Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geografia econômica

A Geografia econômica é uma área da Geografia que se dedica ao estudo das atividades econômicas e produtivas e da maneira como elas se relacionam com o espaço geográfico.

Representação 3D de um globo terrestre e gráficos representando a Geografia econômica.
A Geografia econômica se dedica ao estudo das atividades econômicas e de como elas interagem no espaço geográfico.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Geografia econômica é um ramo do conhecimento geográfico que estuda as atividades econômicas e a sua interação com o espaço geográfico. Parte da Geografia humana, os estudos da vertente econômica da Geografia analisam a distribuição da produção econômica pelo mundo, a localização dessa produção e a maneira como um aspecto se relaciona com o outro.

Aborda temas de grande importância para a compreensão do funcionamento da economia em diversas escalas territoriais, como os setores produtivos, o desenvolvimento do sistema econômico e a globalização, alguns dos quais são cobrados com frequência em provas como o Enem.

Leia também: O que a geografia urbana estuda?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Geografia econômica

  • A Geografia econômica estuda as atividades econômicas e a sua relação com o espaço geográfico: onde se localizam, como de distribuem e suas interações.

  • Pode ser dividida em quatro grandes áreas: Geografia das indústrias, Geografia agrária, Geografia do comércio e do consumo, e Geografia dos transportes.

  • Trabalha com conceitos importantes como sistema econômico, setores da economia, redes e fluxos, mercado, globalização e infraestrutura.

  • Surgiu com a inserção do componente espacial nas discussões sobre a economia, o que se deu por volta da segunda metade do século XX.

  • É importante para a compreensão dos aspectos econômicos de determinado recorte espacial e para o entendimento da evolução dos sistemas econômicos.

  • Questões que abordam temáticas da Geografia econômica são recorrentes no Enem.

O que é a Geografia econômica?

A Geografia econômica é um ramo da ciência geográfica que estuda as atividades econômicas e a maneira como elas interagem com o espaço. É parte da Geografia humana. O espaço geográfico, principal objeto de estudo da Geografia, é produzido e transformado por meio das ações humanas, que, na maioria das vezes, estão atreladas às atividades produtivas e às dinâmicas próprias do sistema econômico.

Nesse sentido, são três os principais pontos abordados pela Geografia econômica:

  • localização das atividades econômicas, isto é, onde elas se realizam;

  • distribuição dessas atividades, associada aos fatores locacionais e aos aspectos do território;

  • inter-relação entre as atividades econômicas e a forma como essa relação se reproduz no espaço geográfico.

São exemplos de importantes temas abordados pela Geografia econômica:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Divisões da Geografia econômica

Os estudos da Geografia econômica podem ser divididos em quatro grandes áreas de acordo com a atividade produtiva e o meio em que ela se realiza. São essas divisões:

  • Geografia das indústrias: analisa o desenvolvimento das indústrias e a maneira como elas se distribuem pelo espaço geográfico, levando em conta também as transformações e os impactos causados por essa atividade econômica, como a urbanização.

  • Geografia agrária: analisa as atividades agropecuárias em suas diferentes modalidades de produção e a dinâmica do meio rural. Para saber mais sobre essa área, clique aqui.

  • Geografia do comércio e do consumo: analisa a circulação de mercadorias pelo espaço e os diferentes padrões de consumo que se estabelecem diante das transformações no sistema econômico mundial.

  • Geografia dos transportes: analisa a distribuição das redes de infraestrutura e das redes de serviços pelo espaço, assim como a dinâmica dos diferentes tipos de fluxo (mercadorias, pessoas, informações e capitais) que dependem delas.

Veja também: Indústria — como surgiu, seus tipos e as mudanças que provocou no Brasil e no mundo

Conceitos importantes da Geografia econômica

Assim como as demais áreas do conhecimento científico, a Geografia econômica se baseia em alguns conceitos-chave importantes para o desenvolvimento e compreensão dos estudos desse ramo da Geografia. Confira alguns desses conceitos a seguir.

  • Sistema econômico: conjunto de normas e instituições que determinam o funcionamento da economia. No mundo atual, o sistema econômico dominante é o capitalismo.

  • Setores da economia: segmentos em que são agrupadas as diferentes atividades econômicas e produtivas. São três:

    • primário — referente à agropecuária e ao extrativismo;

    • secundário — referente à indústria;

    • terciário — referente ao comércio e aos serviços.

  • Infraestrutura: conjunto de equipamentos físicos, serviços e as normas presentes em um território e fundamentais para o desenvolvimento da economia. Para saber mais sobre esse conceito, clique aqui.

Vista aérea de um viaduto, uma infraestrutura estudada em Geografia econômica.
Conceitos como o de infraestrutura são fundamentais para a compreensão da Geografia econômica.
  • Redes: é a estrutura física (concreta) e abstrata que promove a conexão entre lugares, territórios e pessoas. Por meio das redes é que os fluxos se realizam.

  • Fluxos: movimentos de pessoas, mercadorias, capitais e informações que se realizam por meio das redes entre diferentes lugares e partes do globo.

  • Globalização: processo de integração do espaço mundial que se deu com base nas inovações na tecnologia, na ciência e nas comunicações. Para saber mais obre esse conceito, clique aqui.

  • Mercado: representa todas as trocas e negociações de mercadorias físicas e ações que acontecem entre diferentes agentes. O termo é mais comumente associado ao mercado de ações, ou financeiro.

Por que a Geografia econômica é importante?

A Geografia econômica é uma área do conhecimento importante porque nos permite analisar com maior profundidade os aspectos econômicos de determinado recorte espacial e compreender a maneira como os elementos do espaço geográfico daquela região interferem na sua estrutura econômica, e vice-versa.

Os estudos da Geografia econômica proporcionam, ainda, a compreensão da evolução dos sistemas econômicos em conjunto com os avanços na técnica e na ciência, o que inclui a sua abrangência pelo espaço mundial e a distribuição das atividades econômicas pelos diferentes territórios. Muitos desses territórios acabam realizando acordos entre si que garantem maior dinamismo à economia local e regional, além de formarem blocos econômicos que trabalham em conjunto para o desenvolvimento em comum. Todos esses temas são importantes no escopo da Geografia econômica.

Geografia econômica no Enem

Os temas de grande importância acadêmica e social são cobrados com frequência nas provas do Enem, razão pela qual encontramos questões com temáticas estudadas pela Geografia econômica com frequência. Como sabemos, o Enem preza por interdisciplinaridade, boa interpretação de texto e também contemporaneidade dos assuntos abordados. Entre os temas de Geografia econômica cobrados no Enem, estão:

  • industrialização brasileira e mundial;

  • desenvolvimento da economia brasileira;

  • acordos comerciais e blocos econômicos;

  • crises econômicas;

  • setores da economia e atividades produtivas;

  • Divisão Internacional do Trabalho (DIT);

  • estabelecimento e evolução do sistema capitalista;

  • infraestrutura dos territórios;

  • cadeias globais de produção;

  • globalização;

  • impactos ambientais das atividades econômicas.

Geografia econômica do território brasileiro

A formação do território brasileiro aconteceu em concomitância com o ordenamento e transformação do espaço econômico do país. Desde o princípio do Período Colonial até as primeiras décadas do século XX, a dinâmica da economia do Brasil foi dividida em ciclos que evidenciavam o principal produto desenvolvido em determinado momento e as áreas nas quais eles eram predominantes. Nota-se que, do ciclo do pau-brasil, passando pelo ciclo do ouro até chegar ao derradeiro ciclo da borracha, a economia brasileira se desenvolvia essencialmente no meio rural.

Com o impulso proporcionado pela economia cafeeira e pelos incentivos governamentais, entre as décadas de 1930 e 1940, as primeiras indústrias surgiram no território nacional ao mesmo tempo em que crescia a rede de infraestrutura dos transportes em áreas estratégicas, facilitando a circulação de bens e mercadorias. O meio rural deixou de ser o principal núcleo da economia brasileira, tendo em vista que a industrialização acelerou o processo de urbanização no Brasil.

A urbanização brasileira, a modernização do campo e a consequente expansão da fronteira agrícola, que teve início entre as décadas de 1970 e 1980, conduziram o processo que ficou conhecido como reestruturação produtiva do território nacional, provocando alterações significativas no espaço econômico do Brasil. Soma-se a isso a liberalização e internacionalização da economia brasileira, que aconteceu no final do século XX e promoveu a maior inserção do país nas cadeias globais de produção.

Máquina agrícola no campo, um dos objetos de estudo da Geografia econômica do Brasil.
A agricultura e as demais atividades do setor primário constituem a base da economia brasileira.

Diante desse contexto, o Brasil se tornou um dos maiores produtores e exportadores mundiais de produtos primários, em especial de commodities agrícolas como a soja, contando com grandes parceiros comerciais. O país se consolidou, ainda, como uma das principais economias emergentes do mundo, ao lado de outras importantes nações, como China, Rússia, Índia e África do Sul (os países do Brics).

Apesar disso, o Brasil apresenta um espaço econômico pautado pelas desigualdades sociais, por uma rede de infraestrutura deficitária e pela concentração tanto de renda quanto de terras, quando consideramos a atividade primária. À medida que a economia brasileira se desenvolve, o setor terciário vai ganhando cada vez mais importância na composição do PIB nacional, ao passo em que se observa um movimento de desindustrialização.

Saiba mais: Agronegócio — setor de grande destaque na economia brasileira

Como surgiu a Geografia econômica?

A Geografia econômica é uma área do conhecimento que surgiu a partir do momento em que o componente espacial passou a fazer parte das análises a respeito do funcionamento da economia e da distribuição das atividades produtivas.

Não obstante a ciência econômica sempre tenha se ocupado da compreensão de temas como o acúmulo e geração de riquezas e a industrialização, o geógrafo francês Paul Claval destaca|1| que a economia espacial e, posteriormente, a Geografia econômica surgiram a partir da segunda metade do século XIX. Abordava-se, nesse contexto, a lógica do ordenamento espacial e de localização das atividades econômicas, tema central da Geografia econômica.

Na medida em que o conhecimento geográfico se transformou, o mesmo aconteceu com a Geografia econômica. Esse importante segmento da Geografia passou a incorporar temas como as desigualdades socioeconômicas entre territórios, a globalização, os padrões de consumo da sociedade e diversos outros de grande interesse acadêmico, cada vez mais alinhado com os principais assuntos abordados pela ciência geográfica.

Exercícios resolvidos sobre Geografia econômica

Questão 1) (Enem 2022) Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.

Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).

A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:

a) limitação da circulação financeira.

b) padronização da política monetária.

c) funcionamento da união aduaneira.

d) dependência da exportação agrícola.

e) equivalência da legislação trabalhista.

Resolução: Alternativa C. A necessidade de negociação se deve ao funcionamento da união aduaneira, característica do acordo comercial entre países sul-americanos conhecido como Mercosul. Essa união prevê a criação de uma zona de livre comércio baseada em uma Tarifa Externa Comum (TEC), utilizada pelos membros do bloco.

Questão 2) (Enem)

Organograma sobre cadeia agroindustrial em exercício de Geografia econômica.

ILVA, E. S. O. Circuito espacial de produção e comercialização da produção familiar de tomate no município de São José de Ubá (RJ). In: RIBEIRO, M. A.; MARAFON, G. J. (orgs.). A metrópole e o interior fluminense: simetrias e assimetrias geométricas.

Foto: Rio de Janeiro: Gramma, 2009 (adaptado).

O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra:

a) a autonomia do setor primário.

b) a importância do setor financeiro.

c) o distanciamento entre campo e cidade.

d) a subordinação da indústria à agricultura.

e) a horizontalidade das relações produtivas.

Resolução: Alternativa B. O organograma mostra a importância do setor financeiro, responsável por fornecer empréstimos, financiamentos e linhas de crédito aos principais atores das cadeias produtivas agrícolas (fornecedores de insumos, produtores e comerciantes).

Nota

|1| CLAVAL, Paul. Geografia econômica e economia. GeoTextos, [S. l.], v. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/3028.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Geografia econômica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-economica.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A Revolução Industrial foi um dos principais marcos da mudança econômica global. Esse processo foi iniciado na

a) Alemanha.

b) França.

c) Inglaterra.

d) Rússia.

e) Escócia.

Exercício 2

O processo de urbanização contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento de vários setores econômicos. O crescimento das cidades foi impulsionado pelo

a) aumento da mortalidade.

b) uso de redes de internet.

c) consumo de alimentos.

d) declínio do capitalismo.

e) processo de êxodo rural.

Artigos Geografia econômica


Agricultura de Subsistência

Confira aqui as principais características da agricultura de subsistência!
Geografia

Agricultura e conservação: questões históricas

Conheça as principais práticas da agricultura desenvolvidas ao longo dos séculos e sua relação com a conservação do meio ambiente.
Geografia

Agricultura e os recursos naturais

Analisar a relação entre a agricultura e a degradação de recursos naturais, principalmente após o advento da Revolução Verde.
Geografia

Agricultura familiar

Conheça as principais características da agricultura familiar e descubra como ela funciona e qual é a sua importância socioeconômica.
Geografia

Agronegócio

Saiba o que é o agronegócio. Entenda sobre essa prática econômica no Brasil. Conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de atividade.
Geografia

Agropecuária

Leia nosso texto e saiba o que é agropecuária. Conheça as características dessa atividade produtiva e compreenda a sua importância para o Brasil e para o mundo.
Geografia

Agrossistemas

Saiba mais sobre os agrossistemas e confira a sua classificação, conhecendo os sistemas tradicionais, modernos e alternativos.
Geografia

As várias formas de monopólio

O monopólio pode ser executado de diversas maneiras, confira aqui algumas práticas monopolistas!
Geografia

Balança comercial

Clique aqui e conheça o conceito de balança comercial e a utilidade desse indicador econômico.
Geografia

Capitalismo financeiro

Saiba o que é capitalismo financeiro. Veja suas características, como esse sistema se desenvolveu e como funciona no Brasil. Confira qual o papel dos bancos nele.
Geografia

Commodities

Acesse nosso texto e saiba o que são commodities. Veja os tipos de commodities, qual a sua função e importância para a economia. Confira também exemplos!
Geografia

Consenso de Washington

Você sabe o que foi o Consenso de Washington? Clique aqui, conheça seus objetivos e descubra quais foram as principais medidas propostas.
Geografia

Crise financeira global

Entenda, através de um resumo, a crise financeira global: desde a quebra do mercado imobiliário dos Estados Unidos à crise na Europa.
Geografia

Desemprego

Clique aqui e entenda o que é desemprego. Conheça os tipos e as possíveis causas dessa situação delicada que atinge milhões de pessoas pelo mundo.
Geografia

Desemprego estrutural

Você sabe o que é desemprego estrutural? Clique aqui, compreenda as causas e consequências desse tipo de desemprego e saiba diferenciá-lo do desemprego conjuntural.
Geografia

Diferença entre exportação e importação

Descubra qual é a diferença entre os conceitos de exportação e importação e como essas atividades impactam a economia de um país. Saiba o que é mais vantajoso para um país e também quais...
Geografia

Divisão Internacional do Trabalho (DIT)

Clique aqui, entenda o que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e saiba qual é a sua função e a sua importância.
Geografia

Economia de Mercado

O conceito, as características e as críticas relativas à Economia de Mercado.
Geografia

Economias de Aglomeração

As economias de aglomeração e formação de parques industriais, bem como suas consequências sobre a produção do espaço geográfico.
Geografia

Efeitos da modernização do campo

Entenda como ocorreu (e ainda ocorre) o processo de modernização do campo e quais são os seus efeitos sobre a sociedade e o espaço geográfico.
Geografia

Empresas Transnacionais

Confira aqui o que são as empresas transnacionais e veja alguns exemplos!
Geografia

Euro

Clique aqui e entenda como o euro passou a ser a moeda de maior circulação dentro da União Europeia!
Geografia

Evolução da agricultura e suas técnicas

Entenda os principais aspectos da evolução da agricultura ao longo da história e seus impactos sobre a produção do espaço geográfico.
Geografia

Extrativismo

Clique aqui, entenda o que é extrativismo, conheça seus tipos, saiba quais são seus efeitos e descubra como essa atividade é praticada no Brasil.
Geografia

Fases do capitalismo

Conheça as diferentes fases do capitalismo e o efeito por elas provocado sobre o processo de produção e transformação do espaço geográfico.
Geografia

Fatores locacionais da indústria

Entenda os fatores locacionais da indústria, isto é, os principais elementos socioespaciais que condicionam a presença da atividade industrial.
Geografia

Garimpo

Clique aqui e entenda o que é garimpo. Saiba quais são os impactos ambientais causados por ele. Veja como essa atividade ocorre no Brasil.
Geografia

Geografia agrária

Saiba o que estuda a geografia agrária e qual a importância desse ramo da ciência geográfica. Veja os temas de geografia agrária mais cobrados no Enem.
Geografia

Indústria

Você sabe o que é indústria e como ela se classifica? Leia nosso texto e entenda melhor sobre esse setor produtivo. Saiba também o que determina a sua localização.
Geografia

Industrialização

Entenda o que é industrialização e quais os seus principais tipos. Veja o que foi a Revolução Industrial, seus impactos e como foi a industrialização do Brasil.
Geografia

Industrialização das sociedades

Clique aqui e confira as etapas da Industrialização das sociedades!
Geografia

Infraestrutura

Você sabe o que é infraestrutura? Conheça a infraestrutura do Brasil e entenda a importância desse conjunto de técnicas para o desenvolvimento de um território.
Geografia

Infraestrutura e desenvolvimento

Entenda como a relação entre infraestrutura e desenvolvimento econômico é fundamental para o crescimento de qualquer país ou região atualmente.
Geografia

Joint Venture

Conheça o conceito de Joint Venture no contexto da economia e alguns exemplos dessa prática no Brasil e no mundo.
Geografia

Matéria-prima

Clique aqui e saiba o que são e para que servem as matérias-primas. Veja quais são os diferentes tipos de matérias-primas e qual é a sua importância econômica.
Geografia

Mineração

Conheça um pouco mais sobre a mineração, uma importante atividade da economia. Descubra quais são seus tipos; processos e quais impactos provocam no meio ambiente.
Geografia

Modelos de produção industrial

Entenda o que são modelos de produção industrial, veja os modelos que já foram implementados na indústria e um resumo de suas principais características.
Geografia

Monocultura

Saiba mais a respeito da monocultura, cultivo de um único produto agrícola, realizado, geralmente, em latifúndios. Descubra como é desenvolvida essa prática agrícola, suas consequências para o...
Geografia

Novos Países Industrializados (NPI)

Conheça os Novos Países Industrializados, que incluem o Brasil, China, Tigres Asiáticos e outros territórios.
Geografia

OCDE

Saiba o que é a OCDE, quando e como se formou, quais são os países-membros e seus principais objetivos. Conheça também a relação entre o Brasil e a organização.
Geografia

Países desenvolvidos

Clique aqui, entenda o que são países desenvolvidos, veja os critérios utilizados nessa classificação e saiba quais são os países mais desenvolvidos do mundo.
Geografia

Países emergentes

Afinal, o que são países emergentes? Acesse o link, saiba quais são, como se caracterizam os países emergentes e qual o seu papel na economia mundial.
Geografia

Países Industrializados Subdesenvolvidos

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os países subdesenvolvidos industrializados!
Geografia

Países subdesenvolvidos

Como os países subdesenvolvidos são caracterizados? Clique e saiba mais. Veja também uma lista dos países menos desenvolvidos do mundo e como o Brasil se classifica.
Geografia

Pesca artesanal e comercial nos oceanos

Confira as características das pescas artesanal e comercial nos oceanos!
Geografia

Pobreza no Brasil

Entenda a definição de pobreza e saiba mais sobre como se dá a sua origem e distribuição no Brasil.
Geografia

População Economicamente Ativa (PEA)

Clique aqui e entenda o que é População Economicamente Ativa (PEA). Saiba como esse indicador é calculado e descubra qual a sua importância.
Geografia

Potências Agrícolas

Conheça quais são as principais potências agrícolas no mundo e quais são as chances do Brasil de também fazer parte desse seleto grupo.
Geografia

Primeira Revolução Industrial

Acesse o texto e descubra o que foi a Primeira Revolução Industrial, suas principais características, onde e como começou. Saiba também as consequências.
Geografia

Reestruturação produtiva

Compreenda o que é e quais são as características da Reestruturação Produtiva.
Geografia

Refinarias de Petróleo

Confira aqui como ocorre as etapas de transformação nas refinarias de petróleo!
Geografia

Regionalização socioeconômica do espaço mundial

Entenda como é a regionalização socioeconômica do espaço mundial, uma observação sobre o nível de desenvolvimento dos diferentes países.
Geografia

Renda per capita

Você sabe como se calcula a renda per capita de um país? Clique e saiba mais sobre o assunto!
Geografia

Revolução Verde

Entenda a Revolução Verde e suas consequências. Conheça suas características assim como sua origem e objetivos iniciais. Veja quando ela chegou ao Brasil.
Geografia

Rodada Doha

Entenda o que significa Rodada de Doha, quais os seus objetivos e os maiores impasses.
Geografia

Rotação de culturas

Conheça mais sobre a prática agrícola conhecida como rotação de culturas, que consiste no revezamento ordenado e planejado de diferentes culturas. Este texto abordará a importância dessa...
Geografia

Setores da economia

Leia nosso texto e entenda melhor como ocorre a divisão das atividades produtivas em diferentes setores econômicos, e saiba a composição de cada um deles.
Geografia

Subdesenvolvimento

O conceito, as causas e as principais características do subdesenvolvimento.
Geografia

Subdesenvolvimento e os problemas sociais

Confira uma relação entre o subdesenvolvimento e os problemas sociais!
Geografia

Taylorismo

Você sabe o que é o taylorismo? Veja quais são as principais características desse modelo de administração científica aplicado no sistema produtivo industrial.
Geografia

Teoria dos mundos

Você já ouviu as expressões primeiro e terceiro mundo? Somadas ao segundo mundo, elas integram a teoria dos mundos. Clique aqui e entenda melhor sobre esse assunto.
Geografia

Terceira Revolução Industrial

Conheça mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Saiba quais são suas principais características e entenda também sobre a Quarta Revolução Industrial.
Geografia

Terceirização e trabalho

Entenda o que é a terceirização, os impactos desse processo no mundo do trabalho e as propostas do Congresso Nacional a respeito desse tema.
Geografia

Tipos de industrialização

Conheça como o processo de industrialização ocorreu nos diferentes contextos econômicos internacionais.
Geografia

Toyotismo

O toyotismo foi criado para substituir o fordismo na indústria japonesa e rapidamente se espalhou para outros locais. Clique aqui para conhecer melhor esse sistema.
Geografia

Trabalho informal

Entenda o que é trabalho informal. Conheça alguns exemplos desse tipo de trabalho. Entenda as vantagens e desvantagens dessa prática trabalhista.
Geografia

Trabalho na Terceira Revolução Industrial

Entenda como a emergência da Terceira Revolução Industrial gerou novas configurações no mundo do trabalho.
Geografia

Trustes, cartéis e holdings

Entenda os conceitos de trustes, cartéis e holdings e como essas práticas intensificam a monopolização dos mercados.
Geografia

PUBLICIDADE