Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Matéria-prima

As matérias-primas são elementos fundamentais para a produção de bens intermediários e bens finais, sendo parte fundamental das cadeias produtivas e das economias nacionais.

Quadro com o conceito de matéria-prima.
A matéria-prima é um fator primordial para a indústria.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Matéria-prima é o elemento-base para a produção de bens industriais intermediários e mercadorias finalizadas. As matérias-primas são de origem primária, derivadas das atividades extrativas, da agricultura e da criação de animais. Elas podem ser, além disso, empregadas na produção tanto na sua forma in natura quanto após terem passado por algum processo de beneficiamento.

Parte fundamental das cadeias produtivas, as matérias-primas são fundamentais para termos acesso a todos os produtos e mercadorias que fazem parte da nossa vida cotidiana. Nos países emergentes e subdesenvolvidos, as matérias-primas constituem o principal pilar de suas respectivas economias nacionais.

Leia também: Commodities — produtos primários comercializados em grandes volumes

Tópicos deste artigo

Resumo sobre matéria-prima

  • Matéria-prima é o elemento-base para a produção industrial de bens intermediários ou finais.

  • Pode ser usada em seu estado natural (in natura) ou processada.

  • As matérias-primas são classificadas de acordo com a origem em: mineral, animal e vegetal.

  • Matérias-primas minerais, como ferro, cobre e petróleo, são aquelas obtidas por meio do extrativismo mineral, retiradas dos solos e rochas.

  • Matérias-primas animais, como peles, couros e carnes, são aquelas obtidas a partir da criação de animais, da pesca e da caça legalizada.

  • Matérias-primas vegetais, como grãos, fibras naturais e madeira, são aquelas obtidas por meio da agricultura ou do extrativismo vegetal.

  • As matérias-primas são importantes para as cadeias produtivas e para a economia nacional dos países subdesenvolvidos e emergentes.

  • Os insumos são todos os elementos que fazem parte da cadeia produtiva de um bem, desde os serviços contratados até os componentes essenciais para a produção, como eletricidade e equipamentos.

  • As matérias-primas são um tipo de insumo, mas nem todo insumo é matéria-prima.

O que é matéria-prima?

Fruto de cacau aberto e, ao redor, produtos derivados dele, como o chocolate.
Matéria-prima é todo material utilizado para a fabricação de novos produtos finais, como é o caso do cacau.

Matéria-prima é o nome dado aos elementos que constituem a base de toda produção industrial ou manufatureira. Trata-se dos componentes que são utilizados para a fabricação de novos produtos intermediários, úteis em uma ou mais cadeias produtivas, ou produtos finalizados, que são aqueles destinados ao seu consumidor final.

Antes de serem introduzidas no processo de produção as matérias-primas podem ser submetidas a algum tipo de processamento ou transformação. Caso isso não aconteça, dizemos que elas são utilizadas em sua forma bruta, ou in natura.

A maioria dos produtos que conhecemos como matérias-primas são oriundos de atividades do setor primário da economia, como a mineração, a agropecuária e o extrativismo vegetal, por exemplo. Por essa razão, existem muitas matérias-primas naturais que são ingeridas pelos seres humanos em sua forma bruta, como acontece com frutas, determinados grãos e vegetais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de matéria-prima

Vimos, então, que as matérias-primas têm origem no setor primário da economia, que compreende as atividades extrativas e agropecuárias. Assim sendo, as matérias-primas podem ser classificadas de acordo com o setor ou com a natureza do elemento a ser utilizado em três categorias: mineral, animal e vegetal.

→ Matéria-prima mineral

Fios de eletricidade descascados, expondo a parte interna, composta por cobre.
O cobre é a matéria-prima mineral empregada na fabricação de fios condutores de eletricidade.

São aqueles elementos obtidos a partir do extrativismo mineral (ou mineração) e que são retirados da água, do solo e das rochas em superfície ou subsuperfície, tanto na porção de terra dos continentes quanto nos oceanos, como é o caso das plataformas continentais.

  • Exemplos de matéria-prima mineral: o minério de ferro é um tipo de matéria-prima mineral muito utilizada na indústria de base, que é o setor da indústria responsável pela composição de peças e equipamentos para outras fábricas. O aço é um dos elementos feitos a partir do ferro. O cobre é, também, matéria-prima para a fabricação de produtos diversos, desde aqueles que necessitam da condução de energia, como motores e eletrodomésticos, até joias.

→ Matéria-prima animal

Rolos de lã, matéria-prima para produção de tecido.
A lã é uma matéria-prima usada na fabricação de fios e confecção de peças de vestuário.

São aqueles elementos obtidos a partir das atividades econômicas de criação de animais, chamadas de pecuária, da pesca e também da caça realizada mediante a emissão de licença junto ao órgão ambiental. As matérias-primas de origem animal servem a propósitos diversos: desde a alimentação até a fabricação de itens como tecidos, acessórios, ferramentas e peças de vestuário.

  • Exemplos de matéria-prima animal: a lã é um exemplo de elemento de origem animal empregado na indústria têxtil para a fabricação de tecidos e peças de vestuário. O leite é uma matéria-prima animal que pode ser consumida diretamente pelos seres humanos ou, ainda, servir à fabricação de uma grande variedade de alimentos categorizados como laticínios, como queijos e iogurtes. Além desses dois exemplos, temos também couros, peles, ossos e as carnes.

→ Matéria-prima vegetal

Bacia com grãos de soja ao lado de óleo de soja e molho shoyu.
A soja é uma matéria-prima vegetal empregada na fabricação de óleo e outros produtos alimentícios, como o molho shoyu.

São aqueles elementos obtidos a partir da atividade agrícola, isto é, por meio do plantio e da colheita, ou através do extrativismo vegetal. Algumas das matérias-primas vegetais podem ser consumidas em seu estado natural, sem passar por nenhum processo de beneficiamento ou transformação, como as frutas.

  • Exemplos de matéria-prima vegetal: a soja é um grão utilizado como matéria-prima vegetal para a produção de óleo, ração animal e outros tipos de alimentos, além de poder ser consumida in natura. O algodão é outro exemplo de matéria-prima vegetal, muito utilizado para a fabricação de tecidos e roupas, além de compor outros tipos de mercadorias, como óleos. Outro exemplo de matéria-prima vegetal é a madeira, elemento-base para a confecção de móveis.

Leia também: Indústria — a responsável pela transformação da matéria-prima em produtos

Para que serve a matéria-prima?

A matéria-prima é um elemento fundamental para o desenvolvimento da produção industrial e manufatureira de todos os alimentos, equipamentos, ferramentas, objetos e produtos que nós utilizamos no nosso dia a dia. Então, podemos dizer que as matérias-primas servem para a composição de todos os bens que são destinados tanto ao consumidor final quanto às indústrias para a produção de novas mercadorias finalizadas.

Importância da matéria-prima

Em função do uso dado às matérias-primas, elas são consideradas os elementos mais importantes dentro de uma cadeia de produção de um bem finalizado ou intermediário. Podemos afirmar, então, que sem as matérias-primas a indústria não é capaz de desenvolver as suas atividades corriqueiras, e tampouco nós podemos ter acesso a todos os produtos que utilizados na nossa vida cotidiana.

Dos alimentos e bebidas que ingerimos às roupas e produtos de higiene, dos móveis e eletrodomésticos aos veículos: tudo aquilo a que temos acesso foi produzido porque existiu uma ou mais matérias-primas disponíveis desde o início do processo de fabricação desses bens.

A importância das matérias-primas para a economia se estende, também, para a economia nacional de muitos territórios e países, especialmente quando consideramos as nações em desenvolvimento e subdesenvolvidas. Essas economias nacionais têm como base a produção e a comercialização de bens de origem primária, que são as matérias-primas como os grãos, os minérios, os derivados de animais e até mesmo os combustíveis fósseis como o petróleo. Dessa forma, temos as matérias-primas como principal fonte de receitas para os países que são grandes exportadores de produtos primários.

Diferenças entre matéria-prima e insumos

Matéria-prima

Insumo

Produtos que constituem a base da produção industrial, utilizados na sua forma in natura ou processada.

Todos os produtos, serviços e elementos que são empregados no processo de produção industrial, em todas as etapas da cadeia produtiva.

As matérias-primas são um tipo de insumo.

Nem todo insumo é matéria-prima. Maquinários, veículos e a eletricidade usada durante a produção são outros exemplos de insumos.

Exercícios sobre matéria-prima

Questão 1

(Uece) Produtos de base, em estado bruto, considerados como matéria-prima, provenientes de cultivo ou extração, são conhecidos como:

a) bens duráveis.

b) bens estratégicos.

c) commodities.

d) recursos energéticos.

Resolução: Alternativa C. As matérias-primas que estão em seu estado bruto e são comercializadas em grandes volumes, negociadas em bolsas de valores, como é o caso de grãos e do petróleo, recebem também o nome de commodities.

Questão 2

(Unicisal) A produção de bauxita no mundo está limitada a poucos países. Ela é a base para a produção de ligas metálicas de largo uso industrial. O Brasil se destaca na produção dessa matéria prima e dela é produzido o:

a) alumínio.

b) aço.

c) ferro.

d) cobre

e) zinco.

Resolução: Alternativa A. A bauxita é um mineral muito importante para a indústria de base, já que dele é extraído o alumínio.

Fontes:

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 549p.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Matéria-prima"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/materia-prima.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As matérias-primas são produtos tradicionalmente atrelados às atividades agropecuárias, florestais e minerais. Essas atividades correspondem ao setor

a) comercial.

b) primário.

c) secundário.

d) industrial.

e) terciário.

Exercício 2

As alternativas abaixo apresentam exemplos de matérias-primas do tipo mineral, com exceção do

a) ouro.

b) cobre.

c) ferro.

d) lítio.

e) leite.