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Mafalda

Protagonista das tiras cômicas de Quino, Mafalda é uma menina argentina que está sempre questionando a realidade. O sucesso da personagem perdura desde os anos 1960.

Livros dedicados à Mafalda à venda em uma loja.
A Mafalda é famosa em vários países.[1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
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Mafalda é a famosa personagem de Quino, um autor argentino. Ela é uma menina questionadora que representa a liberdade de pensamento e de expressão, além da emancipação feminina. As tiras de Quino apresentam humor, ironia e refletem o contexto político e social argentino e mundial. Mafalda é um ícone da cultura argentina e conhecida em vários países.

Leia também: História em quadrinhos — um dos principais tipos de textos lidos nos séculos XX e XXI

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Mafalda

  • Mafalda é a famosa personagem das tiras do escritor e desenhista argentino Quino.

  • O sucesso dessa questionadora personagem teve início na década de 1960.

  • Mafalda interage com personagens como Felipe, Miguelito, Manolito e Susanita.

  • A personagem Mafalda é um símbolo de liberdade e emancipação feminina.

História da Mafalda

Mafalda é uma famosa personagem do escritor e desenhista argentino Quino e foi criada em 1963. No entanto, foi em 29 de setembro de 1964 que a tira com a personagem foi publicada, pela primeira vez, no periódico Primera Plana. Mafalda é uma menina contestadora que todo o tempo questiona a realidade.

A personagem de Quino, segundo as pesquisadoras Raquel Cardonha Piacenti e Maria do Carmo Martins, está presente em cerca de 2000 tiras aproximadamente. Desse modo, participa de breves e diversas histórias que tratam do cotidiano da classe média argentina por meio do olhar atento dessa irônica menina.

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Personagens da Mafalda

  • Mafalda: protagonista

  • Felipe: melhor amigo da protagonista

  • Guille: irmão caçula de Mafalda

  • Manolito: filho de Don Manolo

  • Don Manolo: dono de um armazém

  • Miguelito: amigo de Mafalda

  • Pelicarpo: pai da protagonista

  • Raquel: mãe da protagonista

  • Susanita: amiga de Mafalda

  • Liberdade: amiga da protagonista

  • Burocracia: tartaruga de Mafalda

Livros da Mafalda

  • Mafalda (1966)

  • 10 anos com Mafalda (1973)

  • Toda Mafalda (1978)

  • O mundo da Mafalda (1982)

  • A turma da Mafalda (1983)

  • Mafalda inédita (1988)

  • O irmãozinho da Mafalda (1999)

  • Mafalda vai embora (1999)

  • O clube da Mafalda (1999)

  • Mafalda e seus amigos (1999)

  • Mafalda no jardim de infância (1999)

  • Mafalda & friends (2004)

  • Feminino singular (2018)

  • O amor segundo Mafalda (2020)

  • Nesta família não há chefes (2022)

O que a Mafalda representa?

Mafalda representa o pensamento crítico, bem como o poder de contestação feminino. Ela é um modelo para pessoas críticas, opinativas, irônicas e questionadoras. Assim, a personagem é símbolo da liberdade de pensamento e de expressão. Aliás, nas tiras de Quino, a sopa aparece como metáfora do autoritarismo, rejeitado pela personagem, que odeia sopa.

Importância da Mafalda

A personagem Mafalda tem uma importância política, já que é marcada pelo seu caráter contestador. A princípio, as ideias e os questionamentos da personagem estão relacionados ao contexto político e social argentino. No entanto, o sucesso de Mafalda em outros países mostra que tais questões ultrapassam fronteiras e se mostram universais.

Além disso, a personagem se tornou um ícone cultural, não só na Argentina como também no Brasil. Mafalda, ao longo de sua história, se manifestou acerca de várias temáticas, como a ditadura na América Latina, a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria. Dessa forma, ela é uma representante da classe média, mas com pensamento crítico.

Quino, criador da personagem Mafalda

Fotografia de Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, criador da Mafalda, no Salão do Livro de Paris, em 2014.
Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, foi o criador da personagem Mafalda.[2]

Quino é o apelido e pseudônimo do argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o criador da Mafalda. Esse escritor e desenhista nasceu em 17 de julho de 1932, na cidade de Mendoza. Estudou na Escola de Belas Artes entre 1945 e 1949. Publicou sua primeira tira no periódico Esto es, em 1954; mas só experimentou o sucesso quando criou a personagem Mafalda, em 1963.

Com o golpe militar na Argentina, em 1976, foi embora para a Itália. Retornou ao seu país natal apenas em 1983, quando a democracia foi restabelecida no país. Durante sua vida, o escritor recebeu homenagens da Argentina, França e Espanha. O autor faleceu em 30 de setembro de 2020, em Mendoza.

Veja também: Mauricio de Sousa — detalhes sobre o criador da Turma da Mônica

Tirinhas da Mafalda

Exposição com tirinhas da Mafalda.[3]
Exposição com tirinhas da Mafalda.[3]

As tirinhas da Mafalda são marcadas pelo humor e pela ironia. Elas mostram o cotidiano de Mafalda e sua relação com outros personagens, como seus amigos Felipe e Miguelito. As tirinhas exploram o contexto social e histórico. Portanto, apresentam questões políticas e sociais argentinas e mundiais do tempo em que foram produzidas, além de questões universais. Veja um exemplo:

Tirinha da Mafalda.

QUINO. Toda Mafalda. 8. ed. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1997.

Felipe diz: “Pensando bem, é monstruoso que se imprima mais dinheiro do que livros”. E profetiza idealizadoramente: “Algum dia, será dado mais valor à cultura do que ao dinheiro”. Como Mafalda é realista, ela contesta: “Não são ingênuas as suas ideias, Felipe?”.

Então aparece o personagem Manolito, representante do capitalismo e do conservadorismo, e conclui com severidade: “Ingênuas não! Elas são perigosas!”. Afinal, ele valoriza mais o dinheiro do que a cultura ou o saber, já que tudo que ameaça o lucro é considerado perigoso em uma sociedade capitalista.

Mafalda na cultura popular

  • Mafalda (1982) — longa-metragem argentino de animação dirigido por Carlos D. Márquez.

  • Desenho animado (1993) — 104 episódios de um minuto produzidos pela D. G. Producciones e TVE, com direção de Juan Padrón (1947-2020).

  • Voltando a ler Mafalda (2023) — série documental dirigida por Lorena Muñoz.

Curiosidades sobre a Mafalda

Escultura de Mafalda localizada na cidade de Oviedo, na Espanha.[4]
Escultura de Mafalda localizada na cidade de Oviedo, na Espanha.[4]
  • Mafalda foi criada por Quino para ser utilizada em uma campanha publicitária para divulgar a marca de eletrodomésticos Mansfield; porém o projeto acabou não se concretizando, e o autor passou a usar a personagem em suas tiras.
  • As histórias da Mafalda foram traduzidas para mais de 20 línguas, incluindo idiomas asiáticos.

  • Mafalda e a personagem Susanita representam duas figuras femininas opostas: Mafalda é contemporânea e independente, já Susanita é antiquada e não emancipada.

  • Foram feitas diversas esculturas homenageando Mafalda ao redor do mundo.

Créditos de imagem

[1] Stefano Chiacchiarini '74 / Shutterstock

[2] Augusto Starita / Secrétariat à la Culture de la Présidence de la Nation / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] PetrohsW / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] Isa Fernandez Fernandez / Shutterstock

Fontes

GATTI, Márcio Antônio; SALGADO, Luciana Salazar. Personagens infantis de tiras cômicas em suportes diversos: uma questão de circulação, aforização e estereotipia. DELTA, São Paulo, v. 29, 2013.

PÁGINA OFICIAL DE QUINO. Breve historia de Quino. Disponível em: https://www.quino.com.ar/sobre.

PIACENTI, Raquel Cardonha; MARTINS, Maria do Carmo. Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 36, n. 72, p. 43-58, 2018.

SANTOS, Ana Paula dos. Mafalda e Susanita: a construção de identidades femininas nas tirinhas de Quino. Língua, Literatura e Ensino, Campinas, v. 4, 2009.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Mafalda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/mafalda.htm. Acesso em 01 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

ENEM

Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos

QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:

a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.

b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.

c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.

d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.

e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua

filha.

Exercício 2

Mafalda foi criada no ano de 1962 pelo cartunista argentino Quino. Suas opiniões ácidas e irônicas é sua principal característica
Mafalda foi criada no ano de 1962 pelo cartunista argentino Quino. Suas opiniões ácidas e irônicas é sua principal característica

Assinale a alternativa que melhor expresse o efeito de humor contido na tirinha:

a) O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.

b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, através de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento.

c) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal através da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.

d) Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.