por Quino para ser utilizada em uma campanha publicitária para divulgar a marca de eletrodomésticos Mansfield; porém o projeto acabou não se concretizando, e o autor passou a usar a personagem em suas tiras.
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As histórias da Mafalda foram traduzidas para mais de 20 línguas, incluindo idiomas asiáticos.
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Mafalda e a personagem Susanita representam duas figuras femininas opostas: Mafalda é contemporânea e independente, já Susanita é antiquada e não emancipada.
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Foram feitas diversas esculturas homenageando Mafalda ao redor do mundo.
Créditos de imagem
[1] Stefano Chiacchiarini '74 / Shutterstock
[2] Augusto Starita / Secrétariat à la Culture de la Présidence de la Nation / Wikimedia Commons (reprodução)
[3] PetrohsW / Wikimedia Commons (reprodução)
[4] Isa Fernandez Fernandez / Shutterstock
Fontes
GATTI, Márcio Antônio; SALGADO, Luciana Salazar. Personagens infantis de tiras cômicas em suportes diversos: uma questão de circulação, aforização e estereotipia. DELTA, São Paulo, v. 29, 2013.
PÁGINA OFICIAL DE QUINO. Breve historia de Quino. Disponível em: https://www.quino.com.ar/sobre.
PIACENTI, Raquel Cardonha; MARTINS, Maria do Carmo. Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 36, n. 72, p. 43-58, 2018.
SANTOS, Ana Paula dos. Mafalda e Susanita: a construção de identidades femininas nas tirinhas de Quino. Língua, Literatura e Ensino, Campinas, v. 4, 2009.